Seguimento Rios e Albufeiras - 2022

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Impressionante a produção de energia hídrica hoje atingiu os 5800MWh. Hídrica e eólica a perfazer praticamente a totalidade das necessidades para os consumo do país. O gás natural até está ali a mais, mas acredito que compense para exportar.

I1DyLum.png
 
Por aqui o Douro atingiu o ponto mais alto durante a manhã e depois desceu um pouco durante todo o dia, ainda inundando na mesma o cais e zonas ribeirinhas.
Algumas imagens de hoje da Barragem da Régua em descarga

1671060634191.png


1671060586187.png


1671060648384.png


Imagens do cais








Foto da Barragem da Valeira, que fica a montante da barragem da Régua

1671062090060.png



Vídeo da barragem da Régua em descarga durante o dia de hoje:


 
Última edição:
Leito de cheia da bacia do Rio Trancão e afluentes (Loures) praticamente toda preenchida com as chuvas desde dia 7/8 e depois 12/13.

Foto de dia 14 ao crepúsculo, vista para Oeste, direcção de Loures. O curso final do Trancão entra pela direita nesta lezíria e sai pelo vale à esquerda para se juntar ao estuáro do Tejo. Recebe o Rio da Costa (Odivelas) e o Rio de Loures (em frente) e a Ribeira de Alpríate (à direita).
vYiemO9.jpg
 
Última edição:
Está então a edp a exportar eletricidade quando existem ameaças de apagões e a produzir dinheiro para os bolsos dos seus acionistas, para depois mais tarde importarem e nós pagarmos um preço mais elevado para encher também os bolsos de alguém. Este mundo do capitalismo é na realidade feito á base de negócios um pouco básicos porém existem também os politicos que fazem de intermediários em todos este negócios e querem fazer crer ao povo que fazem o melhor pelo país e seus cidadãos.
Os riscos de apagões existiram até chegar esta chuva. E a exportação acontece agora com estas chuvas e não em risco de apagões.
A exportação não é da EDP, mas sim de Portugal, porque existe produção da Endesa, Iberdrola, etc no território português. A exportação ou importação não é "decretada" por um produtor, mas sim resultado do cruzamento das ofertas de venda com as de compra, em função do preço de cada oferta e em cada hora. Imaginando, por exemplo, que as nucleares em Espanha (ou outras centrais grandes) deixam de funcionar, passam a ser mobilizadas centrais com o preço imediatamente a seguir e poderão ser portuguesas (instaladas em Portugal).
 
Barragem do Caia nos 76,06% hoje.
Em 5 dias duplicou o volume acumulado. (71hm3 para 144hm3).

Na bacia do Douro, uma das barragens que suscitava preocupação (Vilar, Tabuaço) também já atingiu os 53%.
No Vouga, Ribeiradio está cheia, e esteve com descargas controladas ontem.
No Mondego a Aguieira atingiu os 80%. É expectável que o rio se mantenha com um caudal elevado em Coimbra, durante os próximos dias até que a Aguieira volte aos 60%.

No Zêzere temos Cabril com 77% e Castelo de Bode com 85,7%. Quem diria que antes do Natal estas albufeiras atingiam estes valores?

Só falta Alto Rabagão... Que está nos 38%.
E todas as barragens da região sul, claro.