Seguimento Rios e Albufeiras - 2020

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Caia ganha 2,7 milhões de metros cúbicos em 24 horas
A albufeira da Barragem do Caia ganhou dois milhões e 722 mil metros cúbicos, nas últimas 24 horas, entre as 9 horas de terça-feira e as 9 horas desta quarta-feira dia 8.

De acordo com dados fornecidos pela Associação de Beneficiários do Caia à Rádio ELVAS, esta manhã, o nível da água tinha uma cota de 224,27 metros, tendo subido 29 centímetros em 24 horas.


O volume de água acumulado é de 76 milhões e 545 mil metros cúbicos, que corresponde a cerca de 40 por cento do volume máximo (190 milhões de metros cúbicos).

Com a chuva prevista para o fim-de-semana da Páscoa, é certo que a albufeira, localizada entre os concelhos de Elvas, Campo Maior e Arronches, vai subir o nível de água e ganhar mais uns milhões de metros cúbicos.

Rádio Elvas

Já que não há outra forma de obter dados, vai-se acompanhando o que a Associação diz.
 
Não sei se é a associação ou se é a rádio Elvas, mas andam sempre a informar a população do estado da barragem.

Gostava de ver esse exemplo repetido na imprensa regional sobre outras barragens.

Estamos a falar de uma barragem usada só para abastecimento.
Todas ou quase todas são usadas para produção de electricidade.
 
Impressionante subida na Barragem de Beliche, com uma subida de 0.45 m desde o início do mês!
Neste momento qualquer água que caia vai contribuír para o aumento das barragens. Igualmente penso que poderá já haver uma recuperação ainda que ligeira em alguns aquíferos. Agora tudo depende da água que poderá precipitar nas próximas semanas.
 
Neste momento qualquer água que caia vai contribuír para o aumento das barragens. Igualmente penso que poderá já haver uma recuperação ainda que ligeira em alguns aquíferos. Agora tudo depende da água que poderá precipitar nas próximas semanas.

Isto que eu vou dizer varia com muitos factores, precipitação do ano hidrológico anterior, temperaturas no Verão, nebulosidade, etc., mas pela minha experiência com cerca de 100 mm vem a água às ribeiras e ribeiros e a partir dos 200 mm, mais coisa menos coisa, as barragens começam a encher se depois a precipitação continuar. Em Março estava-se genericamente com 200 mm mas Fevereiro tinha sido sequíssimo, e acumularam-se mais de 40/50 mm, portanto a partir de agora se continuar a chover até Maio as barragens vão recuperar um pouco. A média do trimestre Abril-Maio-Junho ronda os 80 mm no litoral e mais de 100 mm nas serras, basta que esta média se cumpra para haver recuperação.
 
Chuva tem sido “ouro” para albufeira da Barragem do Caia
A chuva que caiu nos últimos dias fez com que a albufeira da Barragem do Caia ganhasse quase três milhões de metros cúbicos de água.

De acordo com dados fornecidos pela Associação de Beneficiários do Caia à Rádio ELVAS, a barragem apresenta agora cerca de 42% da sua capacidade máxima.


José Maria Rasquilha, administrador da Cersul, considera que a chuva destes dias tem sido “ouro tanto para o sequeiro, como para a pecuária e para a maioria das culturas”.

Esta chuva, contudo, revela José Maria Rasquilha, “vem atrasar as sementeiras de milho, as plantações e as sementeiras de tomate, assim como de algumas hortícolas”.

“Penso que sem ser em alguns casos pontuais, que apenas poderá derivar nalgum atraso, este início de primavera, depois de um inverno muito seco, foi uma grande alegria que todos tivemos”, remata.

Rádio Elvas
 
Alguém sabe se tem havido stresses com caudais vindos de Espanha, sobretudo Tejo? Nunca mais se falou no assunto... no país vizinho creio que a pluviosidade tem sido razoável.
Vi uma notícia no CM a falar em mais uma razia, mas depois o conteúdo era para assinantes apenas

Nuestros hermanos estão a ter um ano hidrológico acima da média, o Levante espanhol está a ter um ano chuvoso e esta é a zona que recebe os transvases do Tejo. Neste momento a seca é um problema do quadrante sudoeste da Península Ibérica, ou seja, Alentejo, Algarve, Estremadura e Andaluzia Ocidental.
 
Excelentes melhorias nas barragens do sotavento algarvio e do Alentejo...
A meio de março (dia 15), o Pego do Inferno estava seco... Até a lagoa estava seca! :surprise:

Neste momento não há forma de saber (por causa do isolamento), mas diria que, depois destas chuvas, o Rio Séqua deve ter voltado a correr, e o Pego do Inferno deve estar novamente a encher (e a cascata deve estar com água...). :rolleyes: