Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Depois disto nem vale a pena comentar !!!

Ora, claro que vale, todo o tempo é tempo somos ou seremos mesmo o único país da Europa que se tudo se mantiver irá abrir as prendas na praia :lmao:

Pode ainda pela manhã salpicar as alfaces...mas não vai chegar para regar as laranjeiras :disgust:

sab12h.jpg

:sad:

Como previ inicialmente, a dorsal africana e a crista anticiclónica com origem Mediterrâneo vão vencer esta "batalha" no que diz respeito ao sul. Para mal dos nossos pecados, a animação não vai chegar cá, não se formará uma cutoff (apenas um cavado que poderá deixar alguns pingos insignificantes) e, como se não bastasse, a partir de quarta feira já temos o AA dos Açores unido ao AA do Mediterrâneo, o que irá provocar um forte e eterno bloqueio mesmo aqui por cima.
Eu até não me queixo porque até gosto de belos dias de sol no Inverno, mas confesso que já nao sei o que é uma bela rega e uma bela trovoada puxadas a vento... Mas o mais grave é que, se chover, será nos últimos dias do mês. E estes 2 meses (caracteristicamente chuvosos) podem muito bem acabar com 20mm ou menos (11mm de Outubro), isto se chover no fim do mês. :(
Então para este fim de semana teremos céu encoberto por nuvens baixas e altas, vento do quandrante S, moderado no domingo e segunda, temperaturas na ordem dos 21º-23ºC de máxima e 16º-18ºC de mínima, o que com a humidade elevada o ambiente estará algo incómodo. A partir de quarta, fluxo de leste mantido e as condições a ele inerentes :thumbsup:

Vou acabar Novembro com 0 mm e mais não digo.:lmao::lmao:. Vou sicidar-me:disgust:

É só para reforçar aquilo que disse mais acima acerca do Natal tropical :D

Se eu que muitas vezes vejo frio onde ele não o há, vejam bem ao ponto que chegámos ehehe para eu admitir que isto está tudo escaldado e a escaldar :lmao: siga a festa que isto não está pra menos.

É só para reforçar aquilo que disse mais acima acerca do Natal tropical :D

Se eu que muitas vezes vejo frio onde ele não o há, vejam bem ao ponto que chegámos ehehe para eu admitir que isto está tudo escaldado e a escaldar :lmao: siga a festa que isto não está pra menos.

O quê:shocking:, ainda vamos ter mais calor:hehe:, não bastou já termos calor o ano praticamente todo, para agora vir ai mais:disgust:, sinceramente estou farto deste tempo este ano:angry:, em relação a este evento, para cá não espero mais que uns 10mm:(.

Espero que te enganes Mário e que o Natal seja antes passado á lareira e com neve.
Bem, agora vamos disfrutar deste evento que se aproxima que como sempre irá contemplar muito mais o Minho e Douro Litoral.

Confirma-se uma melhor saída agora, ainda assim a esperança de que às 18Z possa ser ainda melhor mantem-se! Temos de acreditar que o AA ainda vai mais para leste e deixar o Sul ter água também...ainda vamos a tempo! :thumbsup:

Confirma-se uma melhor saída agora, ainda assim a esperança de que às 18Z possa ser ainda melhor mantem-se! Temos de acreditar que o AA ainda vai mais para leste e deixar o Sul ter água também...ainda vamos a tempo! :thumbsup:

A saida das 6H não estava a mostrar o que realmente aparecia já nas imagens de satelite (isto para as previsões a muito curto prazo), obviamente teria de se ajustar.
Começa a ser bem real a possibilidade de chuva de norte a sul (embora em quantidades industriais :D no minho para a madrugada de sábado e domingo de manhã) com esta frente. Vejam as imagens de satelite no eumetsat e reparem entre os Açores e a Madeira :thumbsup: .

Cá pelo Minho tem chovido a espaços, aliás, nos ultimos tempos pouco sol tivemos, quase sempre encoberto, mas este épisodio poderá ser violento e serão necessários avisos de prevenção.

Vamos esperar por uma derrocada modelistica aqui pelo sul. Pode ser que os modelos se enganem. Para já está uma grande célula sobre o Golfo da Biscaia, que entra pelo País Basco adentro, que não foi modelada pelo GFS. Pode ser um bom sinal. Nestas situações com alguma convectividade é sempre complicado que os modelos acertem totalmente.

Reparei num dado que é sempre importante. No Domingo a precipitação parece ser sobretudo estratiforme, ou seja, os valores elevados de acumulado parecem ser mais pela persistência local do que por elevados rain-rates.
Na segunda-feira já parece chuva mais associada a instabilidade. De qualquer forma parece-me um pouco exagerada a diferença no Domingo.

Domingo Precipitação total/convectiva

domingob.gif

2ºfeira Precipitação total/convectiva

96867060.gif

Estado
Fechado para novas mensagens.