Seguimento - Abril 2007

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Boas Noites a todos!

Por cá:

Céu nublado
Temperatura: 15.4ºC
Humidade: 63%
Pressão: 1012 Hpa...

Chaves (19 horas):

Aguaceiros/Trovoada
Temperatura: 18.7ºC
Humidade: 62%
Pressão:1014.4 Hpa

14ºC e está novamente a chover, desta vez sem trovoada.

Os fenómenos climatéricos e a sua relação com a comunicação social - Os últimos dias ficaram marcados por fenómenos meteorológicos que, pela sua frequência bastante rara, mereceram especial destaque de cobertura noticiosa – a queda de saraiva e granizo nos arredores de Sintra e em Oliveira do Bairro. Ora acontece que não se pode pensar que tais fenómenos estejam a aumentar ou que sejam mais frequentes; o que ocorre, isso sim, é uma maior cobertura informativa dos fenómenos que ocorrem em termos espaciais.
Desengane-se quem pense que estes fenómenos, tão localizados e que afectaram tão minúsculas parte do território do continente, sejam o significado de evolução do clima de Portugal; as alterações climáticas são fenómenos que ocorrem em larga escala e em intervalos de tempo de séculos ou milhares de anos.
Pegar nestes dois exemplos e querer com elas apontar alterações climáticas como se ouviram falar hoje na SIC só tem validade para uma coisa: passagem de um atestado de mediocridade ao próprio que produziu tais declarações.

DADOS DE HOJE EM ESTREMOZ: Temperatura mínima na passada madrugada - 13,1 ºC (06h39); Temperatura máxima - 19,7 ºC (12h22); Temperatura actual - 13,0 ºC; Pressão atmosférica - 1018 hPa. Dia com céu nublado, vento fraco e chuviscos irregulares ao longo do dia.

Boa noite a todos! Depois de um dia de bastante sol por cá, com a máxima na minha estação a chegar aos 27,6º e a minima a descer até aos 12,1º. Estou agora com céu muito nublado a tornar-se encoberto aos poucos e uma temperatura de 17,1º e 85% de humidade

Temperatura bem alta para os Açores 27,6º. Eu aqui mais a Sul talvez tenha chegado de máx este ano a 25º, não mais...

Gerofil :

faço das tuas as minhas palavras .
De facto , e já ando nisto há algum tempo :D , o que agora se passa é que tudo é muito mais "mediatizado" .
No "meu tempo" :D raramente os "media" se preocupavam em relatar notícias de fenómenos meteorológicos , mas que os havia , havia , e eu tenho documentos e observações que o provam . Só falavam se morresse alguém ...
Sempre houve , e há-de haver , fenómenos extremos , simplesmente agora , qualquer coisa que aconteça é logo consequência do aquecimento global , etc. , etc. , etc. .
Temos que ver estas coisas como fenómenos normais , raros é certo , mas normais . Sempre existiram e sempre existirão .
A mudança climática global é outra coisa . Não confundam .

Cumprimentos ;)

Os fenómenos climatéricos e a sua relação com a comunicação social - Os últimos dias ficaram marcados por fenómenos meteorológicos que, pela sua frequência bastante rara, mereceram especial destaque de cobertura noticiosa – a queda de saraiva e granizo nos arredores de Sintra e em Oliveira do Bairro. Ora acontece que não se pode pensar que tais fenómenos estejam a aumentar ou que sejam mais frequentes; o que ocorre, isso sim, é uma maior cobertura informativa dos fenómenos que ocorrem em termos espaciais.
Desengane-se quem pense que estes fenómenos, tão localizados e que afectaram tão minúsculas parte do território do continente, sejam o significado de evolução do clima de Portugal; as alterações climáticas são fenómenos que ocorrem em larga escala e em intervalos de tempo de séculos ou milhares de anos.
Pegar nestes dois exemplos e querer com elas apontar alterações climáticas como se ouviram falar hoje na SIC só tem validade para uma coisa: passagem de um atestado de mediocridade ao próprio que produziu tais declarações.

DADOS DE HOJE EM ESTREMOZ: Temperatura mínima na passada madrugada - 13,1 ºC (06h39); Temperatura máxima - 19,7 ºC (12h22); Temperatura actual - 13,0 ºC; Pressão atmosférica - 1018 hPa. Dia com céu nublado, vento fraco e chuviscos irregulares ao longo do dia.

É mais um exemplo do alarmismo dos jornalistas. Por vezes as trovoadas podem ser muito violentas, mas sempre foi assim.

Pois Gerofil, eu também me inclino para a mediocridade alimentada pela memória curta. Se caem uns flocos de neve em Lisboa, é uma mudança climática, como se há 50 ou 60 anos atrás não tivesse até nevado muito mais.

Se ocorre um pequeno tornado é mudança climática, como se todos os anos não ocorressem pelo menos 2 ou 3, testemunhados ou não.

Imaginam o que diria a comunicação social sobre mudanças climáticas se ocorresse hoje um tornado como o de 1954 em Castelo Branco, que foi realmente devastador, com 4 mortos e centenas de feridos ? Seria o apocalipse climático no horário nobre na nossa televisão.

--------------

18.2 °C
Humidade 72%
Pressão 1014.5 hPa

Bons dias malta...

Na minha opiniao concordando com o gerofil, as tempestades localizadas que podem ser extremas ou nao sempre houveram...e nao é de ontem nem de hoje!! com a cobertura informativa, e a nossa dedicaçao faz com que estejamos mais atentos a este tipo de fenomenos...e depoix da disponibilidade que temos em prever este tipo de situaçoes via internet ou outros meios faz com que estejamos mais impressionados com o nº de eventos extremos realizados em Portugal Continental!!

Tornados, Granizo, Trovoadas violentas sempre houveram neste pequeno e grande Pais!! Como um pais tao pequeno tem uma diversidade climatica tao grande!!

Eu estudo á muitos anos este tipo de eventos, poix sao os que me fascinam mais, e verifico que existem anos mais fortes que outros, agora dai a alteraçoes significativas do clima ... nao!! mas que se nota um acrescimo á furtividade deste tipo de eventos é verdade!!

Como caso de Castelo Branco, houveram muitos mais nao reportados devido á distancia da informaçao na altura... Como em Vila Real Sto Antonio á 24 anos atras sencivelmente em que as pessoas relatam mas nao ha dados oficiais!! e assim em todo o Pais...

Mas como nos FreeLancers do meio meteorologico é absorver o maximo de ocorrencias dos fenomenos localizados e tentar prever onde, como e a zona do pais mais propicia!!entre outros factores...

A minha mudança da Amadora para Vila Real Sto Antonio tambem foi devido á selvageria desta terra nesses tipos de fenomenos em que ja registei:

Tornados: 1

Tromba d'agua: 2

Funnel Cloud: 1

Trovoadas severas: 3

Nao severas: Muitas...:p nao sei ao certo!!teria de ver os dados em casa!!

Por isso Alteraçoes climaticas...nao, maior informaçao disponivel: sim!!