Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Nesta run das 12Z, o GFS apresenta um cenário de forte chuva para o próximo domingo para a região norte:rain:.

Estamos a menos de uma semana dessa data, muito pode ainda mudar, vamos aguardar.

É bom que tudo mude sim, porque, como sempre, o GFS tirou praticamente tudo para aqui, quer chuva quer vento... :disgust:

Tudo o que estava na última run agora parece estar cada vez mais longe...

Por cá ao inicio do dia perdemos mais de 30mm, mas ao longo do dia tem vindo a pôr, pôr e pôr e já vai nos 125.7mm!!!!:D

Nada mau, visto que ainda falta muito tempop para o fim do mês, vá não tanto, e a média é de 168.x mm;).

Está aqui o meteograma de Viseu, às 12Z.:D

gfsgraphic.png

Relativente aos dados de pressão atmosférica, não há nada que ficar triste mas ainda falta muito tempo...;)

imagem1qx.png

Bem, parece que no fim de semana se vai quebrar um ciclo de 20 dias sem chuva, o que só por si já é motivo de contentamento! :w00t:
O GFS de ontem para hoje tirou força à ciclogénese e afastou-a da península, como esperado. Contudo, ainda coloca uma bela rega no Norte e Centro, ao passo que aqui no litoral sul apenas deverá passar a parte meridional e muito debilitada da frente.
O certo é que por cá vai haver uma mudança no fim de semana, os ventos serão do quadrante S-SW com intensidade moderada e vai chover (quanto a mim menos de 15mm).
As quantidades previstas para cá são irrisórias, mas também é verdade que ainda falta bastante tempo para o evento, e coisa ainda se pode modelar no sentido da intensificação (o que duvido muito). É o tira e põe habitual, nada de novo :)
A verdade é que qualquer coisa é bem-vinda, este fluxo de N, apesar de trazer dias muito bonitos, é uma praga para os agricultores. :mad:

Ainda não saiu a run das 18Z nos gráficos, mas vi agora os modelos está mesmo :D.

Por volta das 19h do dia 13 começa a frente a invadir, com precipitação constante, moderada a forte, que no dia 14 pela tarde poderá ser mais para o chuvisco ou chuva fraca.

A depressão, para variar, passa ao lado, mas como cá vem perto, podendo no Norte atingirem-se pressões abaixo dos 1000hPa, e no dia 15/16 existe mesmo uma mancha bordô no Centro e aqui par a zona:p, que significa precipitações acima dos 50mm em 3H, que dá um rainrate aproximado de mais de 16.66mm:shocking:.

bem bom, hã? tendo ainda em conta que para o fim do alcance dos modelos a coisa regresse ao poder anticiclónico, mas para isso ainda falta.

E para acabar, acendam todos meia-dúzia de velinhas ao nosso rico S.Pedro:uau::uau::uau:

E a análise por hoje termina, até sair a nova run nos modelos.:lol:

Ainda não saiu a run das 18Z nos gráficos, mas vi agora os modelos está mesmo :D.

Por volta das 19h do dia 13 começa a frente a invadir, com precipitação constante, moderada a forte, que no dia 14 pela tarde poderá ser mais para o chuvisco ou chuva fraca.

A depressão, para variar, passa ao lado, mas como cá vem perto, podendo no Norte atingirem-se pressões abaixo dos 1000hPa, e no dia 15/16 existe mesmo uma mancha bordô no Centro e aqui par a zona:p, que significa precipitações acima dos 50mm em 3H, que dá um rainrate aproximado de mais de 16.66mm:shocking:.

bem bom, hã? tendo ainda em conta que para o fim do alcance dos modelos a coisa regresse ao poder anticiclónico, mas para isso ainda falta.
E para acabar, acendam todos meia-dúzia de velinhas ao nosso rico S.Pedro:uau::uau::uau:

E a análise por hoje termina, até sair a nova run nos modelos.:lol:

-o rain rate nada tem a ver com a precipitaçao acumulada em uma hora....
-o fim do alcançe dos modelos nao é nada por onde nos possamos guiar....tens um periodo que grande possibilidade de acertar na previsao, até as 72h, um periodo em que dá para ter ideia de uma tendenciae onde ha algumas certezas, das 96 as 180h, e a partir das 200h fazer analises é tao perda de tempo quanto tentares lançar ao calhas uma seta e esperares que ela acerte num alvo de 1mm na proxima galaxia.
-a depressao passa memo em cima do norte ( uma pequena area de ciclogenese).
-nao esquecer que ha mais modelos para alem do GFS
- esta saida é a melhor do GFS a medio longo prazo desde he muito tempo...com corrente de oeste durante grande parte do tempo de previsao e tendencia geral de manutençao dessa situaçao e ate de uma ondulaçao do jet quase estacionaria entre os açores e a PI por bastante tempo...o ECMWF tambem mostra uma tendencia bastante favoravel nas prox 200h ...pode ser que tenhamos uns belos dias de acçao a partir de 6f:D

Bem, parece que no fim de semana se vai quebrar um ciclo de 20 dias sem chuva, o que só por si já é motivo de contentamento! :w00t:
O GFS de ontem para hoje tirou força à ciclogénese e afastou-a da península, como esperado. Contudo, ainda coloca uma bela rega no Norte e Centro, ao passo que aqui no litoral sul apenas deverá passar a parte meridional e muito debilitada da frente.
O certo é que por cá vai haver uma mudança no fim de semana, os ventos serão do quadrante S-SW com intensidade moderada e vai chover (quanto a mim menos de 15mm).
As quantidades previstas para cá são irrisórias, mas também é verdade que ainda falta bastante tempo para o evento, e coisa ainda se pode modelar no sentido da intensificação (o que duvido muito). É o tira e põe habitual, nada de novo :)
A verdade é que qualquer coisa é bem-vinda, este fluxo de N, apesar de trazer dias muito bonitos, é uma praga para os agricultores. :mad:

É uma desgraça ... o GFS está-se juntando ao ECM e cada vez a depressão do fim de semana está mais afastada e cada vez a precipitação está mais a Norte. Agora já nem sequer no Sábado de Madrugada nem no Domingo vai chover !!

Para os proximos 15 dias o esperado é cair 15 mm. Será que terei novamente um mês igual a Outubro?

Felizmente ainda hoje estamos a 10 Outubro e muita coisa ainda pode mudar, mas será que este AA é omipresente ... parece que tem cola :huh:
Esperemos que isto mude para o final do mês !!

Finalmente que o cenário está a mudar, a continuar como estava pensei que ia fazer a árvore de Natal num cacto :lmao:

Mesmo assim o frio ainda anda muito longe :rolleyes:

Queres que te envie um?

Aqui na zona o que não faltam são cactos, e alguns com mais de 3m!!!:lol:
Não me perguntes como se aguentam com tanta chuva, e frio, porque também não sei; só sei que os meus já levaram com muitos nevões em cima, e estão a crescer como se estivessem no deserto...:lol:

---------------------------------

O meteograma está até bem agradável, mas já ´to a ver que acabo o mês com precipitação bem abaixo da média(168mm).

gfsgraphicphp.png

Aqui na zona o que não faltam são cactos, e alguns com mais de 3m!!!:lol:
Não me perguntes como se aguentam com tanta chuva, e frio, porque também não sei; só sei que os meus já levaram com muitos nevões em cima, e estão a crescer como se estivessem no deserto...:

Muitos nevões em Viseu ?

É uma desgraça ... o GFS está-se juntando ao ECM e cada vez a depressão do fim de semana está mais afastada e cada vez a precipitação está mais a Norte. Agora já nem sequer no Sábado de Madrugada nem no Domingo vai chover !!

O Algarve está na corda bamba, mas olhando para as últimas 9 saídas já incluindo a das 6z de hoje, eu ainda não desistia. A mais favorável para vocês até foi uma recente, a das 18z de ontem (canto inferior esquerdo). Por isso haja ainda alguma (mesmo pouca) esperança.

Precipitação acumulada em 180h (últimas 9 saídas GFS)

gfst.gif

Sim ainda muita coisa pode mudar até porque as runs de hoje nada tem a ver com ontem, as ontem nada tem a ver com as de ante-ontem e por aí fora, isto em termos do que a mapas de precipitação diz respeito !!

Do mesmo modo que as runs de amanhã nada podem ter a ver com hoje, novamente no que a registos de precipitação diz respeito !!

Vamos a ver como isto evolui !!

Alguém sabe explicar-me a diferença entre a run operacional e a run paralela e que fiabilidade tem a run paralela? Vendo a run paralela e vendo a run operacional existem muitas diferenças quer no 1º painel quer no 2ºpainel. Agora falando da run das 06 é um autêntico fiasco para o Algarve, só o Norte e Centro terão precipitações cerca de 100 mm ou mais. Enquanto no Algarve nem 10 mm chega aqui em Olhão. Tal como o Vince referiu e bem, a run das 18 de ontem foi a mais generosa e lembro-me de ver os meteogramas e davam cerca de 80 mm no Algarve enquanto no Porto andava por volta dos 60 a 70 mm, menos que no Algarve.:):D Isto ainda anda muito confuso, mas tem sido uma constante adiarem a precipitação no Algarve, 1º era para 6ªfeira madrugada de sábado, depois era domingo e agora já vai na 2ªfeira é sempre um adiar constante.

Isto é como um sonho...

Ora tira ora põe, mas não via uma coisa "tan" linda como esta há meses...
É a luz ao fundo do túnel, a 10dias de distância...:w00t:

gfsgraphicphpn.png

Alguém sabe explicar-me a diferença entre a run operacional e a run paralela e que fiabilidade tem a run paralela? Vendo a run paralela e vendo a run operacional existem muitas diferenças quer no 1º painel quer no 2ºpainel. Agora falando da run das 06 é um autêntico fiasco para o Algarve, só o Norte e Centro terão precipitações cerca de 100 mm ou mais. Enquanto no Algarve nem 10 mm chega aqui em Olhão. Tal como o Vince referiu e bem, a run das 18 de ontem foi a mais generosa e lembro-me de ver os meteogramas e davam cerca de 80 mm no Algarve enquanto no Porto andava por volta dos 60 a 70 mm, menos que no Algarve.:):D Isto ainda anda muito confuso, mas tem sido uma constante adiarem a precipitação no Algarve, 1º era para 6ªfeira madrugada de sábado, depois era domingo e agora já vai na 2ªfeira é sempre um adiar constante.

Uma boa pergunta,
E já agora qual aquela que é mais importante, a Run Paralela ( site que uso não tem :( ), a Run Operacional, a Run de Controlo, a Run Média ....
E o que significa cada uma ...
Se não quiserem responder-me em Off-Topic indiquem-me com mensagem privada ou o link onde isso está ....

Obrigado e um bom dia para todos,

Felizmente ainda hoje estamos a 10 Outubro e muita coisa ainda pode mudar, mas será que este AA é omipresente ... parece que tem cola :huh:

Hoje estamos a 10 de Novembro... :D ;)

Bem, o freemeteo passou de 77,8 mm para 49 mm e agora 11 mm aqui para Corroios.

E eu já estava à espera disto. Amanhã há-de dizer "Sem chuva"... :disgust:

Estado
Fechado para novas mensagens.