Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Na Madeira, e nos poucos episódios de neve, pude verificar que a previsão de cota de neve tem se situado cerca de 400 / 500 metros abaixo da real cota.
Mas não posso tirar daqui conclusões ou médias de correcção da cota para a Madeira, só com mais eventos posso ver qual a média da margem de erro.

Neste evento do próximo fim de semana, um destaque para o vento muito forte que poderá se registar.
Como exemplo em alguns locais nos Açores o vento médio poderá ser superior a 80km/h. Certamente que não é nada de mais a que já não estejam habituados a quase todos os Invernos.

gfspivent039qe3.png

gfspivent108jn9.png

É bastante difícil elaborar uma cota de neve para os Açores, visto serem pequenas ilhas rodeadas por um imenso oceano a 18ºC. É praticamente impossível nevar à cota zero. No Continente, e com aqueles valores, seria um fartote.

Ao nível de previsão, eu diria que com -4,5ºC aos 1400m de altitude, 10ºC na Lajes das Flores (cota zero praticamente), e com um CAPE/LI bastante favoráveis, acho que até é bastante provável nevar nos pontos mais altos da Ilha das Flores, tendo em conta que tem picos com 800-900m de altitude.

No resto das ilhas, a situação é mais amena.

Mas eis que se me levanta uma dúvida: Há registos de neve no grupo Ocidental dos Açores? Andei à procura e não encontrei nada.

que eu tenha conhecimento nunca nevou nas flores; mas vou tentar confirmar isso.

na minha opinião é quase impossivel nevar nas flores por dois factores principais:

1º- Apenas 0,1% da ilha têm uma altitude superior aos 900m sendo a altura máxima 915m.

2º- A superficie total da ilha é de 141,1 Km2 uma superficie muito pequena para que no interior haja pouca influencia do mar.

por exemplo nas ilhas de maiores dimensões caso pico s.miguel e terceira o interior das ilhas são completamente diferentes sentindo-se que o efeito regulador do mar não é tão acentuado, mas isto é ma mera opinião minha.

Se essa depressão nos atingir em cheio como prevê o modelo, vai ser muito complicado, porque o nosso País não está preparado para nada, quanto mais uma depressão dessas, espero bem que não passe cá.

Se essa depressão nos atingir em cheio como prevê o modelo, vai ser muito complicado, porque o nosso País não está preparado para nada, quanto mais uma depressão dessas, espero bem que não passe cá.

Esta última saída do GFS desagravou um bocado o cenário..vamos ver as próximas e sobertudo as saídas de quinta e sexta - feira para podermos tirar conclusões mais rigorosas sobre a situação, se é mais ou menos cavada a sua localização...:thumbsup:

o ensemble para o litoral centro:

aqui a localisação e tragectoria da depressao segundo o ensemble:

vai ser mesmo muita agua e bem distribuida, primeiro uma frente fria activa, depois um bom pos-frontal, depois um monstro com 985hpa e com frentes e linhas de istabilidade fortes......:w00t::eek::eek::eek::eek::eek::eek:

É tudo relativo, meu caro!
...

Tudo é caótico, mas de alguma forma organizado. De uma coisa tenho a certeza: se depois da tempestade vem a bonança, então depois da bonança vem a tempestade!

São questões que ponho pois tenho vindo a observar, no meio do caos organizado que é o fenómeno da meteorologia, que por vezes há uma lógica por detrás da movimentação das depressões e dos AA. Já reparei que nos anos em que há uma tendência para forte instabilidade provocado pelas depressões, a última de determinado período é a mais forte de todas acabando por abrir espaço para o AA, o que me leva a pensar que chegou a hora do tal equilíbrio que atrás mencionei. Pode ser um ponto de vista só meu mas acredito que que há espaço para ter a opinião deoutros que observam o fenómeno. Como tudo, muitos olhos e muitas "cabeças" ajudam no processo de conhecimento;)
Penso que cada observador tem o seu ponto e vista; a experiência, o seu nível de observação e aprofundamento crítico dão-lhe uma visão única. E claro, a sua expectativa levam-no a um resultado, se não diferente, pelo menos em consonância com o que a maioria dos seus pares atinge.
Penso ser esta uma causalidade de termos aqui tanta gente com opiniões tão díspares como semelhantes. Se agruparmos tudo e todos temos um bom futuro entre os meteorologistas amadores e meramente entusiastas do fenómeno meteorológico.:thumbsup:

São questões que ponho pois tenho vindo a observar, no meio do caos organizado que é o fenómeno da meteorologia, que por vezes há uma lógica por detrás da movimentação das depressões e dos AA. Já reparei que nos anos em que há uma tendência para forte instabilidade provocado pelas depressões, a última de determinado período é a mais forte de todas acabando por abrir espaço para o AA, o que me leva a pensar que chegou a hora do tal equilíbrio que atrás mencionei. Pode ser um ponto de vista só meu mas acredito que que há espaço para ter a opinião deoutros que observam o fenómeno. Como tudo, muitos olhos e muitas "cabeças" ajudam no processo de conhecimento;)
Penso que cada observador tem o seu ponto e vista; a experiência, o seu nível de observação e aprofundamento crítico dão-lhe uma visão única. E claro, a sua expectativa levam-no a um resultado, se não diferente, pelo menos em consonância com o que a maioria dos seus pares atinge.
Penso ser esta uma causalidade de termos aqui tanta gente com opiniões tão díspares como semelhantes. Se agruparmos tudo e todos temos um bom futuro entre os meteorologistas amadores e meramente entusiastas do fenómeno meteorológico.:thumbsup:

A tua curiosidade e interesse em saber os porquês lança questões bem pertinentes (posicionamentos dos anticiclones, tendencias sazonais, anuais, toda a dinâmica..), não somos os únicos a dar a devida importância. Existem estudos e indicadores para isso, a NAO significa North Atlantic Oscilation e um dos indicadores que segue é exactamente a diferença de pressão, salvo erro entre a Gronelândia e os Açores (penso eu).. Estudando a sua variabilidade sazonal, anual, decadal, tentando demonstrar a influencia de uma NAO positiva ou negativa no "clima" mais frio e seco ou mais temperado e humido na Europa. Pessoalmente, e sendo crítico, não posso dizer que este indicador possa ser uma causa ou um efeito! O mesmo penso do El niño e La niña, serão causas ou efeitos? É quase como o ovo e a galinha.. Quem nasceu primeiro?

Penso que cada observador tem o seu ponto e vista; a experiência, o seu nível de observação e aprofundamento crítico dão-lhe uma visão única. E claro, a sua expectativa levam-no a um resultado, se não diferente, pelo menos em consonância com o que a maioria dos seus pares atinge
.

:palmas::palmas:

o ensemble para o litoral centro:

aqui a localisação e tragectoria da depressao segundo o ensemble:

vai ser mesmo muita agua e bem distribuida, primeiro uma frente fria activa, depois um bom pos-frontal, depois um monstro com 985hpa e com frentes e linhas de istabilidade fortes......:w00t::eek::eek::eek::eek::eek::eek:

Para o bem de muita gente, rezem como estou a rezar para que isso passe ao lado...

não queria ser chato mas acho que esta conversa é um pouco off-topic;);)
de resto há mecanismos de compensação na natureza e claro que " depois da tempestade vem a bonança e vice versa" mas depois de vinte tempestades tambem veem vinte bonanças e etc é um eterno equilibrio dinamico e , há estudos mais promenorizados sobre essas flutuações.