Um relato que foi deixado no meu blog pelo António
Afinal, não foi só aqui, que caíram os farrapos de neve.
![Big Grin :D :D](/forum/styles/meteopt/smilies/biggrin.gif)
O vento sopra de nordeste no Sotavento, e não de leste como sopra no Barlavento.
É preciso estar em Lisboa para haver um fenómeno desses em Olhão...
![Angry :angry: :angry:](/forum/styles/meteopt/smilies/angry.gif)
O ar frio, quanto a mim, não é proveniente de oeste como referido pelo Gerofil. A oeste e a sul só há ar "quente" marítimo. Este frio que se faz sentir tem a ver com o vento do quadrante leste e do ar frio a níveis baixos/médios empurrado desde o interior da PI (associado ao fluxo do AA das ilhas britanicas). Este ar frio instalado, associado à nebulosidade, permitiu a descida acentuada de temperaturas mesmo nas regiões mais "improváveis" (diga-se, zona de Lisboa e sotavento algarvio). Até no Cabo Raso a temperatura está nos 5ºC. Veja-se que no norte do país, apesar do ar frio instalado, por não haver nuvens, a temperatura está mais alta (pelo menos no litoral).
O litoral centro e o sul estão numa zona de convergência de massas de ar, uma vinda de NE-E, bastante fria, e outra de W-SW, marítima e húmida. Podem-se esperar bons fenómenos convectivos.
A zona do barlavento algarvio é a mais quente do país, por 2 factores. Está mais abrangida pelo ar marítimo/mais longe da incursão fria do interior da península e porque o vento que se faz sentir é de E, ou seja, tem uma componente marítima que não permite valores muito baixos. No sotavento a massa de ar ibérica conseguiu penetrar e os ventos de NE permitem este arrefecimento. Contudo, penso que a temperatura nao irá descer mais.
Mas, sem dúvida, uma conjugação rara de factores aí pelo sotavento.
![Thumbs Up :thumbsup: :thumbsup:](/forum/styles/meteopt/smilies/thumbsup.gif)