Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Mas já agora, acho que ninguém insinuou que iamos ser varridos do mapa ? É natural alguns exageros aqui no fórum, nada como tentar elucidar, muita gente é nova por aqui, é normal. Também podes ajudar a isso.

Vince, eu não disse que alguém disse que íamos ser varridos do mapa....
Eu disse que havia gente que apenas faltava dizer que vinha aí um Furação e que íamos ser varridos do Mapa, isto devido á histórias dos Alertas !!
Mas claro suponho que não tinhas entendido o que disse !!
Mas existem aqui exageros tremendo, lá isso .... existe !!!

Mas existem aqui exageros tremendo, lá isso .... existe !!!

Alguns exageros certamente, mas também não tanto assim. Repara por exemplo que até temos membros do forum (o Lince por exemplo) que a esta hora pode facilmente ter ventos de 100/120 horas e rajadas superiores. Como disse, laranja para mim é apropriado, mas também não seria escandaloso ser vermelho para as terras altas.

Por exemplo o GFS à vertical de Braga tem previstos ventos médios de 124km/h aos 850hPa pelas 21:00 horas, que correspondem nesta situação sinóptica a 1379 metros. Há aldeias no norte de Portugal acima dos 1000 metros que devem nestas próximas 3 horas levar com um bom temporal de vento. Há que não esquecer esta gente que também são portugueses.

Atentem no GSF, temperaturas e precipitação de 31/1 a 8/2...
Meteram isto nas ultimas run, que não tinha visto.
Isso é que era uma semana de sonho... :)

O segundo painel não é assim tão mau!! já mostrou eventos passados recentemente com uma boa precisão :thumbsup: é preciso ver como uma tendência e normalmente esta run das 18 não é a melhor para ver o segundo painel ;) penso que temos uma tendência gira para o inicio de Fevereiro com o AA a querer se deslocar para norte ;)

O segundo painel não é assim tão mau!! já mostrou eventos passados recentemente com uma boa precisão :thumbsup: é preciso ver como uma tendência e normalmente esta run das 18 não é a melhor para ver o segundo painel ;) penso que temos uma tendência gira para o inicio de Fevereiro com o AA a querer se deslocar para norte ;)

Não me parece que o AA suba tão depressa :D

portugalrt8.jpg
[/URL][/IMG]

Ja se consegue ver no horizonte o proximo sistema depressionario!:) (DOMINGO já nos visita)
Esta sucessão de sistemas frontais já faz lembrar os Invernos rigorosos que caracterizavam o nosso País na primeira metade do Seculo XX.

Penso que se este Sistema Depressionario ocorresse mais a sul, certamente as consequências seriam terriveis para todos nós!!

Alguns exageros certamente, mas também não tanto assim. Repara por exemplo que até temos membros do forum (o Lince por exemplo) que a esta hora pode facilmente ter ventos de 100/120 horas e rajadas superiores. Como disse, laranja para mim é apropriado, mas também não seria escandaloso ser vermelho para as terras altas.

Por exemplo o GFS à vertical de Braga tem previstos ventos médios de 124km/h aos 850hPa pelas 21:00 horas, que correspondem nesta situação sinóptica a 1379 metros. Há aldeias no norte de Portugal acima dos 1000 metros que devem nestas próximas 3 horas levar com um bom temporal de vento. Há que não esquecer esta gente que também são portugueses.

Meus amigos, ca para mim o braga porto de amanha vai ser giro de se ver.... os jogadores nem vão conseguir segurar a bola

portugalrt8.jpg
[/URL][/IMG]

Ja se consegue ver no horizonte o proximo sistema depressionario!:) (DOMINGO já nos visita)
Esta sucessão de sistemas frontais já faz lembrar os Invernos rigorosos que caracterizavam o nosso País na primeira metade do Seculo XX.

Penso que se este Sistema Depressionario ocorresse mais a sul, certamente as consequências seriam terriveis para todos nós!!

Qual a probabilidade desse novo sistema depressionário afectar um pouco mais aqui o Sul?

Parece me que a precipitação estará mais concentrada a norte do sistema montanhoso Sintra-Montejunto-Estrela. Na próxima semana parece-me que o Algarve levará com chuviscos ou períodos de chuva fraca. Para chover bem no Algarve como deve ser, teria de, por exemplo, vir uma depressão de sul, da Madeira, ou então de Oeste e atravessar o golfo de Cádiz.

Bom dia a todos,

Dada a posição prevista que o AA irá ocupar na próxima semana sobre a Rússia, prevejo um início de segunda semana de Fevereiro animado com uma possível circulação de leste trazendo temperaturas muito baixas e quiçá alguma depressão associada...

Penso que será algo a acompanhar nas próximas saídas...