Seguimento Sul - Fevereiro 2010

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Vim, agora da rua e qual foi o mesmo espanto quando no vidro do carro caíram alguns farrapos de neve, já ganhei o euromilhões, já vi neve durante alguns segundos, em plana cidade de Olhão, com 4.4ºC neste momento. Caíram alguns farrapos que derretiam logo, mas dava bem para ver que não é chuva como é habitual.:w00t::shocking: Não foi só eu vi, vizinhos meus também viram que durante alguns segundos a chuva deu lugar a uns tímidos farrapos de neve.

Flocos em Olhão!!! Muito bom!!!:D:thumbsup: Também quero!!!

Na volta que dei à serra do caldeirão pelas nove da manhã, está a chover no alto dos cavalos junto do radar do IM com 2,0 de temperatura. Mas atenção que a temperatura está a cair lentamente. Pode, penso eu começar a cair alguns farrapos misturados com a chuva... Agora estou aqui na zona de Tavira e só conto voltar lá acima ao fim da tarde.

Continua a descer 4.1ºC, e chove com mais intensidade.:D 5 mm acumulados, a estação de turismo em Faro leva 4.7ºC e 12 mm acumulados.

Tal como nesta situações (parecida com a do dia 10 de Janeiro último), os radares não parecem saber lidar com isto e voltam a apresentar "falsos-ecos",por aqui ainda nem uma pinga e estamos assim:

por100212110029.jpg

Região Sul:
Céu muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, que
poderão ser de neve no final do dia no interior do Alentejo a cotas
acima dos 300 metros.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de leste, soprando
temporariamente moderado a forte (25 a 40 km/h) no litoral e nas
terras altas.
Descida de temperatura, mais acentuada nas regiões do interior.

Fonte: IM

Bela previsão que o IM coloca para o resto do dia. :D

Região Sul:
Céu muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, que
poderão ser de neve no final do dia no interior do Alentejo a cotas
acima dos 300 metros.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de leste, soprando
temporariamente moderado a forte (25 a 40 km/h) no litoral e nas
terras altas.
Descida de temperatura, mais acentuada nas regiões do interior.

Fonte: IM

Bela previsão que o IM coloca para o resto do dia. :D

12_02_2010_11h00.JPG

Mais que correcta esta previsão: nota-se que o ar frio começa agora a entrar na Península de Setúbal/Sines. O ar frio instável vai progredindo de oeste para leste e chegará ao interior do Alentejo nas próximas horas; é natural que a temperatura comece agora a baixar e haja condições de forte instabilidade atmosférica, dando origem então a aguaceiros de granizo ou neve.

A temperatura continua estagnada à volta dos 2ºc na estação de cerro do negro (Almodôvar) e tomo esta estação como referência para o caldeirão.
http://http://www.meteo.pt/pt/otempo/observacoessuperficie/
Pela observação das estações do IM constata-se que o factor altitude está presente.
Esta estação e a de Portalegre são as que se apresentam mais frias.
É esperar para ver se temos a visita do elemento branco. Se não for agora pelo menos ao final da tarde.

Mais que correcta esta previsão: nesta imagem nota-se que o ar frio começa agora a entrar na Península de Setúbal/Sines. O ar frio instável vai progredindo de oeste para leste e chegará ao interior do Alentejo nas próximas horas; é natural que a temperatura comece agora a baixar.

Por aqui já estou com 4,8ºC e abandono o meu local de observação. Parabéns aos contemplados! :thumbsup:

Esse ar frio quando aqui chegar, se é que chega, já será tarde e não terá a menor importância. Hoje curiosamente há mais probabilidades junto ao litoral que no interior ;).

Agora registo visuais (fotos, vídeos) precisam-se :p.

Um relato que foi deixado no meu blog pelo António
"Inacreditável, esta manhã, perto de Moncarapacho junto ao nó da Via do Infante nevou durante 2 minutos, eram 10h15m da manhã. Tenha um bom dia".

Afinal, não foi só aqui, que caíram os farrapos de neve.:D:)

O vento sopra de nordeste no Sotavento, e não de leste como sopra no Barlavento.