Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2006

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Eu penso que a frente vá entrar desde a zona da grande Lisboa para sul com especial incidência no litoral alentejano e no Algarve uma parta da frente deverá tbm subir até à zona centro.só não entendo como é que as cotas de neve tão tão altas (900m)só encontro uma explicação era as temperaturas subirem com a frente porque neste momento temos muito frio e a continuar assim não vejo porque não por as cotas em 600-700m.mas isto é só a minha humilde opinião :lol:

Perder a esperança em fins de Fevereiro?!? Ainda vamos ter muita conversa para encher aqui o forum! O mês de Março não é quente, pelo menos no Norte :)

miguel disse:
Eu penso que a frente vá entrar desde a zona da grande Lisboa para sul com especial incidência no litoral alentejano e no Algarve uma parta da frente deverá tbm subir até à zona centro.só não entendo como é que as cotas de neve tão tão altas (900m)só encontro uma explicação era as temperaturas subirem com a frente porque neste momento temos muito frio e a continuar assim não vejo porque não por as cotas em 600-700m.mas isto é só a minha humilde opinião :lol:
eu penso k aki o ponto mais importante da questao e onde a frente ira entrar pois kuanto a cota de neve nao tenho duvida k se situa entre os 400/500m neste momento tenho -1ºc e a tarde cairam os flocos de neve k uma simpatica nuvem deixou por ca com 4.2ºc ou seja existe muito ar frio nas camadas altas da atmosfera

spiritmind disse:
eu penso k aki o ponto mais importante da questao e onde a frente ira entrar pois kuanto a cota de neve nao tenho duvida k se situa entre os 400/500m neste momento tenho -1ºc e a tarde cairam os flocos de neve k uma simpatica nuvem deixou por ca com 4.2ºc ou seja existe muito ar frio nas camadas altas da atmosfera

Engraçado, no ano passado em inicios de Março também me aconteceu uma coisa parecida, estava sol e uns 5ºC, de repente passa uma nuvem e larga durante 1 ou 2 minutos uns flocos de neve. Fiquei bastante surpreso :shocking:

miguel disse:
Estou de acordo contigo se a frente atingir Portugal bem no centro as cotas de neve deveriam ser mais baixas porque com o frio que temos agora não sei não, a não ser que tal como temias a temperatura possa vir a subir
Já agora alguém me diz se é uma frente quente ou fria ou se eu estou a dizer disparates e se isso tem importancia?

miguel disse:

Com uma isotérmica de -25 a 500hPa e -2 /-1ºC a 850hPa a cota deve andar pelos 800-900m. Essas são as previsões do GFS para as 06 h de amanhã, no sul do país. Mais para norte há mais frio em altitude, mas não deve haver precipitação.

joaocpais disse:
Estou de acordo contigo se a frente atingir Portugal bem no centro as cotas de neve deveriam ser mais baixas porque com o frio que temos agora não sei não, a não ser que tal como temias a temperatura possa vir a subir
Já agora alguém me diz se é uma frente quente ou fria ou se eu estou a dizer disparates e se isso tem importancia?
e uma frente fria, vou fikar impanciente a espera da proxima foto do meteosat :confused:

spiritmind disse:

Isso é uma óptima noticia então ate pode nevar com uma amplitude térmica mais elevada tipo como no dia 29 de Janeiro em que vi nevar aqui com 2ºC.eu só estou curioso de saber o que vai fazer a temperatura na altura que entrarem as nuvens mais compactas.

joaocpais disse:

É um sistema completo :D A depressão, a frente quente, frente fria e mesmo uma frente oclusa a norte da depressão.

Última edição: