Astronomia e Ciências Espaciais 2024

• Thread starter Thread starter Orion
  • Data de início Data de início
O cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) a que já lhe chamam o "cometa do século" veio fazer uma visita após 80 mil anos desde a última aparição. Prevê-se que seja observável a olho nu em breve.

Visível mais ou menos a partir de agora.

Pelo Porto impossível ver/fotografar, o horizonte está cheio de nuvens altas que tapam tudo.

A janela de oportunidade é curta, não tarda desaparece no horizonte.

Quando vi as nuvens altas a avançar ao longo do dia, pensei logo que iam tapar a observação do cometa, precisamente na hora mais favorável.

Mesmo que não fosse visível a olho nú, com uma exposição mais longa, lente na abertura máxima ( uns f 2.8 ou f 4 conforme a capacidade ) e boa aproximação, deveria dar para ver sobre o horizonte.

Última edição:

Visível mais ou menos a partir de agora.
Impossível ver no meio das luzes da cidade, apesar do céu estar limpo.

Sugestão para quem vive na AML: Peninha na Serra de Sintra. Visível com certeza 100% se o céu estiver limpo, além de ter o melhor pôr-do-sol da zona da AML.

Eu aqui tenho céu limpo e também não consigo ver :(.

EDIT:
Só vejo a lua e o que me parece ser o planeta vénus.

Sim tenho a lua quase por trás de mim e tenho venus de frente para mim! Mas a nebulosidade é alguma… paciência… daqui a 80 mil anos tentamos novamente!!!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mesmo com a poluição luminosa inerente a uma área metropolitana, o Cometa Tsuchinshan–ATLAS foi visível hoje, por volta das 20h, aqui na Margem Sul do Tejo.

Estes foram os registos possíveis aqui da minha janela. ;)

2024.10.13 - 195434 (NIKON D850) [MA_LS].webp

2024.10.13 - 200626 (NIKON D850) [MA_LS].webp

Última edição: