Seguimento Sul - Janeiro 2011

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
de qualquer modo como tenho sempre registado assim e como Serpa é uma terra uito quente que por norma tem sempre 2 ou 3 a mais que beja, considero esta temperaturas normais.
PS: quer o sensor esteja á sombra ou ao sol a temperatura no máximo varia 1 ºC

Completamente em desacordo, a exposição à radiação solar directa é decisiva para diferenças enormes na qualidade dos valores obtidos. As diferenças podem atingir, nos dias de maior intensidade solar, cerca de 30 ºC entre um sensor à sombra e ao sol.

Para isso é que servem os abrigos de radiação, principalmente da directa e também, muito importante, da difusa. ;)

Se o sensor estiver abrigado num RS, ou num abrigo de stevenson as variações são neglicentiaveis...1º ou menos dependendo da qualidade do abrigo...

Um sensor desabrigado deve ser colocado á sombra ( permanentemente) e num local bem arejado....caso contrario deve ser feito um abrigo do genero do abrigo de stevenson para o protejer da radiação ( que aquece o sensor....como é obvio...o que se quer é a T do ar e não os efeitos de 1400w/m2 de radiação incidente num objecto).

Portantanto..um sensor desabrigado pode atingir valores de 60-80º no verão e 30º no inverno o que representa variações de 15 a 30º....

Estremoz:

Temperatura máxima = 13,5 ºC (14h32)
Temperatura mínima = 6,1 ºC (08h10)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 8,3 ºC
Pressão atmosférica = 1021 hPa

Este mês: Temp. máxima = 16,9 ºC (dia 14); temp. mínima (provisória) = 5,4 ºC (dia 10).

actioman: Acho a "tua" pressão atmosférica demasiado baixa ...

Dados meteorológicos para Serpa no COTR

actioman: Acho a "tua" pressão atmosférica demasiado baixa ...

De que dia? Hoje ainda não postei nada sobre a dita? :cool:

Ontem por esta hora tinha 1019hPa. Agora tenho 1020hPa. Tendo em conta que nas EMAs do IM às 23h Portalegre registava: 1021.4hPa e Évora 1020,5hPa, não veja nada de especial.

Quanto aos dados do presente dia:

Temp. Máxima: 12,2ºC (15h)
Temp. Mínima: 3,2ºC (08h)

A destacar apenas a nebulosidade alta que tem vindo a entrar e que permite ver neste momento um grande Halo em redor da Lua:

p1210727medium.jpg

Por hoje me despeço com 7ºC.

Bom dia,

No Sitio das Fontes a minima da noite foi de 7,4ºC.

Neste momento sigo com 14,2ºC, céu limpo e sol a brilhar, 77% de humidade e vento fraco de ENE.

Para já, dia muito semelhante aos anteriores, ainda não se nota nenhuma descida significativa de temperaturas.

7ºC, céu pouco nublado, vento moderado com rajadas. O vento mostrou-se forte e constante de manhã.
A EMA do IM parece apresentar problemas: 29.2% de HR? :huh:

De facto parece um valor baixo, mas se fores dar uma vista de olhos ao site meteoclimatic e "clicares" no menu com valores de humidade, verificas que entre Évora e Portalegre (dados de estações meteorológicas amadoras) a humidade (HR) apresenta valores entre os 25% e os 35%.