Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Alguns exageros certamente, mas também não tanto assim. Repara por exemplo que até temos membros do forum (o Lince por exemplo) que a esta hora pode facilmente ter ventos de 100/120 horas e rajadas superiores. Como disse, laranja para mim é apropriado, mas também não seria escandaloso ser vermelho para as terras altas.

Por exemplo o GFS à vertical de Braga tem previstos ventos médios de 124km/h aos 850hPa pelas 21:00 horas, que correspondem nesta situação sinóptica a 1379 metros. Há aldeias no norte de Portugal acima dos 1000 metros que devem nestas próximas 3 horas levar com um bom temporal de vento. Há que não esquecer esta gente que também são portugueses.

Concordo em absoluto, lá porque no Algarve o tempo é normalmente uma " seca" não quer dizer que noutros lugares assim o seja.Foi um evento bastante interessante e algo extremo sim sobertudo na Galiza ( com ventos de Furacão) e norte de Portugal! Rajadas de 90 km/h aqui no Porto não se registam todos os dias, nas terras altas seguramente passaram-se os 100 km/h.Para mim foi uma situação que mereceu todo o acompanhamento que teve antes e durante...

Venha a próxima frente! E bem activa aqui para o Norte de preferência!:D

Pois .... pois !!
Bem analisando os modelos, o que posso dizer é que ..... ninguém se entende !!

A cada run uma saída diferente e não é apenas o GFS, também o ECMWF assim o prevê ... não, melhor tenta prever !!!
A partir de Quarta Feira tudo pode acontecer ... e ainda nada está certo !!

Já agora repare-se o que o GFS e ECMWF acertaram e andaram sempre em acordo com a situação que temos vindo a acompanhar e repare-se que esta situação já esteve prevista a uma distância de 384 h !!
Quanto ao mês de Fevereiro eu gostava que a previsão se concretizasse (aponta para anomalia positiva em termos de precipitação desde os Açores até ao Mediterrâneo !!

Para que tal aconteça será necessário que o AA ruma novamente lá pros lados da Gronelândia e Ilhas Britânicas (tal como em Novembro de 1989), para que aqui no Sul aconteça alguma precipitação de jeito !!!

A ver vamos se as previsões se concretizam !!

...Foi um evento bastante interessante e algo extremo sim sobertudo na Galiza ( com ventos de Furacão) e norte de Portugal!...

Por aqui esperava-se um pouco mais.
Aliás como ontem estive sem acesso a internet não pude acompanhar o desenrolar dos acontecimentos online e quando às 22 horas o vento já enfraquecia e rodava para noroeste ao mesmo tempo que no céu já se viam algumas estrelas questionei-me? Só isto?
Soube-me a pouco.
Entretanto por essa P.I. sobretudo a norte as coisas estiveram bem mais interessantes:
-Desde as 00 UTC eis as rajadas máximas em Km/h

carlaee5.png
[/URL][/IMG]

Daqui para a frente?
Bom, hoje vou pernoitar para os lados da Peneda e quedo-me por lá até amanhã.Veremos se conseguirei regressar(não tenho jipe, nem correntes)
Depois das tréguas de terça-feira há de facto indecisão nos modelos mas tudo aponta para a continuação de precipitações ainda e sempre mais quantiosas a Norte que a Sul,sem exageros nem sobressaltos .
Como diria o outro: Normal. Tudo normal...
Mas como este Inverno está pródigo em surpresas , vaticínios "à la longue"
são muito complicados.
Para já, venha de lá mais essa frente domingueira .
Depois, lá para o final de segunda-feira ver-se-á o que nos calha em sorte
para o resto da semana...
Farto Janeiro.

calma que por agora isso é praticamente impossivel devido á distancia temporal.
aqui o ensemble para o centro ( interessante:rolleyes:):

ps eu aconselho a ver o ensemble em vez de um só modelo, porque é mais fiavel ter em conta muitos modelos diferentes.

Nesta saída o GFS já modificou totalmente o cenário para o dia 5 de Fevereiro.

Não devem criar grandes expectativas com previsões a esta distancia temporal.