1337
Cumulonimbus
Fogo, deu para ter uma ideia do que passam nos EUA![]()
este tornado é um mini tornado para o pessoal de la
![Wink ;) ;)](/forum/styles/meteopt/smilies/wink.gif)
Fogo, deu para ter uma ideia do que passam nos EUA![]()
este tornado é um mini tornado para o pessoal de la![]()
Chuva forte e vento forte. Uma especie de "tornado" causou prejuizos aqui no concelho.
Inundações, telhados que voaram, estradas cortadas, arvores no meio do chão..etc..
http://www.radiocaria.com/noticias/ultima-hora/1022-ultima-hora-tornado-destroi-em-belmonte.html
in http://www.radiocaria.com/noticias/ultima-hora/1022-ultima-hora-tornado-destroi-em-belmonte.html
in http://www.radiocaria.com/noticias/ultima-hora/1022-ultima-hora-tornado-destroi-em-belmonte.htmlÚltima Hora-Tornado destrói em Belmonte. Vento forte, muita chuva, que em poucos minutos deixou um rasto de destruição esta tarde de terça-feira, 7 de Dezembro, no concelho de Belmonte. Tudo aponta para que tenha sido um "tornado" que com alguma intensidade afectou as localidades de Carvalhal Formoso e Inguias tendo destruído quase por completo o armazém da empresa Carjol de Carvalhal Formoso, tendo provocado graves danos em três habitações, foram arrancados postes de electricidade e telefones, bem como árvores de grande porte.
Várias estradas ficaram encerradas ao trânsito e conta quem viu que "por mais anos que tenha nunca vi nada assim", afirmavam estas testemunhas no local e que terão assistido à passagem deste fenómeno da natureza.
Este tornado no concelho de Belmonte deixou para trás um rasto de destruição.Na primeira análise dos Bombeiros, António Leitão, o Comandante da Corporação belmontense ficou totalmente surpreendido "não era espectável que um cenário destes pudesse atingir o nosso concelho", afirmou e consciente de que "haverá agora muitas horas e muito trabalho pela frente", sublinhava a observar os destroços que o tornado deixou para trás.
Três habitações afectadas, um armazém desta empresa de manutenção de estradas destruído, máquinas, gradeamentos, portões, dezenas de árvores arrancadas, veículos que sofreram danos, que segundo testemunhas no local "foi tudo levantado pela força deste tornado”.
Esta tarde, para além deste prejuízos no concelho de Belmonte, fica ainda marcada por outras noticias que dão conta da passagem de tornados no centro do país, neste caso os casos mais preocupantes eram dados a conhecer em Tomar e Ferreira do Zêzere.
in Jornal de NoticiasChuva e vento danificam duas casas em Belmonte
Duas habitações foram hoje, terça-feira, à tarde danificadas pela chuva e vento intenso em Carvalhal Formoso, Belmonte, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco.
Segundo a mesma fonte, não há registo de feridos nem desalojados e a intempérie não está relacionada com outra registada a sul, entre Tomar e Sertã.
De acordo com fonte dos Bombeiros Voluntários de Belmonte, o mau tempo abateu-se sobre Carvalhal Formoso pelas 16.30 e levou ainda à queda de árvores e vegetação sobre algumas estradas.
A ligação entre Caria e Sabugal chegou mesmo estar cortada, com elementos da corporação "ainda no local", acrescentou à agência Lusa.
Os bombeiros prestaram ainda auxílio em casos de pequenas inundações.
Na Covilhã, chuva muito forte com trovoada entre as 15:00 e as 16:00 inundou diversas ruas, dificultando o trânsito, e impediu a circulação pedonal nalgumas vias mais inclinadas que se transformaram em autênticos rios.
Os bombeiros da cidade foram chamados a acudir a quatro inundações, disse fonte da corporação.
"Este vídeo foi removido pelo utilizador" ?!
O Forum foi citado na notícia do Público:
http://www.publico.pt/Local/tornado-fez-40-feridos-em-portugal_1470004?p=1
(...) porta-voz do Instituto de Meteorologia, Patrícia Marques, foi cautelosa quando admitiu que se tratou de um tornado porque, embora pareça mais frequente, um tornado “não é um fenómeno típico do nosso país”, diz a mesma responsável. O melhor método de confirmação é o reconhecimento visual. E não faltaram fotografias e vídeos na Internet, pouco depois.
A dúvida agora está na intensidade. Na escala de Fujita, que classifica os tornados de F0 a F5, segundo os estragos que provocam, o que se sentiu em Tomar foi um F2 (velocidade de vento entre 182 e 252 km/h). No site do fórum MeteoPT (www.meteopt.com), por onde passaram os media e centenas de pessoas à procura de informações, fotografias e vídeos do que aconteceu ou mapas meteorológicos, houve quem admitisse tratar-se de um F3 (ventos de 253 a 333 km/h). Mas para chegar a conclusões serão necessários mais dados. (...)
![]()