Andre onde arranjas esses dados
As cartas de previsão e os modelos GFS em texto meteoPT.com, são dados que correm no servidor do fórum, mas que ainda estão em afinações.
É bastante difícil elaborar uma cota de neve para os Açores, visto serem pequenas ilhas rodeadas por um imenso oceano a 18ºC. É praticamente impossível nevar à cota zero. No Continente, e com aqueles valores, seria um fartote.
Ao nível de previsão, eu diria que com -4,5ºC aos 1400m de altitude, 10ºC na Lajes das Flores (cota zero praticamente), e com um CAPE/LI bastante favoráveis, acho que até é bastante provável nevar nos pontos mais altos da Ilha das Flores, tendo em conta que tem picos com 800-900m de altitude.
No resto das ilhas, a situação é mais amena.
Mas eis que se me levanta uma dúvida: Há registos de neve no grupo Ocidental dos Açores? Andei à procura e não encontrei nada.
Se essa depressão nos atingir em cheio como prevê o modelo, vai ser muito complicado, porque o nosso País não está preparado para nada, quanto mais uma depressão dessas, espero bem que não passe cá.
É tudo relativo, meu caro!
...
Tudo é caótico, mas de alguma forma organizado. De uma coisa tenho a certeza: se depois da tempestade vem a bonança, então depois da bonança vem a tempestade!
São questões que ponho pois tenho vindo a observar, no meio do caos organizado que é o fenómeno da meteorologia, que por vezes há uma lógica por detrás da movimentação das depressões e dos AA. Já reparei que nos anos em que há uma tendência para forte instabilidade provocado pelas depressões, a última de determinado período é a mais forte de todas acabando por abrir espaço para o AA, o que me leva a pensar que chegou a hora do tal equilíbrio que atrás mencionei. Pode ser um ponto de vista só meu mas acredito que que há espaço para ter a opinião deoutros que observam o fenómeno. Como tudo, muitos olhos e muitas "cabeças" ajudam no processo de conhecimento
Penso que cada observador tem o seu ponto e vista; a experiência, o seu nível de observação e aprofundamento crítico dão-lhe uma visão única. E claro, a sua expectativa levam-no a um resultado, se não diferente, pelo menos em consonância com o que a maioria dos seus pares atinge.
Penso ser esta uma causalidade de termos aqui tanta gente com opiniões tão díspares como semelhantes. Se agruparmos tudo e todos temos um bom futuro entre os meteorologistas amadores e meramente entusiastas do fenómeno meteorológico.
São questões que ponho pois tenho vindo a observar, no meio do caos organizado que é o fenómeno da meteorologia, que por vezes há uma lógica por detrás da movimentação das depressões e dos AA. Já reparei que nos anos em que há uma tendência para forte instabilidade provocado pelas depressões, a última de determinado período é a mais forte de todas acabando por abrir espaço para o AA, o que me leva a pensar que chegou a hora do tal equilíbrio que atrás mencionei. Pode ser um ponto de vista só meu mas acredito que que há espaço para ter a opinião deoutros que observam o fenómeno. Como tudo, muitos olhos e muitas "cabeças" ajudam no processo de conhecimento
Penso que cada observador tem o seu ponto e vista; a experiência, o seu nível de observação e aprofundamento crítico dão-lhe uma visão única. E claro, a sua expectativa levam-no a um resultado, se não diferente, pelo menos em consonância com o que a maioria dos seus pares atinge.
Penso ser esta uma causalidade de termos aqui tanta gente com opiniões tão díspares como semelhantes. Se agruparmos tudo e todos temos um bom futuro entre os meteorologistas amadores e meramente entusiastas do fenómeno meteorológico.