Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Esta run do GFS é uma catástrofe de todo o tamanho ... a depressão da proxima semana capute ....

E viva a seca .... vá lá que é apenas uma run !!

Obviamente a tão longo prazo era o esperado...mas isto não tem valor nenhum dada a distância...ainda por cima a run das 18 Z, :rolleyes: só a meio da próxima semana é que poderemos ver qual a tendência para os primeiros dias de Outubro...

Mesmo tendo retirado a depressão o GFS continua a meter alguma precipitação:

gfs2174.png

Enfim, isto está algo confuso e indefinido...:confused:estas runs a estas distâncias só mesmo por mera curiosidade...

para o próximo fim de semana eu continuo a achar que o Sul e em especial o Algarve vai ter alguma animação que pode eventualmente e localmente surpreender!

continuam as inconsistencias a medio/longo termo devido á aproximação da estação de transiçao.
o GFS tem uma saida das 06z bastante mais coerente que as anteriores no medio prazo, colocando a depressao que esta actualmente a gerar-se na terra nova num trajecto SW-NE ate ser absorvida por outro sistema na escandinavia.
associada á depressao esta uma perturbação do jet que originará um cavado a N dos açores com movimento para ENE que ficara bloqueado a W da PI entre as 108 e as 180h, esse cavado absorverá a DINA que esta acualmente a sul do algarve dentro de 80h.
esta situação é favoravel á manutençao de valores acima da media da temperatura e indices de instabilidade elevados:rolleyes:

parece que a tendencia global dos modelos é de termos um inicio de outubro instavel e quente....começo a ter esperanças em relação ao outono... mas ha que nao ser precipitado:thumbsup:

parece que a tendencia global dos modelos é de termos um inicio de outubro instavel e quente....começo a ter esperanças em relação ao outono... mas ha que nao ser precipitado:thumbsup:

Como se costuma dizer : "Outubro quente traz o diabo no ventre"...:lmao:

eu só espero que o "diabo" sejam boas quantidades de chuva e instabilidade bem repartidos por todo o País e claro sem causar danos...e não uma situação de seca...:rolleyes:

mas de facto estes modelos estão extremamente irregulares quase que nem vale a pena olhar para eles pelo menos para já...:thumbsup:

Pois eu já estou mesmo a ver o que aí vem .....

Amanhã alguns aguaceiros e trovoadas aqui no Algarve se é que vão existir mesmo ... e depois ao longo de toda a semana, aguaceiros dispersos nas regiões do interior e trovoadas isoladas, e manutenção das temperaturas.
Depois regressa o AA onde deverá permanecer por tempo indeterminado, mas como os modelos estão muito instáveis vamos ver o que acontece.
Para já a previsão sazonal (que ninguém acredita excepto eu) continua a dizer que Outubro terá precipitação abaixo da média. De Novembro a fevereiro dizem que será acima da média mas quem começa tb já a duvidar serei eu ... com os mapas um bocado esquisitos !!

O rei que ainda hoje se encontra a reinar sobre o nosso território .... vai alterar ligeiramente a sua posição um pouco para norte ... provocando uma depressão em altitude que deverá durar até á proxima Quarta com pequenas possibilidade de aguaceiros e trovoadas no interior Centro e sul na proxima semana .... contudo depois de umas pequenas férias, o Rei promete voltar já na Quarta/Quinta feira proxima para depois reinar durante vários dias !!!

E viva o rei ... e viva o tempo seco, e viva a praia que esta gente não se farta dela. Seis meses de praia não lhes chega !!!
E ainda preve-se temperaturas acima dos 30º no inicio de Outubro !!

O rei que ainda hoje se encontra a reinar sobre o nosso território .... vai alterar ligeiramente a sua posição um pouco para norte ... provocando uma depressão em altitude que deverá durar até á proxima Quarta com pequenas possibilidade de aguaceiros e trovoadas no interior Centro e sul na proxima semana .... contudo depois de umas pequenas férias, o Rei promete voltar já na Quarta/Quinta feira proxima para depois reinar durante vários dias !!!

E viva o rei ... e viva o tempo seco, e viva a praia que esta gente não se farta dela. Seis meses de praia não lhes chega !!!
E ainda preve-se temperaturas acima dos 30º no inicio de Outubro !!

Mas em Outubro já se quer alguma chuvinha.
A Natureza precisa de se recompôr.
E atenção que eu não sou amigo de catástrofes por causa de chuvas ( há aqui gente no fórum que parece não se importar com isso até ao dia em que algo lhe bater à porta...) nem amigo das secas fora de época e excessivas, pois são altamente destruidoras.
Mas estas coisas vão acontecendo na mesma, goste-se ou não, faz parte.:)
Concordo com a opinião do Snifa. Eheheh.

Belém ... não é deste tempo que o povo gosta, calor a durar quase até Novembro, incêndios á farta, tudo bem seco para servir de rastilho, praia (ainda hoje infelizmente morreram 3 com a loucura da praia). Sol, sol e mais sol, e mais sol, e mais sol, e mais sol e mais sol .... havendo apenas "meia dúzia de gatos pingados" como nós que adoramos o Outono como ele deve ser e COMO ERA ANTIGAMENTE!!
Sim DAN como era antigamente ... não estavas com tantas dúvidas com as estações referenciadas .... que eu já não tinha, apenas confirmei o que já sabia, que esta década desde 2000/2001 tem sido sempre mais seca em relação ás outras ... mas isto é outra conversa.

Eu ainda me lembro perfeitamente de chover quase dois meses de forma quase consecutiva (não quer dizer forçosamente precipitação abundante), mas lembro-me perfeitamente das ribeiras levarem água não devido a enxurradas mas devido ás frequentes chuvas !!!

Onde é que isso existe agora !!!
Este ano teoricamente devia ser o ano retorno dos 10 anos, ano de maior precipitação da década. Houve inundações devido a abundancia de precipitação em 2000/2001, 89/90, 79/80, 69/70, ect ... (também houve em menor escala nos periodos intercalados) !!

Bem depois do desabafo, não fujo mais ao tópico. Fiquem bem ... e vamos lá a ver se é amanhã que chove pelo menos aqui no Algarve porque se não for não sei quando é que chove :D

será que esta noite vai haver trovoada e aguaceiros para o centro e sul?? :rolleyes:

Não contes com isso... que do céu, só pó... o verão veio para ficar, com um bocadinho de sorte ainda vou para a praia em Dezembro. :lmao:

Abocado fui à rua e encontrei o meu vizinho... há tanto tempo que não o via!

:lmao:

Haja paciência companheiros!

A desgraça de uns é o brinde de outros! Pena que a desgraça é quase sempre nossa, reparem:

gfs-1-132_vvy8.png

Temperatura a 1400m: 16ºC em Portugal e 0ºC na Grécia! :angry:

Nem chuva nem frio! Nada de nada!:disgust:

O calor quer projectar-se Outubro dentro!:sad:

O GFS passou-se realmente só AA deve ser mesmo. Então quem acertou na previsão pensem lá bem, pensem mais um bocadinho quem foi , foi o ECM claro. Portanto 1-0 ganha o ECM, no princípio de Outubro tenho dúvidas que seja só AA mesmo muitas mas enfim.:disgust: Esperemos pela run das 12 do ECM para ver o que acontece. Se até 11 de Outubro não cair pinga, não comecem a pedir.
Vamos fazer uma reza: São Pedro que estais no céu, que pecado fizémos nós, para merecer tal castigo não basta os castigos que temos, ainda metes o país e principalmente o Algarve à seca. São Pedro ouve esta prece manda chuva como em 1989 que eu não importo-me, mas livrai-nos da seca que nos atormenta desde 2004.:pray: Eu juro que se chover neste próximo ano hidrológico 1000 mm não como mais caracóis.

Rezemos todos juntos caros meteoloucos.:):pray:

Vamos fazer uma reza: São Pedro que estais no céu, que pecado fizémos nós, para merecer tal castigo não basta os castigos que temos, ainda metes o país e principalmente o Algarve à seca. São Pedro ouve esta prece manda chuva como em 1989 que eu não importo-me, mas livrai-nos da seca que nos atormenta desde 2004.:pray: Eu juro que se chover neste próximo ano hidrológico 1000 mm não como mais caracóis.
:lmao::lmao::lmao::lmao::lmao:

O GFS passou-se realmente só AA deve ser mesmo. Então quem acertou na previsão pensem lá bem, pensem mais um bocadinho quem foi , foi o ECM claro. Portanto 1-0 ganha o ECM, no princípio de Outubro tenho dúvidas que seja só AA mesmo muitas mas enfim.:disgust: Esperemos pela run das 12 do ECM para ver o que acontece. Se até 11 de Outubro não cair pinga, não comecem a pedir.

Rezemos todos juntos caros meteoloucos.:):pray:

:lol:Gostas de caracóis:D?
Vocês queixam-se muito mas depois são vocês e os lisboetas quem se safam sempre...