Seguimento Sul - Novembro 2014

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Pensamos que a solução é cortar as árvores, as flores, acabar com os pólens, os animais de pelo, etc mas não pensamos que o que se devia cortar era a nossa desnaturalização, a nossa vida cada vez mais artificial.
Tens razão no que dizes, mas no meu caso, sempre vivi no campo, sempre trabalhei em condições onde existiam poeiras e partículas de pequena dimensão em que causam alergias a quem as tem. Por exemplo trabalhar com fardos de palha. Mas quando faço treino fisico junto a esses plátanos quando estão a cair aquelas "bolas" tipo castanheiros, causa-me um enorme congestionamento nasal. Acho bem que existam ali árvores, aquelas é que não

E se reparas-te, junto ao hospital cortaram uns que lá estavam. Pensei que fossem fazer ao resto mas negativo. Foi para existir uma melhor visibilidade junto ao heliporto. Aqui também está a chover bem. Tenho pena de não ter uma estação junto a minha casa. Estás a usar qual para te orientares?

Estava a usar a do Verney, mas morreu. Agora não uso nada :P

Aqueles moços não sei o que pensam da vida lol sei que há uma na Sé, não sei se existem dados disponiveis na net. Sabes algum sitio onde ha informação da que está no aérodromo?

Sei que a estação do IPMA ou wtv, está lá ao lado, mas a do aeródromo mesmo, não sei. Além disso nem vale a pena fazer conta com essa, porque aquilo que chove ou a temperatura lá nunca é igual aqui. Eu já cheguei a vir de casa no inverno, apanhar -2º C naquela recta sentido Aguiar - Évora, antes do aeródromo e chego à cidade e estão 5º/6º C. Não sei de nenhuma estação nesta terra, infelizmente. Também tenho uma lá em baixo ao pé de casa e ainda não a encontrei.

Sobre o tempo, confirma-se isto tudo: muita chuva forte e algum vento, há cerca de 1h sem pausas, só acalmou um pouco agora.
qtKIuw0.jpg

Tens razão no que dizes, mas no meu caso, sempre vivi no campo, sempre trabalhei em condições onde existiam poeiras e partículas de pequena dimensão em que causam alergias a quem as tem. Por exemplo trabalhar com fardos de palha. Mas quando faço treino fisico junto a esses plátanos quando estão a cair aquelas "bolas" tipo castanheiros, causa-me um enorme congestionamento nasal. Acho bem que existam ali árvores, aquelas é que não

Off-topic: As alergias que cada pessoa desenvolve como consequência dos envenenamentos diferem de pessoa para pessoa. Eu por exemplo sempre tive alergias mas nunca aos plátanos! E consegui curá-las gradualmente modificando o meu estilo de vida e de alimentação e não fugindo dos campos nem das árvores nem das flores ou animais, pelo contrário. Claro que nisto o exemplo de uma pessoa raramente é válido para outra, mas as árvores sempre existiram e plátanos daquele tamanho estão ali há muitas dezenas de anos, alguns mesmo centenários; a nossa poluição é que não. É lamentável cortar árvores daquele porte, até porque árvores não são meros objectos decorativos embora queiramos fazer isso delas, entre outras coisas.

StormRic, eu só estou a morar em Évora há 3 anos e só no ano passado é que comecei a notar que eles me atacavam em força e eu sempre morei no campo, nunca tive alergias com nada deste género, por isso sim, faz-me impressão tê-las agora.

Btw, alguém me consegue situar esta coisa que eu não consigo ver neste post: http://www.meteopt.com/forum/topico/ema-de-reliquias-odemira-inag-01-10-2011.6115/ ?

Mas os plátanos já lá estavam há dezenas de anos. Simplesmente não sabias que o teu organismo já tinha desenvolvido uma hipersensibilidade a esse agente específico por que ainda não tinhas tido contacto com o agente, mas a deficiência no sistema imunitário já existia. Os culpados não são os plátanos. Eu tive que mudar para deixar de ter alergias, mas não comecei a pensar que o que devia mudar eram os agentes alérgicos, porque esses eram naturais e sempre existiram, o problema era eu, não era a natureza. Acabaremos com um mundo árido se pensarmos dessa maneira.
StormRic, eu só estou a morar em Évora há 3 anos e só no ano passado é que comecei a notar que eles me atacavam em força e eu sempre morei no campo, nunca tive alergias com nada deste género, por isso sim, faz-me impressão tê-las agora.

Btw, alguém me consegue situar esta coisa que eu não consigo ver neste post: http://www.meteopt.com/forum/topico/ema-de-reliquias-odemira-inag-01-10-2011.6115/ ?

Vou ver se encontro essa estação. ;)

Pelo que percebi o INAG é a actual APA.
Eu tinha uma familiar que, antigamente, ia lá buscar os registos da estação e enviava para os senhores responsáveis por aquilo, mas depois passou a ser tudo electrónico e ela nunca mais fez isso. Só que nunca encontrei registos daquilo em lado nenhum, sei que aquilo está em funcionamento porque a Câmara costuma referir a dita cuja, mas não se vê em lado nenhum. :(

Eu sei qual é a estação, sempre soube desde pequenina, fica mesmo ao lado da minha casa lá em baixo... só que nunca consegui encontrar o site para verificar os dados dela.
Os serviços que integravam o INAG estão agora integrados na Agência Portuguesa do Ambiente, julgo eu. Não sei se eles publicam as observações das estações e se ainda têm a responsabilidade dessas estações.

http://www.apambiente.pt/index.php

Encontrei um site com alguns dados, mas só coisas até 04/2013, não sei se o site é usado... pelo aspecto dele. (SNIRH)
Hei-de perder aí um diazinho a fazer uma pesquisa intensiva :P obrigada, StormRic.

Faro a registar a primeira precipitação e a Zambujeira a continuar com precipitação relativamente abundante:
XD5IEmV.jpg
YE36kgE.jpg

outra linha de instabilidade a aproximar-se da região do Algarve, e uma grande mancha de precipitação a deslocar-se para NNE, em princípio é a que virá a atingir o sudoeste e depois a região centro.
lBL2XVw.jpg

Última edição: