Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Não será durante a actividade convectiva :huh:
na outra vez houve grandes mudanças bruscas de temperatura Miguel !!
Eu nunca me lembro é de alertas laranjas devido a neve e olha que eles coloca todos os distritos do Norte e Interior Centro

Sim também poderá ser uma hipotesse, mas penso que mesmo assim, é muito difícil, realmente é uma situação estranha. Sinceramente esta a fazer me espécie, mas se acontecer desde já dou os Parabéns ao IM, será uma grande prova de confiança se, se verificar.

O freemeteo passou-se veja a previsão por exemplo para Lisboa para dia 5 :D

A sério eu tenho estado a acompanhar as ultimas saídas depois de 3/4 e acho curiosa o comportamento da depressão em termos de linhas de instabilidade vs precipitação ....
Mas disso falaremos mais tarde ..
Agora temos a Dina e a Erica !!
A prima :D se vier ainda falta muito tempo ...

Ainda que eu gostasse de estar errado, segundo o meu ponto de vista, é impossível nevar a cotas médias amanhã no Norte e Centro.

Aponto para 1000m (bem generosos), em determinadas zonas de Trás-os-Montes e Minho.

Se o IM acertar, mando-lhes um ramo de flores :lmao:

Concordo, está um evento significativo em marcha onde a cota de neve é o menos importante nisto tudo.
Mas pronto, todos tem diferentes interesses nesta comunidade ;)

Claro!! Mas o IM devia de mudar aqueles ventos moradas que lá tem que já me tão a fazer confusão de ver lá nesta altura do campeonato, já esta manha deveriam ter colocado para o final do dia de Sábado vento forte a muito forte com rajadas X(110/120km/h):p Litoral e terras altas...sempre em cima dos acontecimentos bah

O freemeteo passou-se veja a previsão por exemplo para Lisboa para dia 5 :D

A sério eu tenho estado a acompanhar as ultimas saídas depois de 3/4 e acho curiosa o comportamento da depressão em termos de linhas de instabilidade vs precipitação ....
Mas disso falaremos mais tarde ..
Agora temos a Dina e a Erica !!
A prima :D se vier ainda falta muito tempo ...

Passou-se:maluco::maluco:

Não será durante a actividade convectiva :huh:
na outra vez houve grandes mudanças bruscas de temperatura Miguel !!
Eu nunca me lembro é de alertas laranjas devido a neve e olha que eles coloca todos os distritos do Norte e Interior Centro

Muito difícil penso que vão subir a cota brevemente pelo menos 700m :)

Mesmo que haja neve à cota assumida pelo IM não vejo razão para lançar alerta para neve, uma vez que esta a acontecer será numa situação pós frontal, não havendo acumulação dado que o solo estará encharcado de água na forma líquida. Mas mais vale prevenir que remediar, se algo acontecer estão preparados.
Quanto às previsões a mais longo prazo acho que o GFS está confuso: às 6z dava uma invasão do A dos Açores pela Europa adentro, às 12z uma entrada fria de leste e às 18z uma circulação atlântica relativamente quente própria de meses como Outubro ou Abril. Acho que a mais credível é a das 12z pois é tradicionalmente a mais fiável e é semelhante ao modelo ECMWF.

PS: Não sei se acontece o mesmo noutras localidades mas o ensemble do GFS para Portel mete no dia 14 precipitação infinita numa das linhas, o que demonstra que esta run não é muito para levar a sério.

Boa noite!
Estou a achar extraordinária a atitude e confiança que o IM ganhou nas suas previsões desde o famoso dia 9 de Janeiro/2009... De uma época pré-dia 9 em que as cotas eram exageradamente altas passaram para cotas incrivelmente baixas que os modelos praticamente não apoiam...
Bom...antes uma atitude preventiva do que negligente... por isso, :thumbsup: para o IM.
Alerta laranja para neve acima dos 500metros... pouco provável mas... :p
P.S - Dia entediante em Paços de Ferreira: chuva fraca-moderada, vento fraco-moderado, temperatura máxima = 11ºC. BORING! (antes um solzinho primaveril! ...)

Viva pessoal,

amanha pela tarde vou arrancar para uma aldeia situada entre Cabeceiras de Basto e Boticas, com uma altura de cerca de 1000m.

A questão é,será que durante a viagem vou ser confrontado com neve (entre 14h e 17h), é que já tive uma má experiência de ter de andar a pedir às pessoas da aldeia para me rebocarem o carro e não quero que aconteça o mesmo....

Ou seja, para que horas estará previsto a queda de neve para esses lados??

Agradeço desde já a vossa atenção

Saudações

boa noite
o im esta a por o factor supresa neve a 6oo m
nao e o que a maior parte de pesoal quer?
ora aqui esta.
e alquem vai ter que mandar flores:D
ai vai, vai:lol:
agora uma duvida.
sera posivel termos ainda uma entrada com frio sufeciente para nevar em tantos destritos com o im tem nos alertas?:huh: