Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Ou muitas pessoas aqui são inexperientes em termos de Meteorologia, ou então ainda são muito novinhas !!

Ponto da situação:
1) A 1ª depressão em 12horas que não vi perdeu completamente o seu cavamento, tendo ficando em niveis completamente normais!!

Uma depressão que no núcleo ás 6z tinha 965hPa e agora tem 960hPa perde cavamento...? Antes de se insultarem as pessoas deve-se ter cuidado nas palavras! Eu não sou experiente, estou aqui para aprender...
Tenho a humildade de reconhecer que muitos aqui sabem bem mais que eu... E ainda bem que assim é!

... o preocupante agora é a quantidade de chuva que pode cair principalmente na segunda depressão agravado por um dia antes já passar uma frente de grande actividade da primeira depressão e por tarmos a ter um Janeiro com bastante precipitação...

Também acho que o mais preocupante no fim de semana será a precipitação.
Os solos aqui em todo o noroeste já estão encharcados. Ainda hoje com um pouco de chuva fraca e lá estão as poças nos campos como se de um aguaceiro forte e persistente se tratasse.
Se adicionarmos a precipitação que até sexta vai continuar mais ou menos "certinha" na região, mais a precipitação da frente de sexta que será ao que tudo indica substancial mais a precipitação que estará prevista para domingo com a depressão ainda a noroeste da P.I. (última run)

rtavn1141qw1.png
[/URL][/IMG]

Neste quadro e se houver picos de precipitações com alguma durabilidade , creio que os pequenos e médios cursos de água poderão eventualmente galgar as margens tradicionais .
Tudo isto se se confirmar obviamente as precipitações previstas para os próximos dias nomeadamente pelo GFS.
Se, ainda e sempre o tal "se" .
É que continua a faltar ainda muitas horas para tantas certezas e como já vimos em 24 horas muito se altera :
-ainda ontem falava-se aqui em ventos ciclónicos.Hoje são as precipitações que chamam mais a atenção.
Amanhã será o quê?

Pessoal, calma estamos aqui a "discutir" mas de uma maneira saudavel, não ha necessidade de exaltações, cada um tem direito a sua opinião, mas tambem não e preciso insultar ninguem, va la um caalmex, que pode ser que isto ainda seja uma festa:rain::p

2) A 2ª depressão apesar se praticamente manter as suas caracteristicas pode-se observar que começa cada vez mais a Norte dos Açores fazendo um percurso de NO para SE, sendo mais perigosa quando ainda está em mar, e quando passa a frente fria associada. Quando toca terra, começa a encher sendo que quando isso acontece os ventos mais fortes desviam-se ainda mais para sul, e no centro quase nada existe nem chuva nem precipitação !!!

Comparando a run das 6h com a run das 12h, na segunda depressão e para a mesma hora, a precipitação até aumentou significativamente, em especial no litoral centro e sul. ;)

RUN das 6H:
gfs-2-120.png

RUN das 12H:
gfs-2-114.png

Às vezes acontece mais numa hora, quem em 3 dias de chuva.. Nunca menosprezar a intensidade de precipitação, mesmo que momentânea.

Lembro-me de um mês de Novembro há 2 ou 3 anos em Castelo Branco, cairam em 3h consecutivas: 20mm + 30mm + 20mm, somando ao todo 87mm durante esse dia. Ora, passa uma ribeira a norte e oeste (Ribª da Liria, que vem de Alcains), tendo crescido com os primeiros 20mm/h e transbordado com os 30mm/h seguintes, tendo acabado por arrastar todo o genero de detritos na 3ª hora seguinte galgando margens. Isso sim foi um bom temporal, de 3h. A acontecer em Lisboa, os estragos seriam maiores, aqui ocorreu nos limites da cidade e em Alcains.

Preocupante é algumas coisas que tem vindo aqui a ser ditas e que não beneficiam nada a reputação deste Forum ....
Ou muitas pessoas aqui são inexperientes em termos de Meteorologia, ou então ainda são muito novinhas !!

Olá! Participo pouco mas estou atento todos os dias a este fórum.
Discordo do tom do comentário e das palavras usadas que são quase ofensivas.
Pede-se moderação. No entanto concordo que tem que se ter cuidado com o que se escreve e não entrar em euforias desmedidas.
Não seria má ideia os membros deste fórum colocarem as suas idades quando se registam, dava para ter uma ideia da média de idades dos membros e compreender algumas "euforias" próprias da juventude. Com isto não quero dizer que a idade seja prova de sabedoria... E também não me considero "cota"... claro! :)
De resto desejo umas boas chuvadas para os próximos dias:rain:

boas tardes

andré poderás-me confirmar uma coisa, com o run das 12h foi retirada percipitação e frio aqui para os Açores para quinta?

obrigado

Mantém-se tudo na mesma! :)

LAJES DAS FLORES
Lajes.png

ANGRA DO HEROÍSMO
Angra-1.png

PONTA DELGADA
Ponta.png

Já sabem que a cota de neve prevista não corresponde à verdade, dada a elevada temperatura aos 2metros.

Preocupante é algumas coisas que tem vindo aqui a ser ditas e que não beneficiam nada a reputação deste Forum ....

Ponto da situação:
1) A 1ª depressão em 12horas que não vi perdeu completamente o seu cavamento, tendo ficando em niveis completamente normais!!
A precipitação aqui será uma incógnita mas parece que poderá ser forte no incio do dia ou meio do dia, mas não sendo forte mais do que 2/3 horas ... !!

2) A 2ª depressão apesar se praticamente manter as suas caracteristicas pode-se observar que começa cada vez mais a Norte dos Açores fazendo um percurso de NO para SE, sendo mais perigosa quando ainda está em mar, e quando passa a frente fria associada. Quando toca terra, começa a encher sendo que quando isso acontece os ventos mais fortes desviam-se ainda mais para sul, e no centro quase nada existe nem chuva nem precipitação !!!

Agora dizerem que os modelos estão a subestimar a quantidade de precipitação é completamente patético!!

Se a depressão viesse num percurso inverso ... de Sudoeste para Nordeste surgindo a Oeste da Madeira e evoluindo para Nordeste, com uma convectidade associada com trovoadas e movimentos ascendentes nas suas nuvens, isso sim creio que poderiamos assistir a supresas que os modelos não mostrassem.
Neste caso não creio que isso aconteça !!

Não tenho nada a ver com assunto ou secalhar de algum modo ate tenho, mas claro aqui estou eu para dar a minha humilde e simples opinião como tantas outras aqui foram dadas.

1º - Preocupante realmente para mim é a tua falta de respeito demonstrada com uma pessoa que respeita toda agente e acima de tudo respeita as ideias dos outros,que apenas deu a sua opinião, aqui niguem tem de deixar de dizer aquilo que pensa mas claro de forma moderada e acertada só porque certas pessoas não partilham da mesma opinião.

2º-Aqui toda a gente tem o direito de ser inexperiente, todos os que tão aqui já passaram por essa fase ou ainda estão nessa fase, ou tu és diferente dos outros? Mas ainda bem que assim é, porque este fórum existe para informar, e ajudar a perceber, etc... Que mal tem existir pessoas novinhas? É sinal que muita juventude em vezes de andar por ai em maus caminhos, como se vê hoje em dia, cada vez mais aliás. Aprende-se algo de útil e interessante.

3º- Em vez de insultares as pessoas e as opiniões delas, tenta compreender as pessoas e as suas ideias, porque nem tudo é pessimismo.

Agora se quiserem podem apagar o meu post, acho que nao disse nada de mal, apenas disse aquilo que achava, considera isto é uma critica construtiva:D