member: 3907"]Economicamente , o eucalipto só tem algumas vantagens a curto prazo .
A longo prazo , não tem nenhuma : provoca a erosão dos solos , que por sua vez arrasta as terras e as inutiliza para cultivo , alem de desaparecer o estrato vegetal .
Ah , e outra coisa , o facto de Portugal ser normalmente a área da Europa com mais área ardida e ser a que tem mais eucaliptal nao ocorre por acaso , ha uma relação direta entre estes dois fatores .
Os críticos costumam dizer que os carvalhos e sobreiros também ardem , claro que sim , tudo e suscetível de arder , mas presenciem um incêndio numa mata de carvalhos e num eucaliptal ( que já foi o meu caso ) e vejam a diferença . Num eucaliptal , e aterradora a forca de propagação do incêndio , tal como o barulho que faz e os focos de incêndio que vão surgindo .E depois do incêndio tudo desaparece , exceto o eucalipto .
Para a próxima vez que for noticiado que Portugal e o pais da Europa com
Maior arárea ardida , a noticia deveria ser dada assim : " Portugal e o pais da Europa com maior área ardida , em grande parte relacionado com o facto de ser também o pais da Europa com maior numero de eucaliptos . "[/QUOTE]
O que eu queria dizer que depois do incêndio tudo desaparece exceto o eucalipto e que no decorrer do incêndio , o eucalipto fica totalmente
Calcinado como nenhuma outra arvore , mas depois floresce extraordinariamente como nenhuma outra arvore .
E de registar que foi a fantástica capacidade do carvalho em resistir ao fogo que possibilitou que a mata do Cabril no PNPG não fosse totalmente aniquilada , salvo erro , em 2009 .
Esse que foi um dos maiores desastres ecológicos das ultimas décadas em Portugal e e pouco falado . Arvores centenárias numa floresta praticamente virgem desapareceram para sempre , mas podia ter sido evitado , lembro - me do apelo quase diário dos bombeiros a pedir reforços mas nada . Provavelmente , como sempre , os meios deviam estar todos a combater incêndios em eucaliptais .
Só para ter uma ideia do desprezo ( e uma palavra forte mas não ha outra ) que o Estado tem pelo nosso patrimônio natural .