Eu que o diga, muitas vezes a identifica-las sendo umas e no fim acabo por ver que são outras...
Notícias de Espanha
Foto de San Fernando esta madrugada
(c) maurivij
Este post do Vince diz tudo, tudo igual ao ano passado, a rota parece manter-se este ano, ou isto altera-se ou este ano vamos estar mesmo mal quanto à chuva. Por aqui, 25.2ºC, céu azul com algumas nuvens e pouco mais. Que saudades de há um ano atrás, isso sim, é que foi chuva. Se há 20 anos atrás, em 1989 as primeiras chuvas a sério ocorreram a 13 de Outubro, a partir daí, até final de Dezembro foi um fartote, coisa cada vez mais rara nos tempos que correm.
Este post do Vince diz tudo, tudo igual ao ano passado, a rota parece manter-se este ano, ou isto altera-se ou este ano vamos estar mesmo mal quanto à chuva. Por aqui, 25.2ºC, céu azul com algumas nuvens e pouco mais. Que saudades de há um ano atrás, isso sim, é que foi chuva. Se há 20 anos atrás, em 1989 as primeiras chuvas a sério ocorreram a 13 de Outubro, a partir daí, até final de Dezembro foi um fartote, coisa cada vez mais rara nos tempos que correm.
A coisa nao está nada boa, supostamente as condições são muito favoráveis e é o que se vê...Já o ano passado, a 11 de Outubro, uma cutoff muito semelhante a esta deixou 156mm de precipitação em pontos da baía de Cadiz em apenas 6h e ventos de 146km/h à passagem de uma SCM squal line. Isto tudo aqui bastante proximo.
Vejo o céu negro em todo o lado excepto aqui, onde o sol brilha e há poucas nuvens, aliás como é visivel no Sat24. Pode ser que mais para o fim da tarde haja algum fenómeno convectivo mais localizado (sérias dúvidas). Duvido porque os modelos tava o final da precipitação para a tarde de hoje. Enfim...
Calma eu tive a ver a evolução dos modelos nos anos mais chuvosos e atmosfera estava muito parecida com este ano.
Aquela depressão que em 89 deixou aquele cenário aqui no Algarve com 164 mm o mês em termos de depressões foi até bastante calmo tendo havido um São Martinho antecipado e depois sempre a bombar !!
Um Outubro relativante seco .. e um São Martinho antecipado costumam ser bom pronuncio para o que depois vem !!
Provavelmente estou errado .. mas foi isso que aconteceu nos anos mais chuvosos.
Houve alturas em que esteve dois meses sempre bombar
haja fé porque mais pessimistas do que eu e o Algarvio 1980 não existem
Évora e Beja em alerta amarelo. Diversas células espalhadas pelo Alentejo, com destaque para uma bem grande perto de Barrancos, ainda em Espanha. Aqui em Portel ouvem-se trovões ao longe, e o céu está muito prometedor.