Seguimento Rios e Albufeiras - 2024

Boas.
2 fotos tiradas este fim de semana em 2 barragens diferentes mas ambas vocacionadas para regadio. A da esquerda é Montargil e a da direita é a barragem Marechal Carmona em Idanha a Nova.
IMG_0010.webp
IMG_0024.webp

A sotavento nem precisa chover muito para as barragens subirem.
Odeleite e Beliche subiram 1.6%. Uma subida significativa...
Mesmo assim estas 2 barragens estão pior que em igual período do ano passado. Apenas a Bravura e Odelouca estão melhor mas não é por mérito deste Outono. Sinceramente preocupa-me bastante a situação do Barlavento mas mesmo o Sotavento pode não ter um ano favorável e já estou a admitir que com maior facilidade o Sotavento acumula água nas suas barragens.
Não esquecer que este ano houve uma poupança efectiva, tanto no consumo urbano como no agrícola, especialmente neste último com poupanças muito significativas. Mesmo assim estamos com valores muito baixos e após um ano relativamente normal.
Precisamos que a chuva continue...

este ano houve uma poupança efectiva, tanto no consumo urbano como no agrícola
Pois, só que o número de consumidores e o volume de água requerido é cada vez maior. Vai secar-se as torneiras necessárias à vida das populações permanentes e desviar a água para projectos irrealistas e luxo das populações sazonais?

Bem, Odeleite e Beliche vão subir mesmo muito, acredito que possa ir aos 70% de cota nos próximos dias.

Se tiver um caudal de entrada de 300 m3/s durante 10 horas vai dar 10,8 hm3 se tivermos a sorte de manter perto disso mais 40 horas a cota chega aos 70%, mas como isso deve ser inviável, é esperar por mais uma chuvinha para lá chegar.

Última edição:
Bem, Odeleite e Beliche vão subir mesmo muito, acredito que possa ir aos 70% de cota nos próximos dias.

Se tiver um caudal de entrada de 300 m3/s durante 10 horas vai dar 10,8 hm3 se tivermos a sorte de manter perto disso mais 40 horas a cota chega aos 70%, mas como isso deve ser inviável, é esperar por mais uma chuvinha para lá chegar.

A mim com a chuva desta madrugada será garantido que nos próximos dias 15 dias suba pelo menos para uma cota de 70% da sua capacidade...
Já para as barragens do Barlavento as subidas devem ser muito menores!
Temos sempre um milagre na hora certa!

Ribeira de Beliche