Seguimento Rios e Albufeiras - 2022

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Mas o sistema Funcho-Arade já existe à muito tempo...pelo menos é a ideia que tenho. Uma sempre compensou a outra! No entanto até à poucos anos e não tão secos como agora andavam sempre na penúria contrariamente ao que se passa agora.
Acho que a "Águas do Algarve" também retira menos água do Funcho actualmente mantendo-a como reserva estratégica. Daí eu referir que se formos comparar o nível actual do Funcho com o de secas passadas pode-se caír na tentação de deduzir que a seca é menos grave agora.
Existiu uma modernização do sistema de rega para que o desperdício fosse menor, Funcho entrará em acção caso o Algarve precise e não somente para o Barlavento mas também o Sotavento. Arade fosse ano seco ou não acabaria sempre nos 10% ou menos da capacidade. Caso, não existisse Odelouca já não teríamos água no Algarve, essa é a realidade, daí estar melhor que 2094/2005.
 
Um vídeo que evidencia bem o estado em que se encontra a barragem do Abrilongo:


____________________

Seca: Barragens do Abrilongo e Maranhão, distrito de Portalegre, com níveis "muito críticos".

As barragens com os níveis de armazenamento de água mais baixos no distrito de Portalegre são o Abrilongo, em Campo Maior, com apenas 6,2%, e Maranhão, em Avis, com 17,1%.

A situação assume contornos mais críticos se for feita uma comparação com o volume registado no mesmo dia há um ano atrás.

Ora, de acordo com o site “barragens.pt”, no final de setembro de 2021, a barragem do Abrilongo tinha uma valor de armazenamento de 55,7%, enquanto o Maranhão estava com 52,4%.

As albufeiras do Caia e de Montargil também apresentam à data níveis críticos de armazenamento, com 29,2% e 32,2%, respetivamente.

Há um ano atrás a albufeira do Caia estava a 53,6% da sua capacidade e a de Montargil a 58,2%.

Apesar do país estar a atravessar uma seca sem precedentes, existem ainda duas barragens no distrito de Portalegre com mais de metade da sua capacidade de armazenamento, Apartadura, em Marvão, com 55,4%, e Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide, com 51,1%.
No caso da barragem da Apartadura regista menos 19,2% face ao final de setembro de 2021, enquanto a de Póvoa e Meadas apresenta o mesmo valor que o registado há um ano atrás.

Rádio Portalegre
 
Abrilongo está com 11% da sua capacidade e não com 6,7 %
O relatório semanal do SNIRH mostra que a 10 de outubro estava a 6%. Eu acho o valor estranho tendo em conta que no final de setembro estava a 10.5%, pois é uma descida bastante significativa em tão pouco tempo e ainda mais para esta altura. Outubro tem sido exigente para rega, mas a do Caia, por exemplo, nos dados do SNIRH perdeu apenas 0.9% do seu armazenamento desde o final de setembro até esta semana.
Já no site da associação, a Barragem do Caia tinha a 3 de outubro, 31,74% e hoje 30,87%, ou seja, perdeu cerca de 1% desde o início do mês.
O valor do Abrilongo pode ser erro. A campanha de rega nessa barragem já devia ter terminado dado o seu estado atual.
Na Barragem do Caia termina a 31 de outubro.
 
375 m³/s no Lindoso e Touvedo a descarregar entretanto...
No Cávado apenas alto Rabagão tem encaixe significativo
É pena não ser possível aproveitar a água de Touvedo, que já se encontra a descarregar.
A Alto Lindoso estão a entrar 385m3/s. A cota da albufeira está quase a tocar na cota 300,0m, (24%), coisa que já não acontecia desde Setembro de 2021.

Na bacia do Cávado, acho que o que está a entrar em Alto Rabagão é por bombagem. Ainda não choveu o suficiente para haver afluentes significativos.
 
Monte da Vinha com subida de caudal nas ultimas horas interessante! Isto promete, a ver se passa os 10m3/s, pois até pode ir aos 15m3/s, pelo que se prevê até dia 27.

3b65c1f1052d0ba89c69ad0886eba281.png
 
Última edição:
Alto Lindoso em meados de Setembro estava com 290 metros , uma subida de 10 metros na cota . Agora o interessante será ver até onde subirá e se irão fazer descargas ou não . Não há dados para as novas barragens do Tamega , Foz Tua e Baixo Sabor ?
->https://rios.vost.pt/douro

Para os casos que referiste, esta página disponibiliza dados da Albufeira do Baixo Sabor e também da Albufeira do Torrão, no Rio Tâmega. Não são muitas opções, mas sempre é melhor que nada.
 
https://www.publico.pt/2022/10/20/a...queva-rega-horta-europa-regiao-huelva-2024709
E é assim que estamos...é provavelmente só o início de uma longa querela. Quando a falta de água for recorrente em Espanha, os governos espanhóis não vão hesitar por um minuto em entrar por soluções de corte de água para Portugal. Em questões de água não existem amigos, sempre assim foi. Portugal mais uma vez a comportar-se como o estado fraco em matérias essenciais.
 
Mais um vídeo!
Este da água que é desviada da barragem do Ribeiro de Gemessura para Vilarinho das furnas.
Vai por um túnel de cerca de 700 metros.
Vai subir rápido, Lindoso também está a subir bem.
Se cair o que está previsto para estas zonas até fim da próxima semana, Lindoso pode chegar aos 50% de armazenamento.