Biodiversidade

• Thread starter Thread starter psm
  • Data de início Data de início
No NO da Península Ibérica , o eucalipto esta a tornar - se uma especie autoctene . Cresce espontaneamente juntamente com as especies locais .

Um dos problemas do mundo rural e a falta de estrategia e planeamento , as pessoas da zona não tem nenhuma adoração pelo eucalipto , a falta de melhor planta - se o eucalipto . As pessoas tentam sobreviver econômicamente , o Estado ( as vezes pergunto - me para que diabo pago impostos ) e que se demita das suas responsabilidades , não querendo ver o perigo que a proliferação dos eucaliptos representa para a biodiversidade , incêndios , desertificação e ciclo da agua . Era como se existisse uma bomba numa serie de edifícios colocados estrategicamente e prontas a detonar e as autoridades ignorassem . Esta comparação irônica representa o risco que a plantação descontrolada de eucaliptos representa já e , a longo prazo , paradoxalmente , vai tornar Portugal um pais mais pobre .

Como eu gostava que a ideia que esteve em cima da mesa a uns bons anos atras na Comissão Européia de apoiar os privados na plantação de bosques autoctenes ( enquadrado no combate as alterações climáticas) tivesse prosseguido . Mas , claro , as boas iidéias vão sempre para a gaveta .
Concordo plenamente contigo, eu ainda na semana passada durante uma caminhada, tive a honra de descansar á sombra de vários exemplares de carvalho, mais do que centenários, alguns são precisos duas a tres pessoas para lhe "abraçar os seus troncos. Agora eu acho que só temos a agradecer aos nossos agricultores antigos que as plantaram, e será que daqui a umas décadas, os nossos filhos, netos, bisnetos.. nos agradecem por uma bela árvores que lhes possa fazer sombra no futuro, acho que nao com certeza, porque por este caminho só lhe "vamos" deixar eucaliptos, que nem para fazer sombra prestam, a nao ser que nunca seja cortado.

• Gosto
Reactions: StormRic e james
Boa noite. Alguém me sabe dizer qual é a espécie deste passarinho bebé?
kUrWWH5.jpg

9DI1L9S.jpg

zkZwzUO.jpg

Não parecer ser uma cria, o bico não tem aqueles tons amarelados.

Existem canários com a mesmo padrão / cor de plumagem.
Mas a mim parece-me ser um primo afastado do canário, uma ave portuguesa chamada serino "serinus, serinus" ou chamariz:

http://www.avesdeportugal.info/serser.html

• Gosto
Reactions: boneli e Mr. Neves
Obrigado pela ajuda, andei a pesquisar, estou inclinado para o falcão peregrino.

http://nunoalmeidasantos.fotosblogue.com/137889/Falcao-Peregrino/

Também tenho esta impressão, mas sou completamente leiga e inculta nesta área. Adoro os Strigiformes e Falconiformes e acredito que saiba classificar alguns mochos e corujas, mas falcões acho mais difícil. A minha ideia é que o milhafre, que já não é um Falconiforme, seria uma ave mesmo grande, enquanto que os falcões são de médio porte, talvez mais ou menos como uma gaivota. As águias podem ser do mesmo tamanho de um falcão, e muitas vezes maiores, mas hmmm... o olhar delas é diferente, não sei dizer, também não vi assim tantas águias, acho que são mais raras por aqui, mesmo em festivais elas não aparecem muitas vezes.

Vou pedir que se conseguires uma classificação fora deste forum, que coloques aqui qual foi a resposta obtida, e como foi possível classificar a ave. Gosto muito de saber sobre estes temas!

Não parecer ser uma cria, o bico não tem aqueles tons amarelados.

Existem canários com a mesmo padrão / cor de plumagem.
Mas a mim parece-me ser um primo afastado do canário, uma ave portuguesa chamada serino "serinus, serinus" ou chamariz:

http://www.avesdeportugal.info/serser.html

Sim, parece ser uma milheirinha (ou chamariz) "Serinus serinus". E sim, parece-me adulto já.

A falta de caudal e a poluição no Rio Tejo estão a levar à ruína da actividade piscatória e a colocar sérios riscos no papel agregador e até socioeconómico do rio. Um grupo de deputados do PSD e do CDS anunciaram que vão apresentar, na Assembleia da República, uma proposta de resolução.
A falta de água e as descargas que sao cada vez mais frequentes, acabam com a fauna e flora ao longo do seu percurso.

A falta de caudal e a poluição no Rio Tejo estão a levar à ruína da actividade piscatória e a colocar sérios riscos no papel agregador e até socioeconómico do rio. Um grupo de deputados do PSD e do CDS anunciaram que vão apresentar, na Assembleia da República, uma proposta de resolução.
A falta de água e as descargas que sao cada vez mais frequentes, acabam com a fauna e flora ao longo do seu percurso.

Os principais culpados estão do lado da fronteira onde me encontro neste momento (Espanha), há muito tempo que os transvases abusivos por parte dos Espanhóis estão a matar o Tejo em Portugal, principalmente o transvase Tejo-Segura, já que deixa o rio quase seco quase por completo a jusante.

Última edição:
e o que vamos fazer mais de metade do rio é espanhol fazem dele o que que querem tal como nos fazemos neste lado o que queremos

Não é bem assim!! O Tejo é um Rio internacional logo há normas e caudais mínimos que têm que ser respeitados, mesmo que eles tenham quase 800km do Tejo do lado deles e nós apenas cerca de 230km. Das duas uma, ou os caudais mínimos não estão a ser respeitados, ou os caudais mínimos estipulados são insuficientes para as necessidades do Rio (biológicas e humanas).

Já há um tópico sobre esta temática no fórum, sugeria à moderação mover estes posts para lá para não se dispersar a informação. ;)

Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic
Os acordos têm clausulas e mais não sei o quê e nos sabemos que os governos tugas são profissionais a fazer borrada, o rio passa por uma das zonas mais secas de espanha e naturalmente eles não estão preocupados connosco, no Verão pouca água o rio recebe dos afluentes tanto do lado de lá como do de cá, pouca água doce chega ao estatuário e o Douro sofre do mesmo

Os acordos têm clausulas e mais não sei o quê e nos sabemos que os governos tugas são profissionais a fazer borrada, o rio passa por uma das zonas mais secas de espanha e naturalmente eles não estão preocupados connosco, no Verão pouca água o rio recebe dos afluentes tanto do lado de lá como do de cá, pouca água doce chega ao estatuário e o Douro sofre do mesmo

Pois, mas isso tem que mudar, estamos a matar o Rio e deixar que os espanhóis o sequem. Essa zona de Espanha muito seca que falas tem milhares de hectares de regadio, regado com águas da bacia do Tejo. Novos acordos têm que ser feitos, e a água tem que chegar para todos e para a natureza.

O Douro não está tão mal, tem uma bacia hidrográfica maior e fica numa área mais chuvosa.

Infelizmente o Homem só descansa quando rebenta com tudo, a cobiça nem tem limites, exemplos não faltam, como o caso do Mar de Aral que já foi o 4º maior lago do mundo hoje está quase seco, devido ao desvio dos seus afluentes.

Última edição: