Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Uma boa pergunta,
E já agora qual aquela que é mais importante, a Run Paralela ( site que uso não tem :( ), a Run Operacional, a Run de Controlo, a Run Média ....
E o que significa cada uma ...
Se não quiserem responder-me em Off-Topic indiquem-me com mensagem privada ou o link onde isso está ....

Obrigado e um bom dia para todos,

A run paralela está no meteociel,

http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php?ech=6&code=0&mode=0&runpara=1

Está em fase de experiência e será um upgrade do modelo, que o irá substituir daqui a 2 meses. A run de controlo serve para comparar ensembles, em tudo igual à run operacional mas com uma resolução pior, aquela em que são feitos todos os ensembles. A run média não existe, o que existe é uma linha no diagrama de ensembles, que é a média de todos os eles, mas é apenas estatística. Essa linha, na minha opinião nem devia existir, uma vez que não traduz nenhuma modelação, e é aquela que nunca acontecerá, deveria talvez ser substituída pela linha modal, aquela que representa aproximadamente, o andamento da maioria dos ensembles.

Quanto aos modelos, o GFS, se não se alterar mais, andou o dia de ontem a "gozar" connosco, pessoal do sul. É certo que ainda faltavam muitas horas, mas não deixa de ser curioso que se não houver uma grande mudança nas próximas horas, será o único a ter falhado na sua previsão.
Não tendo os 100 mm numa semana como indicava ontem o GFS, não é caso para desesperos, acho que ainda dá para melhorar ligeiramente. O Baixo Alentejo pelo menos, está dentro da "margem de erro", uma vez que menos de 1 grau de latitude a norte já há muita precipitação acumulada, e mesmo que se mantenha a previsão, só se pode ter uma ideia mais exacta da linha que delimita a ocorrência de precipitação com modelos a menor escala.

Uma boa pergunta,
E já agora qual aquela que é mais importante, a Run Paralela ( site que uso não tem :( ), a Run Operacional, a Run de Controlo, a Run Média ....
E o que significa cada uma ...
Se não quiserem responder-me em Off-Topic indiquem-me com mensagem privada ou o link onde isso está ....

A Run paralela é o modelo GFS a correr com algumas alterações que lhe introduziram para efeitos de teste. Uma espécie de versão Beta para validar as alterações/melhorias que lhe introduziram para mais tarde integrar ou não no modelo operacional conforme os resultados sejam positivos ou não.

O restante que referiste não são runs. São elementos do Ensemble GFS.

O membro de controlo é o membro do ensemble com as melhores condições iniciais, é este membro que é "perturbado" de forma a gerar as 20 perturbações do ensemble.

A média como o nome indica, é a média dos 20 membros/perturbações

Operacional é a última saída do GFS. De notar que GFS e Ensemble GFS são coisas distintas e nos diagramas do ensemble acrescentam a saída do GFS (operacional) da mesma run para efeitos de comparação ao Ensemble.

A run paralela está no meteociel,

http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php?ech=6&code=0&mode=0&runpara=1

Está em fase de experiência e será um upgrade do modelo, que o irá substituir daqui a 2 meses. A run de controlo serve para comparar ensembles, em tudo igual à run operacional mas com uma resolução pior, aquela em que são feitos todos os ensembles. A run média não existe, o que existe é uma linha no diagrama de ensembles, que é a média de todos os eles, mas é apenas estatística. Essa linha, na minha opinião nem devia existir, uma vez que não traduz nenhuma modelação, e é aquela que nunca acontecerá, deveria talvez ser substituída pela linha modal, aquela que representa aproximadamente, o andamento da maioria dos ensembles.

Não reparei que já tinhas respondido, de qualquer forma fica aí também a minha resposta.

Em relação à média, acho que acaba por ser útil para identificar os maiores desvios/outliers. E sem ser no diagrama, temos nas cartas além da média também a carta com os desvios padrão em relação à média que eu acho de bastante utilidade.

Por exemplo a 120 horas, à esquerda está a média do ensemble, à direita a dispersão em relação à média. É fácil de identificar uma área com muita dispersão próxima de nós e que a mesma tem implicações na confiança/incerteza do ensemble para o sul do país por exemplo.

desvio.gif

Olá não sei se conhecem o Joe Bastardi mas estive falando com ele (não pessoalmente claro) e tentei sacar-lhe mais qualquer coisa sobre o nosso Inverno e vou deixar-vos aqui a resposta dele em Inglês.

Tentei traduzir mas o Google é muito mauzinho, e como tenho tendencia em ler as frases ao contrário cá fica a resposta dele então:

"This October actually had precipitation near normal across much of Portugal, but temperatures were well above normal. It is a little too early to worry about November just yet. I still think the pattern will bring a greater amount of storminess. In many areas, the 2002-2003 season stands out as one that may be similar to this winter. That winter started with significantly above-normal rainfall in October and November with the above-normal precipitation continuing each of the following three winter months. Keep the faith, it still looks like a winter with above-normal precipitation starting in December. However, it may not be all that cold."

Em resumo diz que Novembro ainda não revelará nada de especial, mas que depois os meses de Inverno serão prometedores.
Coloquei isto aqui por uma simples razão, trata-se tb de seguimento e previsão de modelos mais sazonais é certo, mas como tb fala de Novembro e os modelos apontam até quase ao final de Novembro, cá ficou então.

Espero que gostem e contribuam tentando adequar a resposta com a previsão dos modelos no máximo a 15 dias para que não se fuja ao tópico !!

Olá não sei se conhecem o Joe Bastardi mas estive falando com ele (não pessoalmente claro) e tentei sacar-lhe mais qualquer coisa sobre o nosso Inverno e vou deixar-vos aqui a resposta dele em Inglês.

Tentei traduzir mas o Google é muito mauzinho, e como tenho tendencia em ler as frases ao contrário cá fica a resposta dele então:

"This October actually had precipitation near normal across much of Portugal, but temperatures were well above normal. It is a little too early to worry about November just yet. I still think the pattern will bring a greater amount of storminess. In many areas, the 2002-2003 season stands out as one that may be similar to this winter. That winter started with significantly above-normal rainfall in October and November with the above-normal precipitation continuing each of the following three winter months. Keep the faith, it still looks like a winter with above-normal precipitation starting in December. However, it may not be all that cold."

Em resumo diz que Novembro ainda não revelará nada de especial, mas que depois os meses de Inverno serão prometedores.
Coloquei isto aqui por uma simples razão, trata-se tb de seguimento e previsão de modelos mais sazonais é certo, mas como tb fala de Novembro e os modelos apontam até quase ao final de Novembro, cá ficou então.

Espero que gostem e contribuam tentando adequar a resposta com a previsão dos modelos no máximo a 15 dias para que não se fuja ao tópico !!

Obrigado Aurélio!

Quanto a Joe Bastardi conheço algumas previsões do mesmo para o Accuweather. Sempre me pareceu um tipo com algum "know how" e a forma como te respondeu deu a entender algo que era apenas um feeling que tinha: o de ser um tipo acessível :p

Quanto ao que se vai verificar estaremos cá para ver :) Mas é uma indicação com prós e contras... Pelo menos a chuva é um bom indicador e fará certamente muita falta ao nosso rectângulo, sobretudo ás regiões que mais necessitem dela!

Excelente, Aurélio. Previsão sazonal de Joe Bastardi para Portugal em exclusivo para o Meteopt.com.
É uma previsão, quanto à precipitação, na linha de quase todas as que eu vi, e olha que vi muitas. O padrão nem precisa de mudar, bastava que a dorsal africana se deslocasse uns km para sul, e este fim de semana começava já a festa. A previsão oficial de Joe Bastardi é para toda a Europa bastante fria. Quase toda o continente teria anomalias negativas durante Janeiro e Fevereiro de mais de 2 graus, sendo que esses valores seriam registados até a Espanha, parando na zona do Ebro. Portugal teria uma anomalia entre -1 e -2 excepto o litoral alentejano e o Algarve, que estariam na normal. Não percebo o que ele quer dizer com 'not be all that cold'. Terá a ver com a pergunta que lhe fizeste? Parece um pouco fora do contexto, ou então será uma expressão idiomática que eu desconheço?

a saida das 06z volta a colocar muita chuva a norte do eixo setubal-evora
no outro dia tive uma conversa com o Vince acerca de uma area de baixas pressoes que se vai formar na zona da bermuda.
essa baixa em superficie originar-se-ha a partir de uma intrusao de ar tropical vindo de SSW no flanco leste de uma depressao extratropical localizada entre a costa SE dos EUA e a ilha bermuda.
parece-me que essa area de baixa pressao ( Pmin 1000-1005hpa) é um sistema distinto da depressao extratropical portando caracteristicas tropicais nomeadamente convecçao intensa e um warm core.
esse sistema é previsto pela generalidade dos modelos que se mova para NE ou ENE e seja absorvido pela frente que cruzará o continente durante o dia de domingo.
analizando a Tpot nos 850hpa e a T850 conclui-se que o sistema nunca se fuindirá totalmente com a frente permanecendo de um certo modo independente e podendo causar precipitaçao e ventos moderados a fortes no prox domingo ou em ultimo caso do mesmo dar origem a uma ciclogenese extratropical ao cruzar o norte e centro do pais ( cenario ja mostrado em outras saidas).
volto a frisar que esta é apenas uma tendencia e que só estou a mencionar por ser uma tendencia que se veem mostrando nas ultimas 48h.

EDIT: o NHC colocou em sombreado amarelo uma zona a NNE das ilhas leeward, prevendo baixas possibilidades de ciclogenese tropical.
a IDA ao deslocar-se para leste nordeste vai se fundir com uma frente e originar a tal depressao ET entre o SE dos EUA e a bermuda, sendo que é essa depressao que pode vir a "puxar" a area instavel a NNE das leeward para NE e posteriormente para ENE embebendo-se na frente como frisei acima.

Stormy, aquilo que eu referi ontem já não aparece como antes.
Vamos lá a ver se nos entendemos melhor. Da zona a norte das Caraíbas e leste dos EUA há uma serie de vorticidade neste caso de origem tropical que é transportada para aqui próximo.
Nesta animação da vorticidade aos 850 dá para entender melhor:

vort.gif

Mas a maioria das vezes isto não são depressões pelo que não vale a pena estar-se sempre a falar de warm-core sobre tudo e mais alguma coisa. Esta vorticidade está obviamente associada a zonas de pressões mais baixas devido à ascensão do ar e são geralmente alongadas e por vezes, mais raramente, são pequenas baixas um pouco mais fechadas com alguma identidade. Às vezes essas baixas por interação por exemplo um cavado acabam por aprofundar-se. O GFS mostrava algo desse género mas nem era nada de muito significativo e não podemos estar sempre a falar de warmcores. São perturbações que digamos, podiam ajudar a "apimentar" a nossa frente, ou eventualmente, formar um pequeno núcleo depressionário mais marcado como por vezes acontece.

Stormy, aquilo que eu referi ontem já não aparece como antes.
Vamos lá a ver se nos entendemos melhor. Da zona a norte das Caraíbas e leste dos EUA há uma serie de vorticidade neste caso de origem tropical que é transportada para aqui próximo.
Nesta animação da vorticidade aos 850 dá para entender melhor:

vort.gif

Mas a maioria das vezes isto não são depressões pelo que não vale a pena estar-se sempre a falar de warm-core sobre tudo e mais alguma coisa. Esta vorticidade está obviamente associada a zonas de pressões mais baixas devido à ascensão do ar e são geralmente alongadas e por vezes, mais raramente, são pequenas baixas um pouco mais fechadas com alguma identidade. Às vezes essas baixas por interação por exemplo um cavado acabam por aprofundar-se. O GFS mostrava algo desse género mas nem era nada de muito significativo e não podemos estar sempre a falar de warmcores. São perturbações que digamos, podiam ajudar a "apimentar" a nossa frente, ou eventualmente, formar um pequeno núcleo depressionário mais marcado como por vezes acontece.

tudo bem Vince:)
acontece que eu nao estava a falar em algo muito significativo....seria apenas um evento similar ao furacao gordon, que foi absorvido por uma frente e manteve uma certa identidade mesmo quando passou pelo norte de portugal e galiza causando vento e chuva moderadas a fortes ( sept de 2006);).
aquela area sombreada pelo NHC parece-me, pelos modelos, que vai ter uma evoluçao para N/NE e juntar-se a frente perto dos açores "apimentando-a" tal como o gordon (menos intensamente ate..):thumbsup:

Mas não te esqueças que o Gordon era um furacão cat1 em São Miguel. Não há comparações possíveis com o que estamos a falar.

Neste comparativo entre ontem e hoje já vês porque é que eu disse que o GFS já tirou essa particularidade, sobrando sempre qualquer coisa desse fluxo (como se vê na vorticidade do meu post anterior) mas não uma baixa pressão algo definida como tinha ontem:

gfs.gif

Run da 12 do GFS com duas caras. Espectacular para o norte, 185 mm numa semana no Porto. Medíocre para o sul, 5 mm em Beja e 1 espectacular mm em Faro nesse mesmo período. No Domingo, o GFS brinda-nos com 25 graus de máxima para o Alentejo, com um dia muito humido, daqueles irrespiráveis. De qualquer modo, há muita inconsistência nos ensembles, e a saída principal é a linha louca, a mais quente a todos os níveis da atmosfera e uma das menos chuvosas.

Ainda há pouco se falou nisso, e temos oportunidade de tirar já isto a limpo. A run paralela é muito diferente da saída operacional, para o fim de semana. A paralela mete mais precipitação para o vale do Tejo, enquanto que a operacional põe quase tudo entre Douro e Minho. O Alentejo e o Algarve são contemplados na paralela com uma boa molha, a olhómetro diria uns 25 mm no Domingo no Alentejo. Portanto, duelo entre run paralela e operacional, ou então, duelo norte-sul.

Vi a run das 06 e das 12 do GFS e não gostei muito para dizer a verdade!! temporal de vento já não mostra! e chuva tirou mais de metade do que metia antes...enfim vai chover que é o mais importante agora quanto a tempo severo como cheguei a pensar agora já não estou tão confiante.

Estado
Fechado para novas mensagens.