Boas.
Como disse ontem no seguimento sul, hoje era dia de horta. Após a chuva que caiu ontem tinha que aproveitar para lavrar o terreno para novas plantações...
Eu a pensar que seria um grande dia de trabalho mas, no entanto, tive de adiar tudo... Assim que comecei a cavar vi que 6 a 8 cm abaixo do nivel da terra estava tudo seco..
O meu pai ainda ligou a motoenxada mas o pó era tanto que não é viável qualquer sementeira neste momento. Cavei à mão uma pequena área mais húmida mas a maior parte do terreno fica à espera que venha mais chuva.. Segundo a minha avó, até choveu bem durante 1 hora lá, mas pelos vistos não foi o suficiente para molhar a terra como deve ser. A única explicação que vejo é que como a chuva foi mais intensa escorreu toda pela superfície, não dando tempo de infiltrar lentamente a niveis inferiores
Qualquer sementeira ou plantação neste momento ainda requer rega e não tenho água para isso pois o poço está no limite e ainda vai ter que aguentar mais umas semanas (espero eu ser apenas algumas semanas) para regar as árvores de fruto...
Aproveitei também para dar uma vista de olhos pela azeitona mas a situação é terrível. Em 26 anos de vida não me lembro de ter tão pouca azeitona e até os mais antigos, como o meu tio-avô com 90 anos, não se lembra de ter tão pouca e tão ruim azeitona nos seus olivais. Nem a azeitona das variedades para conserva e retalhar têm azeitona...
Curiosamente a variedade que ainda se safa é a variedade "galega", conhecida pela sua adaptação ao nosso clima, mesmo em situações mais extremas, e que infelizmente nos últimos anos tem sido substituída por variedades espanholas que requerem muito mais água para serem produtivas. Por algum motivo os olivais antigos mais tradicionais eram compostos maioritariamente por azeitona "galega", pois os mais antigos sabiam que havendo chuva ou não tinham sempre algum azeite para o seu sustento