Seguimento Rios e Albufeiras - 2022

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Barragem do Alto Ceira a descarregar


É pena não se conseguir ter dados para saber quanta água do Alto Ceira está a ir para Santa Luzia, mas já se nota muito caudal nas barragens do Zêzere.

Bacia Zezere 25032022.webp
 
É pena não se conseguir ter dados para saber quanta água do Alto Ceira está a ir para Santa Luzia, mas já se nota muito caudal nas barragens do Zêzere.

Ver anexo 1315
Encontrei os dados sobre o valor do transvase do Alto do Ceira para Santa Luzia.
Aquilo funciona de uma forma bem simples, quando a água chega à cota 661.34 é desviado por gravidade por um túnel com 6945 metros e tem um débito máximo de 10,8 m3/s.
Portanto é só fazer as contas e dá cerca de 0.93 hm3 por dia, Santa Luzia tem capacidade para 53.7 hm3, portanto vai dar uma ajudinha.
Às 23:00 24/03/2022 estava com 37.1 hm3 e pouco deve subir pois Santa Luzia vai turbinando o que recebe, quase que aposto!

9317d6c6f7e523e4d2e04d5d839c3a22.png



Tunel Ceira Luzia.webp
 
Última edição:
Barragem do Cabril na sexta-feira:



Está a 36,6%. Muito mais precisa de chover!
 
Alto Lindoso a 15% novamente. Não há mesmo hipótese de aumentar o armazenamento, mas suponho que não devem deixar baixar deste valor.
4PclCQ1.png


Cabril mantém-se nos 36,6% e Castelo de Bode está em 64,2%.

Se Abril trouxesse também boa chuva, o impacto nas barragens certamente já seria mais significativo visto os solos estarem com mais água.
 
A pequena albufeira da barragem da Ribeira da Mula, na vertente sul da Serra de Sintra, tem sido um clássico medidor da intensidade das secas há já dezenas de anos.
Serve para ajudar o abastecimento de água ao concelho de Cascais.

Ontem dia 3 de Fevereiro de 2022, no pino da "estação das chuvas", estava assim:

Cota 4,52 m ( a cota máxima na escala é 13,0 m, à mesma altura do descarregador de superfície)
0L55qf9.jpg

Foto de Cristina Bastos

LvVOtZH.jpg








1ihmvId.jpg

Foto de Cristina Bastos

Qoc7eyl.jpg



Foto de Cristina Bastos



bYmTlc8.jpg


A escorrência para a albufeira estava a fio de água.

O volume presente pode ser considerado "morto".

Compare-se com o nível em 20 de Agosto de 2012 e 2 de Outubro de 2015.

Sem mais comentários. :facepalm:

Continuando a monitorizar a Albufeira da Ribeira da Mula, a visita de ontem, dia 14 de Abril, deixou-me estupefacto pois não estava de todo à espera que o nível tivesse descido ainda mais. O Março foi chuvoso, as estações à volta do sopé da Serra têm uma média de acumulados de cerca de 130 mm e é lógico esperar que na Serra propriamente dita tenha chovido bastante mais. O nível baixíssimo a que a albufeira estava fazia supôr que a utilização da água, para abastecimento público do Concelho de Cascais, estivesse interrompida ou pelo menos com uma captação muito reduzida. A ribeira a jusante estava praticamente seca. Não há aparentemente obras de manutenção em curso.

No entanto o nível desceu dos 4,5 m que tinha em 3 de Fevereiro para os 3,2 m presentes.
Na zona a montante o aspecto é desolador, as afluências das linhas de água são mínimas ou secas.

fDqDVig.jpg


S9P1lWT.jpg


MKxDU3Y.jpg


4GfuAGr.jpg


6IaHzvl.jpg


uL9UExW.jpg


7uhBAll.jpg


XOlcASp.jpg


pDvRJrO.jpg


zsnKwnS.jpg

AlqIQYf.jpg

rQ8iNpP.jpg

X39sca2.jpg

RU4iqWf.jpg

yywz1ON.jpg
yT38rCL.jpg

Como é que esta albufeira vai atravessar o Verão?
As matas da encosta sul da Serra estavam com um aspecto muito seco, o solo duro mas ainda com alguma humidade superficial das últimas chuvas.
Pouquíssimas flores. Apenas nas linhas de água havia alguma exuberância da vegetação, inclusive no fundo da albufeira, agora a descoberto, na zona de montante. Há imenso material seco no solo, de cortes e quedas de árvores, ramagens, cascas de eucalipto e folhas secas. Receio que esteja a preparar-se uma situação crítica quanto a incêndios na Serra este Verão.
 
Relembrando o estado do Alto Lindoso, comparação entre 5 de Março e hoje. Estes dois meses de precipitação, que no acumulado total se pode considerar normal ou chuvoso, mal conseguiram contrabalançar a turbinação. Com este nível à entrada nos meses de menor precipitação e de estiagem, será difícil continuar a poder contar com esta barragem na produção hidroeléctrica:

AD2eftt.jpg
0Jl9Eoj.jpg


Castelo de Bode recuperou muito mais, mas mesmo assim apenas 10,4%, subiu 4,45 m desde 1 de Março:

X6regNQ.jpg
GNcrZhH.jpg
 
Última edição: