Biodiversidade

• Thread starter Thread starter psm
  • Data de início Data de início
Certo mas em Portugal Continental, apenas o camariz "Serinus serinus" se verifica. O "serinus canaria" conhecido por canário de terra e parente selvagem do canário só se encontra na Madeira :)

Daí que eu me tenha referido a ambos como espécies nativas da fauna Portuguesa, sem especificar mais.

PS: Também existem canários selvagens nos Açores (e nas ilhas Canárias, claro).

Última edição:
Por acaso fiz zoom mesmo no coração daquelas zonas áridas que frequentemente ressaltam à vista quando vemos imagens de satélite de Espanha e eis o que apareceu:

mj2sqt.png

2wpv5ux.png

23upjlz.png

Trata-se de uma aridez artificial e que na verdade é uma ilusão... Foi também este o cenário que vi quando fui para os Pirinéus de automóvel. Pensava eu que ia ver campos desertificados, mas foi antes campos com agricultura intensiva, o que vi.
Existem efetivamente livros bem antigos que descrevem a destruição de vastas florestas de carvalhos (por exemplo) no interior de Espanha e que com o tempo, as terras foram perdendo a água e a capacidade de se regenerar.
É pena exigir-se tanto de zonas mediterrânicas e com grande stress hídrico. Algumas zonas até já são mais temperadas, mas estão tão esgotadas, que em nada refletem o clima local. Tem sido comum até a captação de água fóssil (que está na retida no solo há centenas ou milhares de anos) e o esgotamento destas reservas. As pessoas deviam perguntar-se mais vezes, onde é que vão buscar a água, porque da chuva já não deve ser certamente.
Por isso concordo com o que é dito acima, relativamente à problemática da utilização indevida de recursos e que é necessária uma avaliação cuidada das condições locais. Não queremos que este problema se expanda a mais partes da Peninsula Ibérica, pois até já o temos também em algumas (poucas) partes de Portugal (mas não plantem pinheiros mansos ou bravos para o resolver, deixem antes a natureza recuperar por si mesma).

PS: Ou que se façam testes com flora local, para ver se é possível dar início a uma sucessão ecológica.

PS2: Acreditem que até o clima local muda com todas estas alterações na cobertura vegetal e nos solos.

Última edição:
«PS2: Acreditem que até o clima local muda com todas estas alterações na cobertura vegetal e dos solos.»

Pude constatar isso em Espanha quando viajei de Tharsis (zona muito desertificada) para a serra de Aracena (com a floresta nativa preservada).

• Gosto
Reactions: MSantos e belem
Os " desertos " criados na Península Ibérica , salvo algumas regiões localizadas onde chove realmente muito pouco , foram " criados " pelo homem .

Ou existe alguma explicação racional para a destruição do coberto vegetal nativo numa zona onde não chove muito ?

Os tranvases feitos no Guadiana e Tejo foram feitos para acrescentar valor econômico as províncias do sul de Espanha e não para suprir necessidades básicas da população . E ainda para mais para a irrigação de culturas maioritariamente desadaptadas ao clima meridional de Espanha .

E foi tudo feito com o beneplácito dos governos portugueses , que não conseguiram bons acordos para o nosso pais .

Se calhar tinham medo que os espanhóis nos invadissem . . .

• Gosto
Reactions: MSantos
Quando passo em zonas em que vejo que a vegetação ribeirinha foi desvastada , sítios secos que mesmo assim derrubaram os poucos bosques que existiam , bosques autoctenes substituídos por eucaliptais ou cidades onde os poucos espaços verdes que existiam foram destruídos , eu penso que acima de tudo estamos na presença de loucos , porque só loucos podem proceder deste modo .

ESPANHA: HOMEM QUE ENVENENOU ESPÉCIES SELVAGENS CONDENADO A DOIS ANOS DE PRISÃO
Um criador de gado da Cantábria, no norte de Espanha, foi considerado culpado no maior caso de envenenamento de fauna selvagem daquela região, tendo sido condenado a dois anos de prisão e ao pagamento de uma coima de mais de €90.000.

http://greensavers.sapo.pt/2015/06/...es-selvagens-condenado-a-dois-anos-de-prisao/
Pode ser que esta sentença sirva de exemplo, para o que fazem aos animais noutros países, como em Portugal, e ainda nao sao assim tao poucos casos, embora desses, poucos sao denunciados ás autoridades competentes. Nada disto trás os animais de volta, e nomeadamente uma das espécies estava em vias de extinção.

Hoje voltei a ver a dita aguia de asa redonda, exactamente no mesmo poste, será o seu local para observar as presas?
Existe uma grande area de mato a volta.
Pena não ter uma maquina de jeito para tirar umas boas fotos.

Vi agora no Aves de Portugal que esta é uma águia comum, facilmente observada ao longo das estradas. Contudo, pessoalmente, e a julgar pela foto anterior, continuo acreditar que se trate de um falcão peregrino, pois a sua cabeça parece-me muito redonda para ser de uma águia. Só uma observação frontal pode estabelecer uma identificação segura, pois revelará os sinais típicos desta espécie.

Eu não consigo fazer o paste do link, mas é só procurar por águia de asa redonda no google e escolher o link do site Aves de Portugal. Há lá fotos, canto, distribuição e principais características, fica bem mais fácil assim.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: jonas_87
Vi agora no Aves de Portugal que esta é uma águia comum, facilmente observada ao longo das estradas. Contudo, pessoalmente, e a julgar pela foto anterior, continuo acreditar que se trate de um falcão peregrino, pois a sua cabeça parece-me muito redonda para ser de uma águia. Só uma observação frontal pode estabelecer uma identificação segura, pois revelará os sinais típicos desta espécie.

Eu não consigo fazer o paste do link, mas é só procurar por águia de asa redonda no google e escolher o link do site Aves de Portugal. Há lá fotos, canto, distribuição e principais características, fica bem mais fácil assim.

Sim é uma aguia comum, como tinha adiantado o @Garcia , e olhando bem para a foto é mesmo uma águia de asa redonda.
Está aqui uma excelente foto da referida especie, aquela que eu vi era exactamente como esta.

rY0Tr4N.png

http://artededebicar.blogspot.pt/2012/09/aguia-de-asa-redonda_21.html

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Garcia e Névoa
Sim é uma aguia comum, como tinha adiantado o @Garcia , e olhando bem para a foto é mesmo uma águia de asa redonda.
Está aqui uma excelente foto da referida especie, aquela que eu vi era exactamente como esta.

rY0Tr4N.png

http://artededebicar.blogspot.pt/2012/09/aguia-de-asa-redonda_21.html

Era grande então, suponho? O falcão peregrino não é grande. Acho que a águia tem a cabeça chata para alcançar o interior de tocas e frestras estreitas de rochas onde podem estar animais pequeninos, enquanto que o falcão deve atacar mais no solo e ar. O falcão tem um olhar dócil, já agora :)

Agora, da próxima tenta ver a meia-lua no peito, e aproveita para tirar mais fotos para vermos também :) Tenho saudades de ver destes bichinhos!

• Gosto
Reactions: jonas_87
A praga do jacinto-de-água ameaça o Alqueva pelo segundo ano consecutivo
Em Espanha recolhem-se por dia cerca de uma centena de toneladas da planta infestante e no troço do Guadiana, em território português, há várias semanas que estão a ser removidos fragmentos.
A ameaça de um desastre ambiental na albufeira de Alqueva pode transformar-se numa realidade a todo o momento. As altas temperaturas que se registam no sudoeste Península Ibérica (de madrugada chegam a atingir-se os 30 graus centígrados na região da Extremadura) criaram as condições propícias ao alastramento massivo do jacinto-de-água (Eichhornia crassipes), uma ameaça à vida deste imenso lago.

http://www.publico.pt/local/noticia...praga-do-jacintodeagua-ameaca-alqueva-1698411

Era grande então, suponho? O falcão peregrino não é grande. Acho que a águia tem a cabeça chata para alcançar o interior de tocas e frestras estreitas de rochas onde podem estar animais pequeninos, enquanto que o falcão deve atacar mais no solo e ar. O falcão tem um olhar dócil, já agora :)

Agora, da próxima tenta ver a meia-lua no peito, e aproveita para tirar mais fotos para vermos também :) Tenho saudades de ver destes bichinhos!

Aqui na minha localidade é frequente ver águias, já cheguei a ver umas 3 ou 4 todas juntas, devia de ser dois casais, ainda esta semana vi aqui uma estava aqui no meu terreno, a uns 50 metros de casa. Devido ao abandono de muitos terrenos, que elas devem de estar a criar muito bem, porque á uns anos atrás era muito raro, avistá-las por aqui. Tenho uma história interessante com uma águias que se passou á uns 2 anos, aqui as uns 20 metros de casa, eu ia ver umas árvores e debaixo delas estava uma águia a começar a comer um coelho, eu nao a via, porque se a tivesse avistado ao longe, nao ia lá interferir com ela, assim ela depois ao ver-me acabou por fugir, e deixou o coelho para trás. Mas depois eu como ela nunca mais veio buscar o coelho, eu levei-lho para um terreno próximo, e deixei-o como se ele tivesse vivo, encostado a umas pedras, e ele no outro dia já nao estava lá, possivelmente teria sido a águia que o levou.

• Gosto
Reactions: Névoa
Aqui na minha localidade é frequente ver águias, já cheguei a ver umas 3 ou 4 todas juntas, devia de ser dois casais, ainda esta semana vi aqui uma estava aqui no meu terreno, a uns 50 metros de casa. Devido ao abandono de muitos terrenos, que elas devem de estar a criar muito bem, porque á uns anos atrás era muito raro, avistá-las por aqui. Tenho uma história interessante com uma águias que se passou á uns 2 anos, aqui as uns 20 metros de casa, eu ia ver umas árvores e debaixo delas estava uma águia a começar a comer um coelho, eu nao a via, porque se a tivesse avistado ao longe, nao ia lá interferir com ela, assim ela depois ao ver-me acabou por fugir, e deixou o coelho para trás. Mas depois eu como ela nunca mais veio buscar o coelho, eu levei-lho para um terreno próximo, e deixei-o como se ele tivesse vivo, encostado a umas pedras, e ele no outro dia já nao estava lá, possivelmente teria sido a águia que o levou.

Interessante a história, mas coitadinho do coelhinho! Mas agiste bem, era também o que eu faria nesta situação, a natureza é mesmo assim.

Eu talvez só tenha avistado destas aves na natureza quando era criança e passava as férias numa cidade do litoral, lá havia falcões, mesmo sendo um centro urbano, e também imensos urubús. Também vi uma coruja bem grandinha que construiu um ninho no campus universitário, mas actualmente só vejo destas aves em zoos e dos criadores que as levam para feiras e festivais. Nas feiras, já vi até urubus treinados, mas não me lembro de águias, é curioso.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Pedro1993