Seguimento Rios e Albufeiras - 2024

Vai haver uma recuperação significativa em Odeleite e Beliche para uns 50%...
O Gilão parece ter sido a bacia mais beneficiada pois captou muita água desde Sexta de manhã. As imagens da cheia do Gilão são qualquer coisa:eek: Infelizmente não tem barragem mas há por aí um estudo de uma barragem de 10hm3 para a bacia.
Em sentido inverso vamos ficar admirados com a fraca subida em todas as outras bacias Algarvias. A grande precipitação foi de Faro para leste e pontualmente em alguns locais do Algarve central mas cumulativamente foi o aquela zona de Olhão- Tavira a grande ganhadora!

Ainda não estão os dados semanais no SNIRH, mas notícias dizem que a barragem de Odeleite está agora com 46% da sua capacidade (59,36 hm3), a de Beliche com 38% (18,09 hm3) e a do Funcho com 37% (17,70 hm3).

:brucelee:
Não desvalorizarando de forma alguma os outros valores mas a subida do Funcho é muito má e um prenúncio do que poderá suceder na Bravura e Odelouca.

Outro dado interessante é Beliche e Odeleite quase chegarem ao acumulado de todo o ano passado... Precisamente um ano que até foi favorável ao Barlavento mas que não foi de todo ao Sotavento ;)

Aqui estão as subidas das barragens a sul, é o que é, eu apostei uma subida de 13%, andei lá perto, calculo para a semana ainda vá subir mais, o que se vai gastar não será mais do que ainda vai entrar nos próximos dias.
1731977232936.webp

Aqui estão as subidas das barragens a sul, é o que é, eu apostei uma subida de 13%, andei lá perto, calculo para a semana ainda vá subir mais, o que se vai gastar não será mais do que ainda vai entrar nos próximos dias.
Ver anexo 16464
Concordo...
Acho que nos próximos 15 dias Odeleite pode chegar aos 50% o que será excelente...
Infelizmente do lado contrário... Barlavento não posso dizer o mesmo...

Foto de dia 20/11/2024 se nota que melhorou em relação ao dia anterior. Já deve estar acima dos 50% de cota.

Uma boa recuperação, sem dúvida, mas longe dos 70% e ainda mais dos 100% que aqui se chegou a referir. Da maneira como estão as barragens no Algarve, teria de acontecer uma situação semelhante ao que ocorreu no Alto Alentejo em dezembro de 2022 para as barragens recuperarem de forma repentina. Veja-se o exemplo de Maranhão que passou de menos de 30% para 100% em poucas horas nesse dia. No entanto, tal não se deseja porque os prejuízos foram mais que muitos.
Agora o ideal era continuar a chover para a recuperação ser contínua e sem haver estragos. Vamos ver o que reservam os próximos tempos, mas a sinóptica prevista para dezembro atualmente inclina mais para o seco.

Última edição: