Sismos Portugal 2023

Precisamente, não há tempo e não há altitude em ilha barreira alguma para onde fugir. Nem imagino a catástrofe que será se o sismo ocorrer em plena época de verão.
E parece-me que isto pouquíssima gente quer pensar, porque vai acontecer e no estado actual de ocupação das ilhas não há pura e simplesmente solução.
Vejo ainda outro problema, que é o aviso pelas redes de comunicação pessoais (tlm) acontecer sem que depois ocorra mesmo um tsunami. O pânico por si só poderá fazer imensas vítimas. Que dilema esse para os responsáveis pela emissão de um tal aviso.
Nunca houve um simulacro nas ilhas barreira para essa situação ou colocam em cima da mesa que morrem todos. :unsure:

Com os incêndios em 2017 vimos o colapso das comunicações nessa área dos incêndios agora imagina isso acontecer em metade do país perante um sismo violento tudo a ligar vai ser lindo.

Fora, que em Portugal não sabemos se as construções são seguras ou não, existe legislação e essa será que é fiscalizada devia ser obrigatório todos os edifícios terem um certificado de sismicidade para as pessoas terem a noção da segurança das casas.

As ilhas barreira da Ria Formosa são de facto locais péssimos para se estar no caso de um violento sismo seguido de tsunami. Haveria no máximo uns 10/15 minutos entre o sismo e a chegada do tsunami e seria impossível evacuar as ilhas. Seria uma tragédia enorme se acontecesse em pleno Verão com as ilhas cheias de pessoal na praia. Um tsunami facilmente iria "varrer" as ilhas barreira, indo de seguida direito a Faro, Olhão, Tavira, etc, inutilizando o aeroporto pelo caminho.... Nem quero imaginar... :unsure:

Última edição:
As ilhas barreira da Ria Formosa são de facto locais péssimos para se estar no caso de um violento sismo seguido de tsunami. Haveria no máximo uns 10/15 minutos entre o sismo e a chegada do tsunami e seria impossível evacuar as ilhas. Seria uma tragédia enorme se acontecesse em pleno Verão com as ilhas cheias de pessoal na praia. Um tsunami facilmente iria "varrer" as ilhas barreira, indo de seguida direito a Faro, Olhão, Tavira, etc, inutilizando o aeroporto pelo caminho.... Nem quero imaginar...
Se o sismo ocorrer no verão centenas de milhares vão morrer, e acreditem em mim, a maioria das vítimas desta vez não serão em Lisboa. Tenho dito. :hmm:

Se o sismo ocorrer no verão centenas de milhares vão morrer, e acreditem em mim, a maioria das vítimas desta vez não serão em Lisboa. Tenho dito. :hmm:
No Verão, nas ilhas ou mesmo nas praias junto à orla costeira ia ser uma catástrofe e não meto na equação o que acontecerá nas cidades algarvias junto ao litoral.

Tive em Marraquexe em 2005 e adorei identifiquei-me com aquilo, com o povo marroquino duma simpatia, ver aquilo tudo destruído é um valente choque, já tem feito sismos em outras zonas do mundo mas nunca caiu-me a ficha, mas este caiu.

No Verão, nas ilhas ou mesmo nas praias junto à orla costeira ia ser uma catástrofe e não meto na equação o que acontecerá nas cidades algarvias junto ao litoral.

Tive em Marraquexe em 2005 e adorei identifiquei-me com aquilo, com o povo marroquino duma simpatia, ver aquilo tudo destruído é um valente choque, já tem feito sismos em outras zonas do mundo mas nunca caiu-me a ficha, mas este caiu.

Sendo que tu próprio foste dos primeiros a relatar aqui que sentiste o sismo que causou toda esta destruição... O facto do sismo ter sido sentido também por cá transmite uma sensação de proximidade assustadora e que nos põe a pensar "e a nossa vez, quando será ?"... :unsure:

Mais um sentido em Santa Bárbara hoje.

Fica aqui o comunicado.

Sismo sentido na ilha Terceira

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 07:55 (hora local = hora UTC), do dia 15 de setembro foi registado um evento com magnitude 2,3 (Richter) e epicentro a cerca de 2 km a NNW de Doze Ribeiras, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) na freguesia da Serreta (concelho de Angra do Heroísmo). O evento foi ainda sentido com intensidade III nas freguesias de Doze Ribeiras, Santa Bárbara, Cinco Ribeiras e São Bartolomeu (concelho de Angra do Heroísmo).

Este evento insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.

Fontes

CIVISA/IVAR