Biodiversidade

• Thread starter Thread starter psm
  • Data de início Data de início
[QUONevoae, post: 494369, member: 5985"]Era grande então, suponho? O falcão peregrino não é grande. Acho que a águia tem a cabeça chata para alcançar o interior de tocas e frestras estreitas de rochas onde podem estar animais pequeninos, enquanto que o falcão deve atacar mais no solo e ar. O falcão tem um olhar dócil, já agora :)

Agora, da próxima tenta ver a meia-lua no peito, e aproveita para tirar mais fotos para vermos também :) Tenho saudades de ver destes bichinhos![/QUOTE]

Esta aguia e das mais pequenas , e pouco maior que um milhafre real , e e das mais comuns em Portugal .

Mas grande grande e uma aguia real , vi uma vez uma a muitos anos atras e foi fantastico , sao enormes .

Aqui na minha zona ha muitas aguias e tenho tambem visto noutras , felizmente estao em franca recuperacao no nosso pais .

• Gosto
Reactions: Névoa e jonas_87
  • Gosto
Reactions: Névoa
[QUONevoae, post: 494369, member: 5985"]Era grande então, suponho? O falcão peregrino não é grande. Acho que a águia tem a cabeça chata para alcançar o interior de tocas e frestras estreitas de rochas onde podem estar animais pequeninos, enquanto que o falcão deve atacar mais no solo e ar. O falcão tem um olhar dócil, já agora :)

Agora, da próxima tenta ver a meia-lua no peito, e aproveita para tirar mais fotos para vermos também :) Tenho saudades de ver destes bichinhos!

Esta aguia e das mais pequenas , e pouco maior que um milhafre real , e e das mais comuns em Portugal .

Mas grande grande e uma aguia real , vi uma vez uma a muitos anos atras e foi fantastico , sao enormes .

Aqui na minha zona ha muitas aguias e tenho tambem visto noutras , felizmente estao em franca recuperacao no nosso pais .[/QUOTE]

É águia ou milhafre? Alguns dizem ser milhafre, outros águia. O que é certo é que aqui na minha zona existem duas sub espécies endémicas desta espécie de águia. A localmente conhecida como "queimado" ou águia de asa redonda, e o milhafre real que nos Açores só existe na ilha de São Miguel

http://www.azoresbioportal.angra.ua...isar=Milhafre&start=1&end=40&sstr=9&id=V00204

http://www.azoresbioportal.angra.ua...isar=Milhafre&start=1&end=40&sstr=9&id=V00004

Acho que consegui perceber a origem da confusão: nem águias nem milhafres são Falconiformes, mas sim Accipitriformes. Eu sabia que a classificação tinha sido alterada para os milhafres, mas ignorava que também as águias já não fossem Falconiformes. Mas ok, faz sentido. Assim, esta águia em particular também é conhecida por milhafre em algumas regiões, sem grandes problemas em termos de classificação.

Não consigo colar hiperligaçőes, mas procurem Buteo buteo na wiki.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic
Bom dia. Talvez seja uma forma esquisita de começar a manhã, mas que raio de inseto é este com antenas gigantes (que nem sei para que servem). Algum besouro não?
rzWo3sp.jpg

sj62xni.jpg

i1xuBQA.jpg

mas que raio de inseto é este com antenas gigantes (que nem sei para que servem)

Boas fotos! Mas preciso de saber qual a dimensão para identificar a espécie. É no entanto seguramente da família das Tettigoniidae, característico as antenas descomunais e a forma da cabeça. As dimensões das várias espécies variam entre os 5mm e os 130mm. São aparentados com os grilos e cigarras.
Chamamos-lhes Esperanças, em Inglês são as Katydid. O artigo em inglês está muito mais completo.
Se pousar em nós é sinal de boa sorte, segundo uma crença popular :)

Aqui está um exemplo de Esperança das espécies mais pequenas, nesta foto percebe-se como é dminuta, imagens que obtive em 2007 em flores de jardim.

• Gosto
Reactions: Mr. Neves
Boas fotos! Mas preciso de saber qual a dimensão para identificar a espécie. É no entanto seguramente da família das Tettigoniidae, característico as antenas descomunais e a forma da cabeça. As dimensões das várias espécies variam entre os 5mm e os 130mm. São aparentados com os grilos e cigarras.
Chamamos-lhes Esperanças, em Inglês são as Katydid. O artigo em inglês está muito mais completo.
Se pousar em nós é sinal de boa sorte, segundo uma crença popular :)

Aqui está um exemplo de Esperança das espécies mais pequenas, nesta foto percebe-se como é dminuta, imagens que obtive em 2007 em flores de jardim.

Eu dimensões não tenho, a foto foi tirada à distância e o bichinho estava por cima de uma caleira. De qualquer forma obrigado pela opinião:thumbsup:

• Gosto
Os ministérios da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, da Agricultura e do Mar e da Administração Interna assinam hoje um protocolo de cooperação que visa colocar, mais uma vez, desempregados a vigiar e a proteger as florestas.
http://sicnoticias.sapo.pt/pais/201...ra-colocar-desempregados-a-proteger-florestas

Será que têm ajudas de custo (deslocamentos, transportes, alojamentos, alimentação) e seguro de acidentes? Porque as florestas não estão propriamente ali onde as pessoas moram nem costuma haver restaurantes e outras comodidades espalhadas pelas áreas florestadas. Vão montar postos de vigia em condições com permanência dos vigilantes 24 horas? Ou vão pô-los a passear pelas florestas com farnel e recolhem-nos à noite? Sinceramente duvido, ano de eleições, está visto... :facepalm:

• Gosto
Reactions: Pedro1993
Será que têm ajudas de custo (deslocamentos, transportes, alojamentos, alimentação) e seguro de acidentes? Porque as florestas não estão propriamente ali onde as pessoas moram nem costuma haver restaurantes e outras comodidades espalhadas pelas áreas florestadas. Vão montar postos de vigia em condições com permanência dos vigilantes 24 horas? Ou vão pô-los a passear pelas florestas com farnel e recolhem-nos à noite? Sinceramente duvido, ano de eleições, está visto... :facepalm:
A verdade é que já acontece mas com voluntários, não vejo mal nenhum em colocar os desempregados ao serviço do país

A verdade é que já acontece mas com voluntários, não vejo mal nenhum em colocar os desempregados ao serviço do país

É, até certo ponto, uma medida populista. Tecnicamente deixam de estar desempregados (as pessoas descontaram para o subsídio, supostamente é um direito; o Estado com essa medida faz dos desempregados mais um funcionário público - será que saem das estatísticas?). É também uma forma de cortar custos (as pessoas são obrigadas a realizar uma tarefa tendo como pagamento o dinheiro que descontaram para a sua rede social/as pessoas são forçadas a trabalhar para terem aquilo que descontaram). Não vai contribuir em nada para o currículo deles. Duvido que "caminhar pela floresta" seja um atributo que os empregadores procurem.

Quanto aos seguros, supostamente deve estar tudo assegurado.

Última edição:
  • Gosto
Ainda voltando às aves de rapina...
Das aves que o meu primo tem (ainda são algumas), a minha preferida é este Bufo Real.. ;) até festas lhe podemos dar que o gajo só brinca com o bico.. :lol:

10649900_816427021711456_4488096214448065474_n.jpg

e a que mais me "aterroriza" é esta Aguia Harris.. quando se pega nela mesmo com a luva, mete respeito.. :hehe:

10712501_816427035044788_1396732969329898537_o.jpg

Fotos tiradas durante o Festival da Água 2014 no Parque Natural de Fonte Lima, Freguesia Santa Bárbara (Lourinhã)...

Convido-vos a ver o resto das fotos... https://www.facebook.com/media/set/?set=a.816426991711459.1073741835.705445376142955&type=3

Os bons exemplos de desempregados a vigiar florestas

• Gosto