Sismos Internacionais 2023

Continuam a ocorrer varias replicas

kZQ1mfh.png
 
Algumas imagens registadas através de drone. Tanta devastação. :(



_________________________________________________
Não está disponível.

Enviado do meu Lenovo TB-X306F através do Tapatalk
Eu consigo ver, não sei se acontece o mesmo com outros membros.
 
Última edição:
Como falaram na ocorrência de um pequeno tsunami causado pelo sismo, pensei que fosse realmente um registo do mesmo como era referido na publicação, mas só sabem enganar.
Apagado, obrigado pelo alerta @João Pedro :thumbsup:
Eu acho que esse tsunami foi em Chipre.
 
Cada vez mais trágico:

Mais de 11.200 mortos após sismos na Turquia e na Síria.​


image.jpg


Hoje às 08:17, atualizado às 11:39.

O número de mortos nos fortes sismos que atingiram na segunda-feira o sudeste da Turquia e a vizinha Síria aumentou para mais de 11.200, de acordo com um novo balanço provisório divulgado esta quarta-feira pelas autoridades.

Na Turquia, já foram registados 8574 mortos, anunciou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ao visitar a cidade de Kahramanmaras, onde foi registado o epicentro do sismo.

Na Síria, um país em guerra, foram retirados 2662 corpos dos escombros, mas os Capacetes Brancos (voluntários da proteção civil) nas áreas rebeldes disseram que há centenas de pessoas ainda sob os escombros de edifícios.

A Turquia envolveu mais de 60 mil pessoas em missões de resgate e salvamento, mas como as zonas devastadas são muito afastadas entre si torna-se difícil chegar a todos os pontos afetados.

Nas últimas horas, as televisões turcas noticiaram o salvamento de uma criança de três anos de idade que se encontrava desde segunda-feira sob os escombros de um edifício na cidade de Kahramanmaras, perto do epicentro. Poucas horas depois uma rapariga de 10 anos de idade foi retirada dos escombros da casa onde residia em Adiyaman.

Mesmo assim, os casos de salvamento de sobreviventes são raros, até porque as baixas temperaturas afetam de forma grave os sobreviventes assim como dificultam seriamente o trabalho das equipas de socorro.

Até ao momento mais de 12 países enviaram equipas de salvamento para a Turquia.


Ontem, e na CNN Portugal, um especialista em sismos fazia seu comentário e avaliação da situação, quando recebeu informação de um novo sismo acabado de ocorrer, mas em Israel ( 4.4 ) temendo assim que estejamos perante um início de uma crise sismica de dimensões desconhecidas, ou seja, toda a agitação naquela zona poderá desencadear novos e até violentos sismos noutros locais bastante afastados entre si.
 
Última edição:

SISMO TURQUIA - ATUALIZAÇÃO

08 de fevereiro de 2023 - Atualização de informação

No dia 6 de fevereiro 2023 ocorreram dois grandes sismos que atingiram a região entre a Turquia e a Síria.

O primeiro, às 01:17 UTC, com magnitude Mw7,8 [Mw- magnitude momento], ocorreu a cerca de 30 km de Gaziantep ( latitude 37,174°N e longitude de 37,032°E), a uma profundidade de 18 km. Este sismo localiza-se na região de intersecção de duas falhas transformantes, a Falha do Mar Morto, orientada norte-sul a nordeste-sudoeste, e a Falha Este Anatólia, orientada este-oeste. A primeira separa as placas Áfricana e Eurásia da Arábia (Ásia) e a segunda estabelece o limite sul da placa Anatólia (Turquia). Estas duas falhas intersectam-se formando um ponto triplo na superfície da Terra, neste caso um ponto triplo do tipo T-T-T (transformante-transformante-transformante).

Cerca de 9 horas depois, às 10:24 UTC, ocorreu um segundo sismo de magnitude Mw7,5 (latitude de 38,024°N e longitude 37,203°E) na Falha Este Anatólia, a 4 km sudeste da cidade de Ekinözü, e a cerca de 90 km a norte do primeiro evento, com uma profundidade de 10 km. Dado que as duas falhas são estruturas tectónicas diferentes, bem identificadas e muito antigas, o segundo sismo não se considera uma simples réplica do primeiro, mas um novo grande sismo provavelmente resultante do ajuste de forças resultante da libertação de energia e deformação do primeiro. A placa Anatólia (Turquia) é um bloco de crosta continental cuja movimentação é no sentido oeste, uma expulsão resultante da compressão geral de direção norte-sul da região.

Ambos os sismos tiveram um mecanismo de desligamento e de acordo com United States Geological Survey (USGS), o comprimento da ruptura é aproximadamente de 190 km e 120 km para os dois eventos, respetivamente. Ambos os sismos foram sentidos com uma intensidade máxima de IX (USGS), o que representa um nível de vibração classificado como violento com danos potenciais muito significativos.

O sismo Mw7,8 gerou um tsunami pequeno que foi registado nos marégrafos de Iskenderun e Erdemli na Turquia com uma amplitude máxima da onda de 17 cm. Foi disseminado um alerta de tsunami para toda a bacia Mediterrânica, que terminou passado 2horas do tempo de chegada das ondas.

O número de réplicas com magnitude acima de Mw6 foram 3 e ocorreram todas no dia 6 de fevereiro. Até hoje foram registados 753 eventos de menor magnitude, das quais 57 foram registadas pela rede sísmica do IPMA. De acordo com o catálogo EMSC-CSEM, ocorreram 31 sismos com magnitudes no intervalo [5.0, 5.9]. Segundo os media foram reportados pelo menos 8,574 mortos na Turquia, e 2,530 na Síria.

pbOqskv.png

Onben3j.png


IPMA
 
Última edição:

Moedas diz que Lisboa está "extremamente preparada" para um sismo.​


O presidente da Câmara de Lisboa disse, esta quarta-feira, que a capital portuguesa está "extremamente preparada" para a possibilidade de um sismo como o que aconteceu na segunda-feira na Turquia e na Síria, inclusive com um sistema de alerta de tsunami.

"Gostava de deixar aqui alguma tranquilidade sobre a preparação que Lisboa tem em relação a potenciais sismos, e todos nós sabemos que vivemos numa zona do país em que estes sismos podem acontecer. Como engenheiro civil e como alguém que trabalhou nesta área, a nossa cidade está extremamente preparada depois dos anos de 1980, infelizmente não nos bairros mais antigos, mas muito, muito, preparada em termos de engenharia e de construção", declarou Carlos Moedas (PSD).


Especialistas em engenharia sismica já alertaram na CNNPortugal que estamos a caminho de uma catástrofe, caso se produza um sismo como na Turquia ou pior, sendo que os danos em Lisboa ( como exemplo) seriam semelhantes ou piores que na Turquia, mas o Moedas diz que não, vamos esperar que não ocorra e, a ocorrer, que ele tenha razão e estejamos bem preparados, porque ele vai acontecer, é uma questão de quando e não se... :unsure:

Lisboa nem para chuvadas está preparada, e vai estar para um sismo de 7.8 , 8.0 ou mais graus? :unsure:

 
Última edição:

Moedas diz que Lisboa está "extremamente preparada" para um sismo.​


O presidente da Câmara de Lisboa disse, esta quarta-feira, que a capital portuguesa está "extremamente preparada" para a possibilidade de um sismo como o que aconteceu na segunda-feira na Turquia e na Síria, inclusive com um sistema de alerta de tsunami.

"Gostava de deixar aqui alguma tranquilidade sobre a preparação que Lisboa tem em relação a potenciais sismos, e todos nós sabemos que vivemos numa zona do país em que estes sismos podem acontecer. Como engenheiro civil e como alguém que trabalhou nesta área, a nossa cidade está extremamente preparada depois dos anos de 1980, infelizmente não nos bairros mais antigos, mas muito, muito, preparada em termos de engenharia e de construção", declarou Carlos Moedas (PSD).


Especialistas em engenharia sismica já alertaram na CNNPortugal que estamos a caminho de uma catástrofe, caso se produza um sismo como na Turquia ou pior, sendo que os danos em Lisboa ( como exemplo) seriam semelhantes ou piores que na Turquia, mas o Moedas diz que não, vamos esperar que não ocorra e, a ocorrer, que ele tenha razão e estejamos bem preparados, porque ele vai ocorrer, é uma questão de quando e não se... :unsure:

Eu digo que não estamos preparados para nada, tivemos a tragédia nos incêndios de 2017 e em poucos meses, repetiu-se a tragédia, nem sei se as casas têm realmente resistência sísmica, sendo Portugal o país dos chico-espertos aonde as leis são ignoradas e contornadas, temos o exemplo cabal em termos térmicos das nossas casas, que são um gelo no Inverno e um forno no Verão se as casas estiverem tão boas como em termos térmicos estamos lixados. Mais, há uns anos houve um alarme nas praias do Algarve devido a um "tsunami meteorológico" e a malta saiu da praia mas ficaram todos à espera da dita onda. Nós não temos cultura sísmica no país, sabemos que Lisboa e o Algarve são as regiões mais propícias para que algum dia ocorra algo destrutivo isso é a única certeza e será que os nossos hospitais estão preparados para resistirem a um sismo violento perante uma catástrofe destas, alguém já imaginou o que é ocorrer um sismo violento a SW de Sagres com um tsunami associado em pleno Agosto no Algarve com as praias repletas com um milhão de pessoas, aonde entre Faro e Tavira as praias só tem a saída por barco, alguém consegue evacuar todas as ilhas-barreira em tempo útil antes da chegada do tsunami. :unsure:

Dou este exemplo, no sismo de 12/02/2007 de 5.8, estava a fazer um exame na faculdade e ninguém meteu-se debaixo das mesas, ninguém saiu da sala, ninguém se mexeu do sítio, nada, se tivesse que cair teriamos ficado todos ali, então para que serve os simulacros que fazem nas escolas todos os anos, só servem para inglês ver, porque quando acontece na realidade ninguém liga nenhuma essa é a realidade portuguesa.
 
Última edição: