Crazyrain
Nimbostratus
Eu devo dizer que não conheço o Parque de ponta a ponta, mas as zonas que conheço não me parecem reunir condições para a presença do urso. Quanto à presença excessiva de turistas, é um problema grave de gestão que há em Portugal, o de não se limitar o número diário de entradas em áreas muito sensíveis. Parece que no ano passado, se a memória não me falha, esse limite passou a existir nas Berlengas. A última vez que estive no Parque foi em 2014 ou 2015. Fiquei chocado com a quantidade enorme de invasoras, nomeadamente mimosas e acácias,em torno da Vila do Gerês, e com o excesso de turistas na Mata da Albergaria. Aquela fronteira internacional, aberta no Governo de Marcelo Caetano, não deveria existir naquele local. Felizmente não se chegou a fazer o que fizeram na Serra da Estrela, o Estado Novo ainda quis pôr uma estrada a cortar o maciço central do Gerês.
Essa zona do vale do Gerês é um problema antigo de difícil solução . Por outro lado , e paradoxalmente , a maioria do turismo concentra - se nessa zona e deixa um pouco o resto do parque em paz .
Eu conheço muito bem o PNPG e ainda existem algumas zonas remotas com bosques bem preservados e ainda com corredores de ligacao à Galiza , podendo fazer um bom interface entre o nosso país e a Galiza . E ainda com algumas zonas quase inacessíveis , o que ajuda bastante .
Eu destacaria duas zonas : o planalto da Mourela , na região de Pitões das Júnias . E o Planalto de Castro Laboreiro . Esta região do PNPG tem sido muito esquecida , por um lado ainda bem , mas por outro lado , poucas pessoas têm tomado consciência do ecossistema ainda bem preservado nesta região . Por um lado , tem Carvalhais com muitas linhas de água algo extensos e bem preservados , com um território muito acidentado , que dificulta o movimento e a presença humana . E ainda com 2 bons corredores naturais de ligacao quer à Galiza quer ao sistema montanhoso serra d' Arga / Corno do Bico / Portela do Extremo ( este sistema montanhoso tem ainda preservadas muitas condições naturais e é um um bom corredor natural de ligação entre as duas zonas . Aliás , tem sido a partir deste corredor que os lobos têm vindo a recolonizar naturalmente a serra da ' Arga e as regiões montanhosas de Paredes de Coura e Vila Verde ) .