algarvio1980
Furacão
Até onde vai a estupidez humana é impressionante como é possível alguém ter ideias tão parvas como plantar abacateiros, (que é uma cultura muito exigente em água) na região sul do país que é precisamente onde chove menos que grandes inteligências! não haja dúvida.
Uma cultura em que se deveria apostar nesta região é por exemplo a figueira da índia(cacto) que dá uns figos maravilhosos (figos da índia) uma cultura muito resistente á falta de água e que requer muito pouca manutenção.
Com este fruto pode fazer-se doce, licor, bolachas, bolos, comer em fresco,usar as sementes para fazer óleos essenciais,a flor para o chá etc
Já para não falar do caule da planta que removendo os espinhos pode utilizar-se para fins medicinais e mesmo para alimentação humana(cozinhado) ou animal por exemplo (vacas,cabras,ovelhas).
Ainda ontem, passei na estrada entre Moncarapacho para Alfandanga e fiquei parvo, os terrenos que tinham amendoeiras, foram todas arrancadas e plantaram centenas de laranjeiras.
Aliás, no terreno que tenho com alfarrobeiras já fui aliciado a plantar outra coisa e até fundos europeus prometeram, mas outra plantação dá muito trabalho, as alfarrobeiras não dão trabalho nenhum, no ano passado deu mais trabalho devido ao tornado que lá passou mas deu uma valente ajuda na lenha seca que tinham, para além disso, a farroba tem aumentado de preço nos últimos anos, se fosse há uns anos é que pagavam 5€ por arroba, agora com 10€/12€ por arroba não compensa.
Na zona de Alcoutim existem alguns projectos para plantação dessa pita, mas agora com a loucura das laranjeiras e abacateiros que se vê não sei não.
Os camones adoram apanhar os figos com as mãos, pior é depois.