Biodiversidade

• Thread starter Thread starter psm
  • Data de início Data de início
Milhafre?

Vi o esta manhã aqui na zona.

u5FpedE.jpg

Boa noite. Alguém me sabe dizer qual é a espécie deste passarinho bebé?
kUrWWH5.jpg

9DI1L9S.jpg

zkZwzUO.jpg

• Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87
Já agora, se alguem conseguir identificar o tipo de ave de rapina que apresento no meu post acima, ficava bastante agradecido.
Obrigado.

Quercus alerta para o aumento da autorização de eucaliptais pelo ICNF
Caso em Torres Novas com plantação de eucaliptos que viola a legislação de protecção ao sobreiro
http://www.quercus.pt/comunicados/2...mento-da-autorizacao-de-eucaliptais-pelo-icnf

Nem sei que dizer, até tenho vergonha que isto aconteça no meu concelho, quem é que se lembra de plantar eucaliptos debaixo de sobreiros com décadas, e ainda por cima mobilizar solo debaixo dos mesmos.
E nao se lembrarem de os arrancar logo pela raiz, para terem mais espaço, isto por aqui vale tudo, ninguem se interessa pelas leis/árvores protegidas, e ás vezes quando aparecem as autoridades, já é tarde demais, ou seja já estão arrancados, só mesmo em Portugal.

• Gosto
Reactions: StormRic e Thomar
vou perguntar a um primo meu que deve saber.. assim que me responda, partilho.. ;)

Boas no facebook existe um grupo que se chama Aves de portugal Continental, metam lá as fotos que lá existe pessoal que ajuda a identificar qual é a espécie.

https://www.facebook.com/groups/121307984660183/?ref=ts&fref=ts

Obrigado pela ajuda, andei a pesquisar, estou inclinado para o falcão peregrino.

http://nunoalmeidasantos.fotosblogue.com/137889/Falcao-Peregrino/

• Gosto
Reactions: Névoa
Portugal já e o pais do mundo com a
Maior área de eucalipto .

Algo que nos deveria envergonhar a todos !:suicidio:

Não sou defensor nem atacante do eucalipto...
Mas isto dito assim não é verdadeiro.
1º ter-se-á que distinguir países com eucalipto com vegetação autóctone dos outros. Mesmo pensando nos países com exemplares do género eucaliptus spp plantados intensivamente ou não, ter-se-á que apurar várias parcelas, de acordo com os critérios internacionalmente aceites de Inventário Florestal.

Um eucaliptal dá lucro ao fim de uma década, mas um sobreiral quando já está mais desenvolvido também dá lucro de 9 em 9 anos.

Vejo que nos concelhos do chamado Pinhal Interior, depois dos grandes incêndios da década passada, voltaram ao pinheiro e ao eucalipto. Ora o sobreiro tem muito potencial naquela região, e com as mortes maciças de sobreiros no Sul o Pinhal Interior poderia ser uma alternativa para manter a produção de cortiça em Portugal. Já falei com um Engenheiro Florestal da Quercus há uns anos que concordava comigo neste ponto, o sobreiro está mal aproveitado na região Centro e no longo prazo daria mais retorno que o eucalipto e o pinheiro.

Por algum motivo em termos relativos o eucalipto tem menos sucesso em Espanha, por que será?

A questão aqui é puramente económica. Enquanto num sobreiral a valor de cortiça amadia, de boa qualidade, for de 25 a 30 euros a arroba (metade de há 10 anos atrás) economicamente não vale a pena investir em sobreirais/montados, porque se perde dinheiro. A fileira da cortiça é um oligopólio constituído e que impõe no mercado os valores que vai pagar. Nestas circunstâncias, só vale apena gerir montados já constituídos e não uma plantação inicial.
Ou seja, o produtor florestal está num beco sem saída em Portugal, tem poucas opções viáveis se quer viver da produção florestal, já que nem o sobro nem pinho são opções rentáveis actualmente.
E o eucalipto também já teve melhores dias...

O Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) está a autorizar a plantação de cada vez mais eucaliptais. O alerta é dado pela Quercus, que defende que o aumento das autorizações para plantar este tipo de árvores – decorrente do novo regime de arborização – comprometem o ordenamento do espaço rural.

O caso mais recente detectado pela organização ambientalista decorre em Meia Via, no concelho de Torres Novas, onde o ICNF autorizou a plantação de 13,41 hectares de eucaliptal. Segundo a Quercus, a arborização com eucalipto está a ocorrer num terreno com sobreiros, localizado parcialmente em Reserva Ecológica Nacional, e onde estavam a ser plantados eucaliptos debaixo dos sobreiros protegidos.

http://greensavers.sapo.pt/2015/06/...rizacoes-para-plantar-eucaliptos-em-portugal/

O Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) está a autorizar a plantação de cada vez mais eucaliptais. O alerta é dado pela Quercus, que defende que o aumento das autorizações para plantar este tipo de árvores – decorrente do novo regime de arborização – comprometem o ordenamento do espaço rural.

O caso mais recente detectado pela organização ambientalista decorre em Meia Via, no concelho de Torres Novas, onde o ICNF autorizou a plantação de 13,41 hectares de eucaliptal. Segundo a Quercus, a arborização com eucalipto está a ocorrer num terreno com sobreiros, localizado parcialmente em Reserva Ecológica Nacional, e onde estavam a ser plantados eucaliptos debaixo dos sobreiros protegidos.

http://greensavers.sapo.pt/2015/06/...rizacoes-para-plantar-eucaliptos-em-portugal/

É verdade, eu já tive conhecimento deste caso á uns meses atrás, mas só agora é que tem sido destacado na imprensa, este caso até foi discutido em assembleia municipal, mas só contou com um voto contra, por este andar nao sei onde é que vai parar estas novas plantaçoes de eucaliptos.

Link do partido local, que votou contra: https://www.facebook.com/Bloco.TorresNovas/posts/455107514650942

No NO da Península Ibérica , o eucalipto esta a tornar - se uma especie autoctene . Cresce espontaneamente juntamente com as especies locais .

Um dos problemas do mundo rural e a falta de estrategia e planeamento , as pessoas da zona não tem nenhuma adoração pelo eucalipto , a falta de melhor planta - se o eucalipto . As pessoas tentam sobreviver econômicamente , o Estado ( as vezes pergunto - me para que diabo pago impostos ) e que se demita das suas responsabilidades , não querendo ver o perigo que a proliferação dos eucaliptos representa para a biodiversidade , incêndios , desertificação e ciclo da agua . Era como se existisse uma bomba numa serie de edifícios colocados estrategicamente e prontas a detonar e as autoridades ignorassem . Esta comparação irônica representa o risco que a plantação descontrolada de eucaliptos representa já e , a longo prazo , paradoxalmente , vai tornar Portugal um pais mais pobre .

Como eu gostava que a ideia que esteve em cima da mesa a uns bons anos atras na Comissão Européia de apoiar os privados na plantação de bosques autoctenes ( enquadrado no combate as alterações climáticas) tivesse prosseguido . Mas , claro , as boas iidéias vão sempre para a gaveta .