Seguimento Sul - Novembro 2014

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Duvido que evolua para leste

Segundo a última saída do GFS foi retirada bastante precipitação a Sul e mesmo na costa Ocidental. Na tua zona e grande parte do interior Sul e no Sueste pouco há-de mexer do zero. Após isso para os outros eventos cortou também bastante precipitação e mais adiante há-de vir o AA (parece-me inevitável mais dia menos dia). Até lá muita chuva sobre chuva nos sítios do costume. Não podemos fazer nada infelizmente...

43,9mm em Sagres em duas horas, das 9h às 11h.

Monchique registou numerosos máximos de 5mm em 15 minutos (20mm/h), ou 4mm em 10 minutos, portanto sem problemas de enxurradas. Destaque para o vento.
iNPxHtK.jpg

Última edição:
43,9mm em Sagres em duas horas, das 9h às 11h.

Monchique registou numerosos máximos de 5mm em 15 minutos (20mm/h), ou 4mm em 10 minutos, portanto sem problemas de enxurradas. Destaque para o vento.

O período de maior precipitação parece já ter acabado nessa zona. Agora é estar atento a alguma célula que possa surgir mas acredito que seja sempre mais para Oeste Sagres_Vila do Bispo_Aljezur.

Concordo. Com mais 10mm na última hora Sagres acumula 53,9mm em três horas: aviso vermelho.

Discordo... ainda que sendo muita chuva, nunca passou dos 40mm em 1 hora (critério para Aviso vermelho), e não deverá passar dos 60mm em 6 horas (o outro critério para Aviso Vermelho). (a não ser que ainda chova bem por lá agora outra vez).

Discordo... ainda que sendo muita chuva, nunca passou dos 40mm em 1 hora (critério para Aviso vermelho), e não deverá passar dos 60mm em 6 horas (o outro critério para Aviso Vermelho). (a não ser que ainda chova bem por lá agora outra vez).

Se os 60mm se distribuirem pelas 6horas, três horas é metade desse período. 54mm nessa metade ficar apenas a 6mm do total no dobro do tempo parece-me mais do que suficiente para ter uma situação tão ou mais grave do que se fossem 60mm em 6 horas. O que falta nos critérios é o valor para três horas infelizmente, porque é nesse espaço de tempo que costumam ocorrer os desastres.

as ribeiras das costa vicentina são pequenas mas os vales da serra do espinhaço de cão são bem encaixados. Teremos certamente uma ou outra ribeira a atirar água fora do curso.

• Gosto
Reactions: StormRic
Se os 60mm se distribuirem pelas 6horas, três horas é metade desse período. 54mm nessa metade ficar apenas a 6mm do total no dobro do tempo parece-me mais do que suficiente para ter uma situação tão ou mais grave do que se fossem 60mm em 6 horas.
Tudo bem, como disse, até foi uma boa quantidade de chuva, no entanto, nenhum dos critérios de Aviso Vermelho foi cumprido. :D

• Gosto
Vento a aumentar em Monchique, já atinge máximos de 55Km/h, excedeu os valores atingidos durante a passagem das células durante a manhã. Terá a ver com a proximidade da costa daquela linha de células mas que não deve entrar, dirige-se para norte, aliás nor-nordeste.
No entanto há uma ligeira modificação de trajectória nos últimos minutos.

Nunca vi essa ribeira assim! :surprise:

Vento a aumentar em Monchique, já atinge máximos de 55Km/h, excedeu os valores atingidos durante a passagem das células durante a manhã. Terá a ver com a proximidade da costa daquela linha de células mas que não deve entrar, dirige-se para norte, aliás nor-nordeste.
No entanto há uma ligeira modificação de trajectória nos últimos minutos.

Desde que descobriste essa estação, não queres mais nada :p
A minha mãe disse-me que tem estado muito vento lá e na zona da Mina de Neves Corvo também soube que estava uma ventania desgraçada.

• Gosto
no último dia de março de 2013 quase que chegava ao asfalto onde passam os carros, mais ou menos onde se vê aquele tubo. :)