Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Para o bem de muita gente, rezem como estou a rezar para que isso passe ao lado...

mesmo que nao seja um direct-hit será muito proximo visto que a tendencia esta bem defenida.....;)
sabes...é que a natureza é uma imperfeição que, no fundo, é a perfeição:thumbsup:

que eu tenha conhecimento nunca nevou nas flores; mas vou tentar confirmar isso.

na minha opinião é quase impossivel nevar nas flores por dois factores principais:

1º- Apenas 0,1% da ilha têm uma altitude superior aos 900m sendo a altura máxima 915m.

2º- A superficie total da ilha é de 141,1 Km2 uma superficie muito pequena para que no interior haja pouca influencia do mar.

por exemplo nas ilhas de maiores dimensões caso pico s.miguel e terceira o interior das ilhas são completamente diferentes sentindo-se que o efeito regulador do mar não é tão acentuado, mas isto é ma mera opinião minha.

Será que aqui para São Miguel (Pico da Vara) ou aí na Terceira (Serra de Santa Barbara) vamos ter alguma surpresa de Neve?

Alguém me pode esclarecer algumas dúvidas que tenho? Quando em alguns comentários vcs dizem "vamos esperar pela ran das 12h", etc...de quanto em quanto tempo as actualizações dessas ran's são feitas. Já agora onde posso aceder a essas actualizações.
Abraços
NOta: se calhar não era aqui que deveria perguntar isto mas sim num outro topic ... desculpem-me por isso:rolleyes:

Alguém me pode esclarecer algumas dúvidas que tenho? Quando em alguns comentários vcs dizem "vamos esperar pela ran das 12h", etc...de quanto em quanto tempo as actualizações dessas ran's são feitas. Já agora onde posso aceder a essas actualizações.
Abraços
NOta: se calhar não era aqui que deveria perguntar isto mas sim num outro topic ... desculpem-me por isso:rolleyes:

Um dos vários locais onde podes procurar modelos:

http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php

Se seguires este link abre na página referente ao modelo GFS, mas tens imediatamente no topo um conjunto de outros modelos disponiveis.

O GFS é o único modelo que actualiza 4 vezes por dia (0z, 6z, 12z e 18z) - Sendo que cada run está disponibilizada 3h e 30min mais tarde. Ou seja agora está a sair a 12z.

Os restantes modelos actualizam de 12 em 12 horas (0z,12z) O tempo que demoram a estar disponível varia muito. Por exemplo o ECM das 12z costuma sair depois das 17h.

Espero ter sido útil :)

Um dos vários locais onde podes procurar modelos:

http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php

Se seguires este link abre na página referente ao modelo GFS, mas tens imediatamente no topo um conjunto de outros modelos disponiveis.

O GFS é o único modelo que actualiza 4 vezes por dia (0z, 6z, 12z e 18z) - Sendo que cada run está disponibilizada 3h e 30min mais tarde. Ou seja agora está a sair a 12z.

Os restantes modelos actualizam de 12 em 12 horas (0z,12z) O tempo que demoram a estar disponível varia muito. Por exemplo o ECM das 12z costuma sair depois das 17h.

Espero ter sido útil :)

Obrigado!! Foste sim senhor :thumbsup:

Será que aqui para São Miguel (Pico da Vara) ou aí na Terceira (Serra de Santa Barbara) vamos ter alguma surpresa de Neve?

se acontecer neste Inverno é agora. não sei se teremos mais alguma hipotese este inverno. às vezes no em fevereiro e ainda no mês Março acontecem algumas surpresas.

era bom ver quinta feira as serras e picos dos açores com as pontas brancas.

estou cá para ver;)

Acho que esta 2ª depressão ... vai ser reduzida áquilo que sobrou da primeira ... pouca coisa !!
Isto agora é sempre a tirar ... penso eu de que !!

se acontecer neste Inverno é agora. não sei se teremos mais alguma hipotese este inverno. às vezes no em fevereiro e ainda no mês Março acontecem algumas surpresas.

era bom ver quinta feira as serras e picos dos açores com as pontas brancas.

estou cá para ver;)

Sabes como é! A esperança é a ultima a morrer! Tu tens que ir para o cimo da serra de Santa Barbara ver se cai alguma coisa:). Mesmo sem acumular!!!

De realçar que entre Sábado às 6Z e Domingo às 6Z a pressão cairá de (1010hPa no Norte e 1015hPa no Sul) para entre 990 a 995hPa. Isto equivale a mais de 17hPa em 24 horas e a uma ciclogénese explosiva...:eek:

Volto a referir que me parece uma situação muito semelhante à de 24 de Novembro de 2006.

Penso que em termos de vento já não deveremos chegar aos valores mostrados nas runs de ontem mas ainda assim vão ser bastante fortes, o preocupante agora é a quantidade de chuva que pode cair principalmente na segunda depressão agravado por um dia antes já passar uma frente de grande actividade da primeira depressão e por tarmos a ter um Janeiro com bastante precipitação em grande parte do continente, dai achar que podemos ter cheias em muitos locais e por vazes as cheias são bem mais graves que os ventos...

De realçar que entre Sábado às 6Z e Domingo às 6Z a pressão cairá de (1010hPa no Norte e 1015hPa no Sul) para entre 990 a 995hPa. Isto equivale a mais de 17hPa em 24 horas e a uma ciclogénese explosiva...:eek:

não te esqueças que o que conta é a pressão no centro do sistema, não a medida numa estação, senão eram muitas explosivas! :)