Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

CAPE +18h :w00t:

cape_09012506_2418.gif

Precipitação

prec_09012512_2418.gif

Pois mas quem é que vai ao reboque:), mesmo que o ECMWF tenha de vez enquando um devaneio?

Sinceramente não sei...mas também não há dado nenhum que me faça afirmar que tal não pode acontecer, por isso penso que não pode haver cepticismo em metereologia, a não ser que conheças algum modelo que tenha uma previsão diferente e que seja mais fiável que o GFS ou o ECMWF, caso contrário limito-me a interpretar o que os modelos dizem e não em fazer futurologia baseada em nada...:)

Impensável....
Era o caos se isto acontecesse!!

:surprise::shocking::shocking::shocking:

Altamente improvável, mas se queres cartas para o caos, onde foste buscar essa esta lá outras muito melhores em termos de neve se é isso que queres dizer com esta imagem, mas também te digo, hoje em dia acredito em tudo, tudo o que posso acontecer não me vai espantar muito, mas eu gosto é disto assim nunca se sabe nada ao certo;) Mas o certo é que este ano ja houve muitas surpresas, mais umas qual era a diferença? Nenhuma !

Sinceramente não sei...mas também não há dado nenhum que me faça afirmar que tal não pode acontecer, por isso penso que não pode haver cepticismo em metereologia, a não ser que conheças algum modelo que tenha uma previsão diferente e que seja mais fiável que o GFS ou o ECMWF, caso contrário limito-me a interpretar o que os modelos dizem e não em fazer futurologia baseada em nada...:)

O que estou a referir é que o mais fiavel é o ECMWF, e até agora tem o sido nas ultimas situações de onde só houve um episódio que foi o da neve e que se manteve a previsão de nevar no norte, que foi o NOGAP´S

O que estou a referir é que o mais fiavel é o ECMWF, e até agora tem o sido nas ultimas situações de onde só houve um episódio que foi o da neve e que se manteve a previsão de nevar no norte, que foi o NOGAP´S

Todos tem dias. Por exemplo o ECMWF não fez isto que o GFS fez 3 dias antes. Nada mais se pode pedir a um modelo do que esta exactidão a 3 dias de distância.

36839183hs1.png

boa noite a todos
pelo que tenho visto nas varias saidas este ano pouco ao nada tem falhado
na ultima entrada de frio polar tambem estava a mais de 300h ninguem queria
acredidar mas acabou por chegar em força que diga o pessoal do norte
pelo frio e neve que tiveram ja neste inverno por isso digo na minha umilde opiniao que todo e posivel e pesoal sonhar faz muito bem;)
uma duvida, se nos dias 4,5 e6 o que esta previsto nesta run que temperaturas poderiam ser esperadas em lisboa por exemplo?
obrg.:)

Impensável....
Era o caos se isto acontecesse!!

:surprise::shocking::shocking::shocking:

Os modelos a 300 horas servem apenas para irmos seguindo as tendências, sem grandes entusiasmos ou euforias.

Além do mais esse mapa de neve do meteociel é enganador, as pessoas pensam que corresponde a neve a cota zero ou qualquer coisa desse género, e isso não é verdade, chegam a pôr tracinhos onde nem há precipitação.

O mapa meteopt equivalente a esse em termos de cotas é este:

gfspit2mv312on2.png

Ou seja, seria fantástico mas nada de nevões em pleno mar :)