Previsões segundo os Modelos - Agosto 2006

• Thread starter Thread starter Minho
  • Data de início Data de início
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Eu a partir de domingo vejo calor só calor até ao final do mes!!:sad: depois sim a descida pode ser importante:cold: chuva é que está escasso:( talvez lá para os dias 5/6/7!!!:unsure:

De facto, não existem grandes novidades nos modelos atmosféricos a curto prazo, todos indicam a continuação de tempo seco até final do mês, com predominância de ventos do quadrante norte, transitando para leste em minícios da próxima semana. Enfim, aguardemos por melhores dias! :lol:

De facto, não existem grandes novidades nos modelos atmosféricos a curto prazo, todos indicam a continuação de tempo seco até final do mês, com predominância de ventos do quadrante norte, transitando para leste em minícios da próxima semana. Enfim, aguardemos por melhores dias! :lol:

Mas atenção que as temperaturas para o Norte não serão muito quentes para a epoca, raramente ultrapassarão os 30º na faixa litoral.:thumbsup: Agora o mês de Setembro é que promete e muito a avaliar pelo seu inicio.

Esta saida das 18h aponta para o desaparecimento quase por completo do "calor" que vinham apontado para o final do mês, pelo menos para a zona norte.

Os modelos seguem o bom caminho para um bom mês de Setembro.:D

Esta saida das 18h aponta para o desaparecimento quase por completo do "calor" que vinham apontado para o final do mês, pelo menos para a zona norte.

Os modelos seguem o bom caminho para um bom mês de Setembro.:D

Os modelos estão na sua fase mais confusa, visto que nesta transição para o equinócio, as oscilações das variáveis não são tomadas em conta, visto que os modelos não passam de algoritmos de informação das mesmas no passado. Ainda há que salientar o facto de que a fiabilidade dos modelos (mais presente no Verão), neste momento começa a ficar a curta distância, não valendo a pena olhar para eles a +120h, prazo que se irá encurtando à medida que avançamos para o Outono e além disso não passa de uma máquina:D

A situação ao nível de modelos que mais atenção presto é aos ensembles, visto que são uma correlação de diferente informação de ene de membros, como aqui apresento e a partir da segunda semana mostram alguma mudança;)
TB é bom ver tanta oscilação:D
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Porto_ens.png
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Lissabon_ens.png

Bom dia,

Seringador gostaria de saber o que quer dizer cada uma das linhas que estão representadas no ensemble para perceber melhor o mesmo.
Obrigado,
Abraços:thumbsup:

Modelos desastrosos só calor até ao final do mes pelo menos no centro e sul e chuva continuo a achar que só lá para os dia 5 em diante:unsure: que venha Setembro e que nos traga boas novas se não começo a temer mais um ano de seca:sad:
PS:estou farto do verão parece que cada vez é mais longo é quase interminável:( foi só um desabafo.:p

Modelos desastrosos só calor até ao final do mes pelo menos no centro e sul e chuva continuo a achar que só lá para os dia 5 em diante:unsure: que venha Setembro e que nos traga boas novas se não começo a temer mais um ano de seca:sad:
PS:estou farto do verão parece que cada vez é mais longo é quase interminável:( foi só um desabafo.:p

Há que ser justos, no mês de Fevereiro, que corresponde a Agosto no inverno, também ninguém fica á espera que faça calor no final do mês. Agosto é um mês quente e seco por excelência e está quase a acabar! :thumbsup:

Eu só espero o final do calor para finais de Setembro.

PS: também já estou um pouco farto do verão principalmente porque as férias também já acabaram, que é das poucas coisas boas desta estação :hehe:

Bom dia,

Seringador gostaria de saber o que quer dizer cada uma das linhas que estão representadas no ensemble para perceber melhor o mesmo.
Obrigado,
Abraços:thumbsup:

Aqui tens uma boa explicação http://homepage.ntlworld.com/booty.weather/metinfo/models/images/ENS_diagram.htm

Só acresecentar que as linhas que não são vermelhas, brancas ou azuis, são previsões variando os parâmetros iniciais ligeiramente. Quanto menos se dispersarem ao longo do tempo mais possibilidades há que a previsão esteja correcta.

Alguns dos amigos sabe se existe alguma maneira de pesquisar um ensemble através das coordenadas?:)
Isto porque através do wetterzentrale só se consegue analizar os meteogramas de Lisboa e do Porto.
Obrigado,

Grande abraço,:D

Obrigado Minho,;)
Portanto as linhas que fazem a previsão mais correcta são as brancas e azuis,correcto?

Abraço:)

Boas Pedro,

Pelo que eu sei, que é pouco, osensembles são modelos que agregam outros modelos, numa correlção total de 12, sendo que a linha vermalha é a média, a Azul é um saída de controlo (eventualmente ponderada com alguns coeficientes de variação) e a branca que é o produto final total do encontro de saída de dados cada membro. Contudo existem membros com tendência mais quente(caso dos laranjas e vermelhos) e membro tendencialmente mais frios ( azuis, e verde), por isso é que essa linha azul é um control dessa tendência.
Não sei se me fiz entender

è muito importante na minha opinião verificar o comportamento desse que tendencialmente são mais frios e estão por exemplo, numa run a sair quentes e vice-versa, por vezes eles apanham bem uma tendência, embora todos os outros estjam a prever o contrário;)

Só é pena que não consigo descobrir em que sitio do site se analisa os ensembles.
Se alguem me poder ajudar agradecia.
Abraço:)