Tornados em Tomar/Ferreira do Zêzere/Sertã e Carvalhal Formoso - 7 Dezembro 2010

Pelas excelentes fotos que teem colocado dá para classificar o tornado como um F2, com a possibilidade de se ter atingido o patamar de F3 no periodo mais intenso, o que torna a designação, desde já totalmente incorrecta de" mini tornado", num termo completamente ridiculo face a situação ocorrida e á intensidade estimada;)

Um F3 numa escala que vai até F5 é um tornado bastante poderoso, com capacidade de destruir partes de casas, levantar camiões, arrancar arvores, etc...
Segundo estudos há em Portugal cerca de 1 a 3 tornados por ano, com a classificação maxima alguma vez atribuida de F3...os F3 representam uma percentagem muito reduzida das ocorrencias em Portugal, com a maioria a serem F1 ( muitas vezes trombas de agua) ou os inofensivos dust devils;)

Pelas 15:00 passei perto dessa localidade, pela estrada da serra, havia acumulação na berma.

Que vai de acordo com o observado aqui.

O engraçado é a estrutura do granizo ser bastante transparente ao contrário do habitual branco formado por sucessivas camadas de gelo. Este teve um arrefecimento bastante rápido, que entra em acordo com o sistema convectivo observado. O filme foi efectuado já no final do evento de precipitação.

Editado por um moderador:
Olhando para as imagens de radar de Espanha apesar da distância mas dado que tem actualizações de 10 min (ao contrário dos nossos) e sabendo que numa supercélula o mesociclone e tornado com este sentido de deslocação está localizado no hook echo, a sudoeste do rain/hail core (precipitação mais intensa com chuva e saraiva), e tendo o thunderboy avistado o mesociclone ainda sem Tornado em Alcanena pelas 14:00, o cardu pouco antes das 14:30 em Tomar avista já o Tornado, tendo faltado a electricidade/comunicações pelas 14:34 em Tomar, e finalmente o ac_cernax avistou o mesociclone a sul de Cernache do Bonjardim, acho que deve ter sido mais ou menos este o trajecto e talvez se tenha dissipado pela zona da Sertã, ressalvando contudo que os tornados não andam exactamente em linha recta nem sabemos se esteve ou não sempre no chão, provavelmente não, a supercélula pode ter gerado diferentes tornados ao longo do seu trajecto.
Mais coisa menos coisa deve ter sido algo deste género, talvez uns 35km :

Radar:

radarv.gif

Satélite:

79473532.gif

Bom trabalho Vince!:thumbsup:

É um grande registo, e eu como cada um de vós também gostaria de lá ter estado a registar e observar. Mas não me consigo alhear dos danos físicos e materiais, ainda para mais quando apanhou em cheio um infantário :(:(.

Que tudo se resolva rápido e todos se recuperem rapidamente é o que sinto aqui dizer!:sad:

Olhando para as imagens de radar de Espanha apesar da distância mas dado que tem actualizações de 10 min (ao contrário dos nossos) e sabendo que numa supercélula o mesociclone e tornado com este sentido de deslocação está localizado no hook echo, a sudoeste do rain/hail core (precipitação mais intensa com chuva e saraiva), e tendo o thunderboy avistado o mesociclone ainda sem Tornado em Alcanena pelas 14:00, o cardu pouco antes das 14:30 em Tomar avista já o Tornado, tendo faltado a electricidade/comunicações pelas 14:34 em Tomar, e finalmente o ac_cernax avistou o mesociclone a sul de Cernache do Bonjardim, acho que deve ter sido mais ou menos este o trajecto e talvez se tenha dissipado pela zona da Sertã, ressalvando contudo que os tornados não andam exactamente em linha recta nem sabemos se esteve ou não sempre no chão, provavelmente não, a supercélula pode ter gerado diferentes tornados ao longo do seu trajecto.
Mais coisa menos coisa deve ter sido algo deste género, talvez uns 35km :

Radar:

Satélite:

Vince tudo bem? por acaso podes me dizer onde arranjas-te a sobreposição de imagens do aemet no google earth? não encontro o link para fazer a sobreposição... Já agora sou da Sertã e a minha casa ( e outras tantas) ficaram sem telhas :(

Boa noite,

Tenho a indicação, nao confirmada ainda, que o vento arrancou azinheiras e o oliveiras a poente de Paialvo concelho Tomar/Torres Novas, o que bate certo com a mensagem de inicio em Alcanena neste forum..
Neste momento o vento uiva em Coimbra

Não fazia ideia que tinha acontecido "tanta coisa" aqui tão perto...
Eu como moro na parte sul de Alcanena (apesar de ter um vista bela para a serra :p ) apenas apanhei com uns míseros 5mm e nada de granizo.
Curioso é que já é o 2º evento deste tipo que passa aqui desde 2007...

Pequena pergunta, aquilo na imagem de satélite(dentro do circulo) não é um overshooting top?

Encontrei este site por acaso. Estou impressionado com a precisão dos primeiros relatos do Cardu e companhia. Aquele alerta, minutos antes e a imagem de satélite....espectacular...PARABÉNS!!!!!!

De facto espectacular...O instituto de meteorologia não devia ter um sistema de alerta para os meios de comunicação? será que eles viram o que o cardu viu?

Vince tudo bem? por acaso podes me dizer onde arranjas-te a sobreposição de imagens do aemet no google earth? não encontro o link para fazer a sobreposição... Já agora sou da Sertã e a minha casa ( e outras tantas) ficaram sem telhas :(

Lamento pelos teus danos.
Em relação ao radar da AEMET, não conheço nenhum overlay para o google earth desde que eles mudaram a forma com que fornecem as imagens há já um ou dois anos o que dificultou fazer a coisa, pelo menos de forma automática.
Esta animação fui eu que fiz manualmente e respectivo overlay. De qualquer forma, como desde há poucos dias atrás a AEMET passou a fornecer publicamente os ficheiros em bruto dos radares, tenho a certeza que nos próximos tempos vão aparecer muitos produtos desses.