Bons dias malta...
Na minha opiniao concordando com o gerofil, as tempestades localizadas que podem ser extremas ou nao sempre houveram...e nao é de ontem nem de hoje!! com a cobertura informativa, e a nossa dedicaçao faz com que estejamos mais atentos a este tipo de fenomenos...e depoix da disponibilidade que temos em prever este tipo de situaçoes via internet ou outros meios faz com que estejamos mais impressionados com o nº de eventos extremos realizados em Portugal Continental!!
Tornados, Granizo, Trovoadas violentas sempre houveram neste pequeno e grande Pais!! Como um pais tao pequeno tem uma diversidade climatica tao grande!!
Eu estudo á muitos anos este tipo de eventos, poix sao os que me fascinam mais, e verifico que existem anos mais fortes que outros, agora dai a alteraçoes significativas do clima ... nao!! mas que se nota um acrescimo á furtividade deste tipo de eventos é verdade!!
Como caso de Castelo Branco, houveram muitos mais nao reportados devido á distancia da informaçao na altura... Como em Vila Real Sto Antonio á 24 anos atras sencivelmente em que as pessoas relatam mas nao ha dados oficiais!! e assim em todo o Pais...
Mas como nos FreeLancers do meio meteorologico é absorver o maximo de ocorrencias dos fenomenos localizados e tentar prever onde, como e a zona do pais mais propicia!!entre outros factores...
A minha mudança da Amadora para Vila Real Sto Antonio tambem foi devido á selvageria desta terra nesses tipos de fenomenos em que ja registei:
Tornados: 1
Tromba d'agua: 2
Funnel Cloud: 1
Trovoadas severas: 3
Nao severas: Muitas...
nao sei ao certo!!teria de ver os dados em casa!!
Por isso Alteraçoes climaticas...nao, maior informaçao disponivel: sim!!