David sf
Moderação
Uma boa pergunta,
E já agora qual aquela que é mais importante, a Run Paralela ( site que uso não tem ), a Run Operacional, a Run de Controlo, a Run Média ....
E o que significa cada uma ...
Se não quiserem responder-me em Off-Topic indiquem-me com mensagem privada ou o link onde isso está ....
Obrigado e um bom dia para todos,
A run paralela está no meteociel,
http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php?ech=6&code=0&mode=0&runpara=1
Está em fase de experiência e será um upgrade do modelo, que o irá substituir daqui a 2 meses. A run de controlo serve para comparar ensembles, em tudo igual à run operacional mas com uma resolução pior, aquela em que são feitos todos os ensembles. A run média não existe, o que existe é uma linha no diagrama de ensembles, que é a média de todos os eles, mas é apenas estatística. Essa linha, na minha opinião nem devia existir, uma vez que não traduz nenhuma modelação, e é aquela que nunca acontecerá, deveria talvez ser substituída pela linha modal, aquela que representa aproximadamente, o andamento da maioria dos ensembles.
Quanto aos modelos, o GFS, se não se alterar mais, andou o dia de ontem a "gozar" connosco, pessoal do sul. É certo que ainda faltavam muitas horas, mas não deixa de ser curioso que se não houver uma grande mudança nas próximas horas, será o único a ter falhado na sua previsão.
Não tendo os 100 mm numa semana como indicava ontem o GFS, não é caso para desesperos, acho que ainda dá para melhorar ligeiramente. O Baixo Alentejo pelo menos, está dentro da "margem de erro", uma vez que menos de 1 grau de latitude a norte já há muita precipitação acumulada, e mesmo que se mantenha a previsão, só se pode ter uma ideia mais exacta da linha que delimita a ocorrência de precipitação com modelos a menor escala.