Dan
Moderação
Temperatura bem alta para os Açores 27,6º. Eu aqui mais a Sul talvez tenha chegado de máx este ano a 25º, não mais...
Talvez essa temperatura que indiquei tivesse um pouco exagerada. Hoje reparei que o meu sensor tinha apanhado um pouco de sol. Já tratei disso. Mas tanto ontem como hoje aqui onde vivo tem feito calor!! Tem um micro clima nesta zona. A máxima hoje não passou dos 23,9º e aparentemente hoje esteve mais abafado que ontem.
É bem possível que tenha sido isso.. estranhei essa temp. porque não é muito comum nesta época do ano os Açores terem temperaturas tão altas... raramente ultrapassam as daqui..
Quto a micro-climas a Madeira tem vários... O lado sul mais quente e seco, como nos concelhos do Funchal e Ponta do Sol e os mais frios de Santana e São Vicente. No mesmo dia não é invulgar aparecer diferenças térmicas de 5 até 10ºc entre o Sul e o Norte da ilha...
Aqui embora não tenha conhecimento de estudos relativos a microclimas, tenho a certeza absoluta que os há. Isso sente-se no dia a dia. Para além das diferenças de temperatura relativo á altitude. Também por aqui na costa norte da ilha é mais frio que a costa sul. A zona das Furnas é mais chuvosa e humida do que a zona de Ponta Delgada ao Lagoa. No Nordeste a temperatura tem maior amplitude termica durante o dia do que em Ponta Delgada. Mesmo aqui onde vivo na Vila da Lagoa em que a minha casa fica a 9 km da cidade a diferença climática nota-se. Em Ponta Delgada é mais fria e ventosa do que aqui. Pelo menos noto isso
Só por curiosidade qual o ponto mais alto em metros de São Miguel, talvez até 1000 metros? Por cá a cordilheira central é dicisiva para estes micro-climas, com uma altura média de 1500 metros, a chuva e a humidade orográfica no norte aliada com os ventos alísios é constante... só para terem ideia deste facto: A floresta Laurissilva que fica a Norte da Madeira, chove lá em 170 dias por ano, com precipitações de 3000mm anuais em alguns locais; e com 232 dias de nevoeiro. (dados de vários estudos publicados que tive acesso).
A temperatura actual por aqui está nos 14.5ºC