No NO da Península Ibérica , o eucalipto esta a tornar - se uma especie autoctene . Cresce espontaneamente juntamente com as especies locais .
Um dos problemas do mundo rural e a falta de estrategia e planeamento , as pessoas da zona não tem nenhuma adoração pelo eucalipto , a falta de melhor planta - se o eucalipto . As pessoas tentam sobreviver econômicamente , o Estado ( as vezes pergunto - me para que diabo pago impostos ) e que se demita das suas responsabilidades , não querendo ver o perigo que a proliferação dos eucaliptos representa para a biodiversidade , incêndios , desertificação e ciclo da agua . Era como se existisse uma bomba numa serie de edifícios colocados estrategicamente e prontas a detonar e as autoridades ignorassem . Esta comparação irônica representa o risco que a plantação descontrolada de eucaliptos representa já e , a longo prazo , paradoxalmente , vai tornar Portugal um pais mais pobre .
Como eu gostava que a ideia que esteve em cima da mesa a uns bons anos atras na Comissão Européia de apoiar os privados na plantação de bosques autoctenes ( enquadrado no combate as alterações climáticas) tivesse prosseguido . Mas , claro , as boas iidéias vão sempre para a gaveta .