E já agora para amanhã forma-se algo de interessante na costa de portugal, mas a minha duvida é o porquê da chuva ficar só no mar
.
Sim, parece que a depressão vai cavar ligeiramente a SW-W da PI. Isto supostamente seria excelente em termos de precipitação para o sul, a questão é o cavamento é muito breve e não se vai aproximar pelo já falado "efeito sandwiche" provocado pelo AA mediterranico/centro-europeu que se estende em crista até ao Magreb e sul da PI aliado à dorsal africana, deixando a actividade no mar, perdendo rapidamente consistencia e temos já a partir de 5a feira o fluxo de leste seco a começar a entrar no Algarve.
Assim sendo, a tenho esperança que a Júlia possa pingar qualquer coisa aqui é na madrugada/manhã de 3a, altura em que o que resta desse breve cavamento poderá aproximar-se mais.
Curiosa a previsão do GFS, que modela para 4a aquilo que parece ser uma cutoff no SW da PI, com um embolsamento de -20ºC a 500hpa (o que restará do cavado desta depressão) e que estará associada a instabilidade e precipitação no Golfo de Cadiz.
O GFS mete alguns mm (2) para cá. E, sendo uma cutoff, pode trazer fenómenos convectivos e alguma boa surpresa... pena que seja uma situação tão breve e acabe por nao ter grande reflexos à superfície, será tudo abafado pelo AA do Açores. Mas ainda há esperança, esperemos que até lá nao tire tudo.
Ainda dizem que os algarvios sao pessimistas...