Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Boas!
Não consigo concordar com o que em cima foi dito que só com sistemas frontais é que há animação! (Ainda por cima vindo de um algarvio, vizinho Aurélio! :D)
Em grande parte do país sim, mas no litoral sul do Algarve, estes sistemas chegam na sua grande marioria debilitados não deixam assim grandes quantidades, e trovoada ainda menos. Claro que há excepções. Mas penso que as DANA/Cutoff/"gota fria" sejam responsáveis pelas grandes precipitações que por cá se registam, e muitos exemplos históricos (alguns muito recentes) confirmam-no. Claro que o grau de incerteza é muito maior, a frequência menor e a previsibilidade nem se fala. Mas o certo é que quando aparecem no sitio certo e com as condições favoráveis, são elas que proporcionam boas regas (por vezes em excesso) os solos desta região e aparato eléctrico garantido.
Partindo para o que interessa, penso que esta situação é claramente de acompanhar, com grande destaque para o Algarve (finalmente!!!:D). A cutoff tem a posição adequada para a zona (SW de S. Vicente com trajectória leste), em belo embolsamento frio de -15 a 500hpa e tem calor qb para para potenciar fenómenos convectivos locais. O cape não é mau, mas podia ser um pouco melhor. Os ventos de leste também não são fortes (com muito vendaval não costuma haver grandes descargas). A juntar a isto tudo, o GFS continua a insistir na formação de um bichinho respeitável para o sotavento algarvio, possivelmente um SCM como disse o Vince, a entrar certamente pelo golfo de Cadiz, que deixará uma boa rega e trovoada certamente. Está a modelizar-se uma situação interessante e, divergências de modelos aparte, eu acho que as condições são bastante favoráveis e semelhantes às ocorridas em Agosto de 2007 e em Setembro de 2008.
Veremos! Eu desta vez voto CHUVA! :lmao:

E o GFS nesta run volta a colocar esse sistema perto do Algarve ;) continuou a ver o mesmo que sempre vi ou seja aguaceiros e trovoadas em especial no Sul, já não tanto no centro a partir de fim do dia de sexta e em especial no Sábado...

O GFS voltou a fazer das suas, melhorou a situação para o Algarve mas piorou a situação aqui no Centro!!! :angry:

A precipitação segundo o mesmo modelo nem deve de chegar aqui... Mas ainda faltam algumas run's, pode melhorar... :rolleyes:

Boas!
Não consigo concordar com o que em cima foi dito que só com sistemas frontais é que há animação! (Ainda por cima vindo de um algarvio, vizinho Aurélio! :D)
Em grande parte do país sim, mas no litoral sul do Algarve, estes sistemas chegam na sua grande marioria debilitados não deixam assim grandes quantidades, e trovoada ainda menos. Claro que há excepções. Mas penso que as DANA/Cutoff/"gota fria" sejam responsáveis pelas grandes precipitações que por cá se registam, e muitos exemplos históricos (alguns muito recentes) confirmam-no. Claro que o grau de incerteza é muito maior, a frequência menor e a previsibilidade nem se fala. Mas o certo é que quando aparecem no sitio certo e com as condições favoráveis, são elas que proporcionam boas regas (por vezes em excesso) os solos desta região e aparato eléctrico garantido.
Partindo para o que interessa, penso que esta situação é claramente de acompanhar, com grande destaque para o Algarve (finalmente!!!:D). A cutoff tem a posição adequada para a zona (SW de S. Vicente com trajectória leste), em belo embolsamento frio de -15 a 500hpa e tem calor qb para para potenciar fenómenos convectivos locais. O cape não é mau, mas podia ser um pouco melhor. Os ventos de leste também não são fortes (com muito vendaval não costuma haver grandes descargas). A juntar a isto tudo, o GFS continua a insistir na formação de um bichinho respeitável para o sotavento algarvio, possivelmente um SCM como disse o Vince, a entrar certamente pelo golfo de Cadiz, que deixará uma boa rega e trovoada certamente. Está a modelizar-se uma situação interessante e, divergências de modelos aparte, eu acho que as condições são bastante favoráveis e semelhantes às ocorridas em Agosto de 2007 e em Setembro de 2008.

Correcto. De facto, a precipitação que ocorre no litoral sul do Algarve e no barrocal algarvio deve-se em grande parte às depressões situadas no golfo de Cádiz ou a sudoeste de São Vicente.

O GFS houve ai dias que colocava para aqui chuva a sério,depois diminuiu para chuva fraca,e agora é ve-la longe. Começo a apostar naqueles dias das nuvens que prometem,trovões para o interior, quase chuva mas não dão nada.Espero estar enganado!
Calor nos próximos dias,e vento muito fraco.É caso para dizer,que começa a prever-se mais tempo de praia para o fim-de-semana,do que propriamente tempo de festa,com chuva e trovoada.Chuva que é bem precisa...

Correcção, zonas montanhosas do interior centro e sul.

Nem mais , o pessoal de bragança bem se queixavam que nada havia lá de interessante , nem trovoadas nem chuva

A trovoada até agora foi interior centro e sul e litoral centro nomeadamente lisboa

Mas nao se preocupem pessoal de bragança pois no inverno cá volta a neve :)

Olhando um pouco mais para longe no GFS há uma clara mudança de padrão no Jet deixando de estar tão a norte com a existência de uma bifurcação para sul. Poderá ser a ruptura definitiva com o padrão que nos tem influenciado. Esperar pelas próximas runs..

rtavn180156622165662891.jpg

Sim é já uma tendência essa :thumbsup: a ver se fica mais claro com mais dois ou três dias e temos as primeiras depressões com suas frentes frias para o inicio de Outubro...Quanto a este fim de semana o nosso IM deverá alterar a sua previsão para possibilidade de aguaceiros e trovoada em especial no Sul para Sábado também podendo se prolongar para Domingo mas já mais fraco assim como durante os dias seguintes em que poderá continuar alguma instabilidade mas de modo geral fraca. O dia mais interessante será mesmo Sábado começando logo de madrugada..Não descartando a possibilidade de se formar um SCM ( Sistema Convectivo de Mesoescala) possivelmente a sul do Algarve durante o dia de Sábado, amanha já deveremos ter mais certezas quanto a isso.

Boas!

...penso que as DANA/Cutoff/"gota fria" sejam responsáveis pelas grandes precipitações que por cá se registam, e muitos exemplos históricos (alguns muito recentes) confirmam-no. Claro que o grau de incerteza é muito maior, a frequência menor e a previsibilidade nem se fala. Mas o certo é que quando aparecem no sitio certo e com as condições favoráveis, são elas que proporcionam boas regas (por vezes em excesso) os solos desta região e aparato eléctrico garantido.
Partindo para o que interessa, penso que esta situação é claramente de acompanhar, com grande destaque para o Algarve (finalmente!!!:D). A cutoff tem a posição adequada para a zona (SW de S. Vicente com trajectória leste), em belo embolsamento frio de -15 a 500hpa e tem calor qb para para potenciar fenómenos convectivos locais.. Os ventos de leste também não são fortes (com muito vendaval não costuma haver grandes descargas). A juntar a isto tudo, o GFS continua a insistir na formação de um bichinho respeitável para o sotavento algarvio, possivelmente um SCM como disse o Vince, a entrar certamente pelo golfo de Cadiz, que deixará uma boa rega e trovoada certamente. Está a modelizar-se uma situação interessante e, divergências de modelos aparte, eu acho que as condições são bastante favoráveis e semelhantes às ocorridas em Agosto de 2007 e em Setembro de 2008.

Assim é que é falar.
Muito boa análise...
Claro que há sinais para ser a vossa vez,
mas alerto para a especifidade da eventualidade.
Ainda assim , também eu voto chuva para o Algarve em tempo de eleições.
Depois ? Tanto cenário que se apresenta aos eleitores ...
Há já sinais claros que o Partido do Verão agora fortalecido, terá eventualmente um fraco desempenho pós-eleitoral...
Veremos...

Não tenho vindo a este topico pois os modelos têm estado muito inconstantes(normal nesta altura do ano), mas hoje ponho cá uma perna nele.

Nesta saida do ECMWF a previsão para precipitação no sabado para o Algarve é uma boa hipotese, quanto ao depois já é mais inconstante de analisar, pois a varabilidade com que as depressões conseguiram ultrapassar o poderoso Anticiclone é indeterminada.

http://www.ecmwf.int/samples/d/anim...!msl!pop!od!oper!w_mslrain!2009092400!!!step/