Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Boa noite,
Sou parco em palavras, no entanto sigo com muita frequência as várias saídas "runs" dos vários modelos, todos eles; e esta última "run" das 18h do modelo GFS que tanto em temperaturas a 850 hpa bem como 500 hpa, não esquecendo o geopotencial que tem vindo a baixar, torna de facto promissora uma madrugada de terça e terça feira que poderão ser cheias de surpresas, tendo em conta a percipitação tendicionalmente prevista.

Este panorama já é anunciado há algumas "runs", pelo que à medida que as horas vão passando tende a tornar-se real.
Caso se verifique esta tendência e apesar de ser uma entrada de NO (que aliás para Portugal continental são as de maior intensidade), estou em crer que se verifiquem situações de queda de neve a quotas muito baixas.

No entanto veremos o evoluir da situação

Para aqui prevêem, se não me engano, à volta de 40 mm :disgust: :angry:

Também eu gostava de ver uma cheia à antiga... Gostava de ver a vala transbordar de novo... :rolleyes:

Para a serra (localidade a pouco mais de 400m, a mais alta do concelho de Alcanena):

Isto a 400 e poucos metros agora imaginem no topo da serra a 679 metros:rolleyes:

Última edição:
Custa-me a "engolir" esta previsão do freemeteo; onde é que eles colectam os dados? Tem alguma estação nesta zona ou é por aproximação de determinada estação e dados como altitude média e distância ao atlântico, por via informática, que são feitas estas previsões?
Por exemplo, os dados actuais vem da seguinte forma:
"Tempo em Paços de Ferreira, Portugal Lat:41.26 Long: -8.40 altitude média: 280m. (mapa)
Informação de Estação PORTO/PEDRAS RUBRAS a 31.26 Km de Paços de Ferreira. Altitude: 77m
nuvens dispersas em 210m, nuvens dispersas em 400m
12ºC"
Pelas 21.30h estava a chuviscar, com céu encoberto em Paços de Ferreira, com 8,5ºC de temperatura, situação totalmente diferente da estação do Porto\Pedras Rubras.
Alguém sabe da fiabilidade destes dados?

boas.

tenho vindo observar todos os comentários e
advinha-se grandes movimentações para os próximos dias ....;)

se calhar aos demais membros venho aqui sugerir abertura de um novo tópico para o inicio da semana... se assim justificar.

assim e possível seguir melhor todos os seus registos.

cumps
Nashville

Para aqui prevêem, se não me engano, à volta de 40 mm :disgust: :angry:

Também eu gostava de ver uma cheia à antiga... Gostava de ver a vala transbordar de novo... :rolleyes:

O que se prevê não é uma precipitação muito elevada a curto prazo, mas vários dias com valores consideráveis poderão causar surpresa em vários locais com rios/ribeiras que não são limpos ou mantidos como antigamente, e que se verifica problemas sempre que existe mais um pouco de precipitação (excluídos os casos de precipitação intensa ocasional).

boa noite pessoal....

pois Rog , a temnperatura estava bem "mais alta" do que ontem.... e a maior parte da neve , ja tinha derretido..... :angry:

mas la consegui apanhar alguma!!!! apesar de na 6f aquilo estar melhor....

a vista estava linda!!!, mas o vento :cold::cold::cold:

Bom dia, o pessoal daqui é quase todo só "neve, chuva e trovoada":lol:.
É só para dizer que nas previsões de ondulação para a costa portuguesa a vaga anda pela casa dos 8 a 9 metros:surprise::surprise:, ou seja, excelentes condições para uns quantos "previligiados" com casas no litoral sofrerem.A confirmarem-se as previsões, vai ser o bom e o bonito na recessiva orla costeira portuguesa, apesar das marés serem quase mortas.
No extremo norte da Galiza, Cabo Finisterra, está previsto quase a altura maxima possivel (12 m) do ponto de vista empírico para a ondulação marítima, 11 metros.
Será um raro espectaculo assistir a este evento costeiro.
Um bom Domingo a todos.

https://www.fnmoc.navy.mil/ww3_cgi/dynamic/ww3.b.natl.sig_wav_ht.084.gif
http://www.windguru.com/pt/index.php?sc=48963
http://www.windfinder.com/forecast/peniche
http://www.windfinder.com/forecast/villano-sisargas

Antes demais venho fazer uma critica, a quem criticou o IM pois são pessoas que não sabem o que se passa lá dentro(tentem se informar):disgust::disgust:. São eles(IM) que são as pessoas avalizadas e com os conhecimentos e o os instrumentos para nos darem as previsões e os dados! Como cidadão agradecia que não se criticá-se o IM! O falhar uma vez em X de previsões (e previsões têm margem de erro não esquecer) é algo de muito bom em uma situação tão complexa como foi aquela da neve!!
As cotas de neve neste episódio que virá, são 400 m o quando estiver de noite, e subindo gradualmente a cota para os 700m durante o dia.
A situação a acompanhar com especial cuidado, será na sexta feira e sabado, essa se acontecer não será muito frequente de se ver todos os anos.

ps:Há modelos que são verdadeiros devaneios (underground,fremeteo entre outros)