Esse apicultor vai ser indemnizado, já os prejuízos causados por muitas pessoas contra a natureza, mesmo dentro de áreas protegidas, é que nunca serão contabilizados.
Esse apicultor vai ser indemnizado, já os prejuízos causados por muitas pessoas contra a natureza, mesmo dentro de áreas protegidas, é que nunca serão contabilizados.
A Sierra de Culebra, tem continuidade em Portugal e entre essas populações de urso e Portugal, tanto quanto sei, só existe praticamente matagal, florestas, cursos de água e caminhos de terra batida.
Não sei se existe enquadramento legal para este tipo de indemnização
Infelizmente, não deve tardar muito a que o urso aparece morto... Já arranjaram forma de o tornar um "criminoso"...
Neste tipo de situação os técnicos do Parque deveria sensibilizar os apicultores para colocar redes de protecção em torno das colmeias, aliás os nossos antepassados sabiam muito disso e protegiam o mel. Nós não sabemos se este exemplar vai ou não ficar mas mesmo que não fique podem vir mais nos próximos anos e convém preparar. Por experiência própria sei como funciona o mundo rural em Portugal, há pessoas que nestas situações preferem comprar um veneno qualquer do que gastar dinheiro numa rede. Há uns tempo li um caso sobre o lince em Mértola, havia gado a desaparecer e já se dizia que era o pobre do lince, afinal graças a uma câmara ficou-se a saber que era um cão vadio.
Sei que na serra algarvia volta e meia vão à caça à raposa ilegalmente. Isto porque as raposas atacam as capoeiras, mas será necessário matar os bichos? Não é, basta colocar rede metálica na capoeira e base de cimento, para não fazerem uma toca. Felizmente já começam a ter receio de pôr venenos, não gosto nada dos tiques animalistas do PAN, abomino o animalismo e sou ambientalista, mas uma coisa boa de leis recentes é que muita gente já tem receio de deixar venenos para animais.
Quando estive no Gerês notei que o gado está por vezes dentro de cercas de pedra muito baixas, ao «abandono», é natural que assim um lobo faminto salte facilmente aquela cerca. Bastaria subir com rede, tão simples. Quem julga que só os animais bravios do mato atacam está muito enganado. Os gatos vadios da minha zona já me mataram carradas de patos e pintos ao longo dos anos, só para dar um exemplo.
Aquele rede que vi na reportagem, em torno do apiário, é muito fraquinha, não admira que o urso tenha deitado aquilo abaixo. Terá de ser rede mais forte, com suportes metálicos e arame farpado em cima. O efeito estético é terrível, mas é um mal necessário para não termos depois histerias. O título dominante não é em torno do regresso do urso, mas sim sobre o facto do urso ter comido 50 kg de mel...
Pois aqui há um má gestão dos dinheiros públicos.
As câmaras andam a gastar milhões em paliçadas estúpidas que não deveriam existir pois arrasam com os objectivos de preservação dos locais em causa... quando uma ínfima parte desse dinheiro poderia ser agora usado para proteger as colmeias no Parque de Montesinho.