Um vídeo que evidencia bem o estado em que se encontra a barragem do Abrilongo:
____________________
Seca: Barragens do Abrilongo e Maranhão, distrito de Portalegre, com níveis "muito críticos".
As barragens com os níveis de armazenamento de água mais baixos no distrito de Portalegre são o Abrilongo, em Campo Maior, com apenas 6,2%, e Maranhão, em Avis, com 17,1%.
A situação assume contornos mais críticos se for feita uma comparação com o volume registado no mesmo dia há um ano atrás.
Ora, de acordo com o site “barragens.pt”, no final de setembro de 2021, a barragem do Abrilongo tinha uma valor de armazenamento de 55,7%, enquanto o Maranhão estava com 52,4%.
As albufeiras do Caia e de Montargil também apresentam à data níveis críticos de armazenamento, com 29,2% e 32,2%, respetivamente.
Há um ano atrás a albufeira do Caia estava a 53,6% da sua capacidade e a de Montargil a 58,2%.
Apesar do país estar a atravessar uma seca sem precedentes, existem ainda duas barragens no distrito de Portalegre com mais de metade da sua capacidade de armazenamento, Apartadura, em Marvão, com 55,4%, e Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide, com 51,1%.
No caso da barragem da Apartadura regista menos 19,2% face ao final de setembro de 2021, enquanto a de Póvoa e Meadas apresenta o mesmo valor que o registado há um ano atrás.
Rádio Portalegre