Corpo de baleia com cerca de 18 metros dá à costa em praia de Alcobaça
São imagens fora do comum na costa portuguesa. O animal estaria doente e acabou por dar à costa esta segunda-feira, já morto.
O corpo de uma baleia com cerca de 18 metros de comprimento deu esta segunda-feira à costa na praia do Vale Furado, no concelho de Alcobaça, informou fonte da Capitania da Nazaré à agência Lusa.
De acordo com o comandante da Capitania do Porto da Nazaré, Paulo Agostinho, o animal estava muito magro.
"Segundo indicações da bióloga do Cram-Q - Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios, Figueira da Foz, o animal estaria doente e acabou por dar à costa hoje [segunda-feira] à tarde", já morto, adiantou Paulo Agostinho.
O responsável informou que a Polícia Marítima, com a Proteção Civil local, esteve na praia do Vale Furado, no distrito de Leiria, a acompanhar os trabalhos dos biólogos do Cram-Q que "recolheram amostras para análises".
"Trata-se de uma baleia de espécie comum, com cerca de 18 metros de comprimento e com um peso entre 10 e 15 toneladas", acrescentou.
Paulo Agostinho informou também que os trabalhos de remoção deverão iniciar-se na terça-feira de manhã: "É uma remoção com grau de dificuldade máximo, uma vez que não há acesso ao local nem por terra nem por mar."
O animal terá, por isso, de ser "cortado", pois a praia é "circunscrita por rochas, inclusive no espelho de água", "sem acesso sequer a qualquer veículo de emergência".
A 10 de Novembro, uma tartaruga gigante também deu à costa, a sul da praia São Pedro de Moel, no concelho da Marinha Grande, no mesmo distrito.
http://rr.sapo.pt/noticia/40268/cor..._de_18_metros_da_a_costa_em_praia_de_alcobaca