Obrigado
@jonas_87 , não tinha conhecimento do estudo , muito interessante mesmo como o Jorge referiu
Contudo não acredito que seja muito mais forte a nível de inversão que o Alambre, mas agora fiquei curioso
Eu conheço bem a zona ribeira da Ajuda, dado que a família da minha mulher em tempos teve uma quintinha na localidade de Casal da Ribeira , mais propriamente no Pomarinho, onde a mesma corre bem em Invernos rigorosos, coisa que ultimamente não temos tido! A ribeira da Ajuda é muito extensa, é a mãe de quase todas as ribeiras da Arrábida, dado que praticamente todas lá vão desaguar , inclusive uma que conheces bem, a de Alcube, e a do Alambre, onde fiz os registos esta manhã, a da Ajuda termina (desagua) na Comenda.
Quanto ao nevoeiro de irradiação , as minhas últimas fotos comprovam isso mesmo, aqueles cinco vales ( Comenda, Aldeia grande, Rasca, Alambre e Picheleiros ) são muito potentes , em dias de hoje com muito sol, amanhã è quase garantido o forte nevoeiro
Fiz um pequeno esquema, para quem não conhece muito bem a zona, onde a azul representa as ribeiras que mencionei , agora já só falta deixar um sensor ali perto deste local, hoje voltei a deixar no Alambre para registar a mínima, dado que a noite promente
Local onde o deixarei quando tiver tempo , e coincidir num dia favorável a inversão forte.
Esquema que tinha referido em cima.
Foto tirada da Serra da Achada ( Sesimbra), que ilustra bem o dito nevoeiro.
Fog in Arrábida Natural Park by
Ricardo Carvalho, no Flickr
Só uma nota final, de salientar que a zona que o
@Jorge_scp referiu (Maçã, Calharis até aos Casais da Serra ainda não teve uma inversão forte este Outono/Inverno, hoje por exemplo registei mais quase
6ºc quando passei por lá, do que no Alambre, em relação à publicação do
@criz0r , acredita que a vertente Sul e Oeste da Serra de São Luís é muito mais forte que o Vale de Barris que mostras na foto amigo, é daqueles sítios que engana bem