Parece que em Lisboa se tem abatido árvores por tudo e por nada, que tanta vida e sombra dão principalmente agora neste dias tórridos, aos nossos jardins portugueses. Já existe alguns abaixo-assinados a decorrer para fazer mudar certas atitudes dos nossos governantes.
Várias espécies de árvores tem sido dizimadas pela nossa capital, momeadamente freixo entre outras.
Já sabemos que por vezes devido á sua altura podem meter em perigo pessoas e bens, devido á sua sanidade e também á condições climatéricas, mas isso serão o menor dos casos certamente.
A primavera lisboeta viu o chilrear dos pássaros ser abafado pelo barulho das motosserras. Em vários bairros, tem-se assistido a aparatosas operações de poda e corte de árvores, algumas com décadas. As juntas de freguesia, que ganharam competências nesta área mas delegam os trabalhos em empresas, argumentam com a segurança pública. Mas há cada vez mais vozes a criticar o que consideram ser “um massacre”. Também são muitos os que acusam as juntas de incompetência e dizem que os interesses económicos suplantam a possibilidade de curar as árvores doentes.
http://ocorvo.pt/2015/05/14/por-que-estao-tantas-arvores-muito-antigas-a-ser-cortadas-em-lisboa/
http://www.publico.pt/local/noticia...ario-verde-em-lisboa-motiva-protestos-1694523
http://leitor.expresso.pt/#library/...ros-alertas-para-abate-de-arvores-sao-de-2008
Eu sempre fui contra a podas e cortes mal elaborados, acho que quem nao percebe do assunto, vale mais procurar ajuda de alguém especializado no assunto, e estes funcionárias das autarquias será que tem alguma formação para elaboraram essas podas. Até porque as árvores ficam em sofrimento durante muito tempo, por que nao conseguem cicatrizar esses cortes por onde depois acabam por entrar doenças e fungo, levando-as á sua morte.