Então vamos a um ponto de situação dos modelos. A tendência para Domingo tem sido a de remeter ao extremo noroeste de Portugal continental a parte mais intensa.
Hoje (Sábado)
Nesta altura o remanescente da frente está a finalizar a travessia do país chegando ao Algarve com fraca actividade.
Nas restantes regiões até à noite nada de especial a registar.
GFS
Após o final da tarde, temos o GFS a modelar precipitação praticamente apenas no mar.
(18:00-24:00)
ECMWF/IM
O ECM do IM modela alguma precipitação no centro do país, eixo Lisboa-Portalegre, que não é significativa embora tenha ali uma pequena bolsa de 5-10mm na região da Grande Lisboa que penso que não tinha antes mas não deve ser nada de especial.
(18:00-24:00)
http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaonumerica/index.jsp
ALADIN/IM
O ALADIN tal com o GFS não tem nada de especial, deixando tudo no mar durante o dia de hoje.
(21:00-24:00)
http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaonumerica/index.jsp
Amanhã (Domingo)
Durante a madrugada embebida no fluxo de uma massa de ar tropical aproxima-se do norte do país uma perturbação vinda de Sudoeste neste momento situada a SE dos Açores que além do vento que afectará o litoral centro e norte e terras altas do interior poderá deixar quantidades significativas de precipitação no extremo noroeste do país durante todo o dia de Domingo. A hora exacta não está muito bem definida divergindo um pouco entre modelos, mas será algures entre a madrugada e início da manhã.
GFS Vento
GFS Precipitação (00:00-24:00)
ECM/IM
ALADIN/IM
Segunda-feira
Segunda-feira mantém-se a situação de instabilidade e desta vez talvez chegue ao litoral centro mais a sul, à Grande Lisboa ou pelo menos ao norte desta. Refira-se que na 2ªfeira haverá também algum potencial convectivo dada a presença de CAPE.
Mas há mais divergência entre os modelos relativamente a 2ªfeira, pelo que fica para amanhã a análise da mesma. A divergência parece estar relacionada com uma pequena ciclogenese a dar-se a SW do Algarve e na trajectória da mesma.
Como é normal, estive a falar de modelos, e a realidade é sempre um pouco diferente nas localizações e intensidades, pelo que há que acompanhar a situação em nowcasting.