Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Pelo que vejo, e em resposta à minha questão de há pouco, concluo que temos tendência a acreditar no modelo que prevê as condições que queremos que aconteçam, e não numa análise comparativa objectiva...

Quer dizer que o IM segue o ECMWF apenas porque faz parte dos países associados, senão seguiria o GFS, que para a maior parte de vocês é mais correcto...:p

Por mim confio no ECMWF, espero um belo fim-de-semana de praia...:)

Uma dúvida à parte:
Já agora, qual a instituição que gere o GFS (é da Europa, dos USA)? Há uns tempos atrás tinha a ideia (provavelmente errada) que as previsões do ECM, com base na Europa e nos seus membros associados, tivessem por isso base numa maior quantidade de dados disponibilizados pela rede dos seus membros, e que pudessem ser mais fidedignas...

Bem, para não fugir ao assunto gostava ainda de dizer uma coisa: segundo o que vi no GFS, a precipitação vai também generalizar-se ao Norte. Pessoal do Norte, não desanimem. ;)

Eu não desanimo pela simples questão que ainda não animei:p. Pela minha pouca experiência dos vários modelos, normalmente pecam por excesso, isto é, vão retirando a animação que nos mantém em suspense e entusiasmados.

Mas quero começar a acreditar, como o amigo Rebelo, que vamos ter acontecimentos muito interessantes e também aqui no Norte!:w00t:

O norte também tem que acender as velinhas ao santo GFS.

Vejam as enormes diferenças na situação a partir de Domingo entre um e outro modelo.

compi.jpg

A chave de tudo é o que se passa a noroeste (para além da profundidade da depressão), num modelo temos a formação de um cavado (e de uma depressão que tem algo a dizer nisto também) e noutro temos uma crista anticiclónica. Não podiam divergir mais !!

Se o GFS estivesse correcto essa cavado que absorveria a depressão a Oeste distribuiria alegria pelo norte durante a semana. Quanto a mim, continuo pouco confiante neste cenário demasiado "perfeito".

A chave de tudo é o que se passa a noroeste (para além da profundidade da depressão), num modelo temos a formação de um cavado e noutro temos uma crista anticiclónica. Não podiam divergir mais !!

Se o GFS estivesse correcto essa cavado que absorveria a depressão a Oeste distribuiria alegria pelo norte durante a semana. Quanto a mim, continuo pouco confiante neste cenário demasiado "perfeito".

Costuma dizer-se que é no meio que está a virtude, nem tanto ao mar, nem tanto à terra:D. A crista anticiclónica aparentemente já nos está a condicionar aqui no norte, ambiente calmo e bem agradável.

Se o cavado conseguir modificar este estado de coisas, é bem possível que até umas trovoadas apareçam:thumbsup:.

O norte também tem que acender as velinhas ao santo GFS.

:lmao: Agora mataste-me com essa...

Já agora, o que eu referia era isto:

gfs2180.png

Mas acho que até lá bem podem continuar a acender mais velinhas e a rezar para que isto se torne realidade... :D

A tanta distância o que vale é a chama da esperança que se vai mantendo acesa...

:pray:

velas1.jpg

:pray: :pray: :pray: :pray:

GFS nosso que estás nos modelos.
Santificado seja o teu nome..
Venha a nós a depressão.
seja feita a tua vontade..

assim no Sul como no Centro e Norte...

:pray:

Isto anda animado por aqui... Não sei se será mais por factos que justifiquem animação ou por desejos que essa animação surja, após tanto tempo de tédio, mas sem factos que a justifiquem...
Não sou analista de modelos, nem nada que se pareça, remotamente, sequer...
Eu preciso da papinha toda feita e traduzida em miúdos... E curiosamente, os locais onde costumo ver as previsões a vários dias prevêm cenários praticamente opostos...
O freemeteo coloca chuva a partir de 6ª ou Sábado, com uma boa rega para Domingo...
O Weather Watcher coloca Sol e temperaturas amenas...
Presumivelmente, o freemeteo baseia-se no GFS e o WW no ECM.
Vamos ver qual deles estará mais próximo da verdade...
Quanto à minha fé, essa guardo-a toda para o Benfica...:D

O freemeteo coloca chuva a partir de 6ª ou Sábado, com uma boa rega para Domingo...
O Weather Watcher coloca Sol e temperaturas amenas...
:D

Boas

O freemeteo e o weather watcher estão para a meteorologia como o Mocambo está para o café, é escuro, cheira a café, sabe a café, mas não é café. :)

Mais um pouco já vai sair mais uma fornada nova 16.30h

Abraços

A run das 12z do GFS não aprece trazer as melhores notícias para quem deposita a fé que tem sido aqui manifestada nas últimas horas. Pelo menos no que até Sabado diz respeito, visto que é o horizonte mais credível, o GFS enfraquece um pouco a depressão colocando-a um pouco mais a sul. NEste cenário a instabilidade mantém-se mas menos intensa e mais a sul...
A próxima saída do ECM irá mostrar se este procurará um tal "encontro intermédio" ou se estas desilusões momentâneas sao a estrada de uma eventual razão do modelo Europeu.

A run das 12z do GFS não aprece trazer as melhores notícias para quem deposita a fé que tem sido aqui manifestada nas últimas horas. Pelo menos no que até Sabado diz respeito, visto que é o horizonte mais credível, o GFS enfraquece um pouco a depressão colocando-a um pouco mais a sul. NEste cenário a instabilidade mantém-se mas menos intensa e mais a sul...
A próxima saída do ECM irá mostrar se este procurará um tal "encontro intermédio" ou se estas desilusões momentâneas sao a estrada de uma eventual razão do modelo Europeu.

Pois ainda vai a meio da saída... Mas.. Claramente nesta saída o GFS parece estar a encostar ao ECMWF.....
:mad:

Aí está, era o que eu pensava, o GFS vai assumindo a derrota e corrigindo no sentido do ECM, a depressão e a chuva quase se esfumaram... aqui para a zona de Lisboa, de 4 dias seguidos de precipitação já passou para apenas a madrugada de sábado para domingo, e parece que já indica tendência de bom tempo na próxima semana...
Estive a ver as saídas sucessivas comparando sempre com a anterior run para a mesma hora e a diferença é muto significativa.
Enfim, talvez no Sul ainda tenham alguma sorte...

Quanta animação pulula nestas páginas.
Isto é que vai cá uma carestia, hem?
Apenas porque alguns modelos ( não todos), acenam-nos com um cheirinho para daqui a umas 100 horas
e desata tudo a fervilhar:
-Uns têm fé, outros acreditam na fiabilidade do GFS sobre todas as coisas,(a sua última fornada
volta a não ser lá muito animadora)
Outros têm a certeza e sugerem que o IM siga os seus conselhos para não meterem água nas previsões já para sexta-feira,outros ainda só acreditam quando virem,alguns rezam e poêm velinhas e vá lá ,
que há ainda uns poucos, que analisam desapaixonadamente com os dados que agora existem.
Eu por mim só vos digo uma coisa :
Querem instabilidade a sério e pela certa?
Metam-se num avião rumo a Cartago ( Tunes).
Depois chegados lá contemplem a forte instabilidade e aluguem de seguida um Iate para se deslocarem pelo Mediterrâneo entre a Sicília,Tunísia e sul da Sardenha.O investimento na viagem compensará, seguramente.
Quanto à hipotética instabilidade que nos afectará,
a nova fornada do GFS recua .A norte volta a não haver nada.
A sul apenas algo.O ECM que nada nos diz por ora ,
ainda poderá vir a dizer qualquer coisa
e isto já se sabe como é nestas circunstâncias:
-Ainda é cedo para certezas apesar de já não faltar muito tempo.
E o que virá depois do fim de semana ainda estará quase tudo por dimensionar.