O mal comeca logo nas escolas. Nao faltam portugueses que nao sabem o que e um carvalho. Mesmo no Norte do pais.
A produção de diospiro deste ano está a terminar, mas o licor do próximo ano está a começar...
Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk
Olá Pedro tudo bem? Sim estes são dos moles... ficam em aguardente e mais tarde faz-se uma calda de açúcar que se junta... deixa-se passar o tempo, vai-se provando e ajustando. O licor de dióspiro do ano passado já desapareceu... este e o de murta são os preferidos cá de casa. Também fizemos de araçás, feijoa, framboesa e medronho...Nunca tinha visto, como é que fazes trituras os dióspiros, e depois juntas-lhe aguardente de fica aí no garrafão a fermentar.
Olá Pedro tudo bem? Sim estes são dos moles... ficam em aguardente e mais tarde faz-se uma calda de açúcar que se junta... deixa-se passar o tempo, vaise provando e ajustando. O licor de dióspiro do ano passado já desapareceu... este e o de murta são os preferidos cá de casa. Também fizemos de araçás, feijoa, framboesa e medronho...
Primeiro dia da apanha da azeitona... Com chuva é mais difícil mas rendeu bem. Amanhã continuamos.
Eu não uso varejadoura. As oliveiras precisavam ser cortadas, por isso depois fomos tirando as azeitonas em cima dos panos.Já tens aí um bom início de colheita de azeitona, é verdade com a chuva todo o trabalho fica muito mais demorado e perigoso ao mesmo tempo, se bem que para quem tem as varejadouras é indiferente pois não precisam de subir á oliveira, por uma escada.
Eu não uso varejadoura. As oliveiras precisavam ser cortadas, por isso depois fomos tirando as azeitonas em cima dos panos.
Aqui não. Não vejo as pessoas por aqui a usarem varejadouras... é tudo manual.Então estás como eu, por cá toda a colheita é de forma manual, já pensei em comprar uma varejaroura, mas é um equipamento que só tem uso uma vez por ano, e depois fica o resto do tempo encostada lá num canto, e também tinha de ter muitas mais oliveiras para rentabilizar a compra.
Mas cada vez mais o olival tradicional, está a ficar mecanizado, cada vez se ve menos pessoas a colher de forma manual, pois é um trabalho moroso, e as pessoas como tem os seus trabalhos tem de fazer a apanha nas suas férias ou aos fim-de-semana.
Terminámos hoje ás 13h... apanhámos 221Kg de azeitona que renderam 15 litros de azeite.Primeiro dia da apanha da azeitona... Com chuva é mais difícil mas rendeu bem. Amanhã continuamos.